Circuito Bom Gourmet de Inverno
Conheça o campeão de vendas e o melhor avaliado pelos clientes do Circuito Bom Gourmet de Inverno

Cosmotelinha foi o prato mais vendido do restaurante Mundo da Lua. Foto: Divulgação.
Participar de um evento gastronômico como o Circuito Bom Gourmet de Inverno, cuja segunda edição terminou no dia 3 de agosto, envolve mais do que simplesmente se inscrever. É preciso definir o cardápio, garantir insumos, orientar e treinar a equipe, estabelecer estratégia própria de divulgação e, claro, preparar os pratos e atender os clientes da melhor forma possível.
São semanas intensas de trabalho — mas que trazem retorno. Nesta edição do evento, por exemplo, que durou seis semanas entre junho e agosto e contou com a participação de 156 estabelecimentos de Curitiba e região. Além disso, o período foi de fortalecer a relação com os clientes fiéis, estabelecer conexão com novos consumidores e testar ideias e pratos para definir inovações no cardápio.
No caso de dois estabelecimentos — Mundo da Lua e RM Cine Pizza — a recompensa será ainda maior. É que eles foram os ganhadores de duas campanhas de incentivo, dois desafios, com premiação voltada aos estabelecimentos participantes. O restaurante Mundo da Lua, situado em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, foi o campeão de vendas da edição, enquanto a RM Cine Pizza foi a casa com melhor avaliação entre os clientes, com Nota 10.
Conheça um pouco mais sobre cada um deles!
Campeão de Vendas: Mundo da Lua
4.170 itens. Foi esse o número que garantiu ao restaurante Mundo da Lua o status de Campeão de Vendas do 2º Circuito Bom Gourmet de Inverno — o primeiro evento promovido pelo Bom Gourmet de que a casa participa. O item mais vendido foi a Cosmotelinha, uma costelinha de porco ao molho barbecue acompanhada de batata frita ou massa à escolha — uma receita que estava sendo testada para entrar no cardápio do restaurante e, com aproximadamente 1.500 unidades vendidas, conquistou espaço no menu definitivamente.
“Só de costela de porco, compramos 1,3 tonelada”, conta André Borin, que ao lado do pai, Darli, e dos dois irmãos, David e Pedro, abriu a casa em novembro de 2024 com a proposta de aliar a boa cozinha a um espaço efetivamente amigável para crianças. Criaram, então, um restaurante com temática espacial e cardápio focado em porções, sanduíches e hambúrgueres.

Além da Cosmotelinha, o estabelecimento oferecia, dentro do Circuito, as Batatas Cósmicas (batatas recheadas com linguiça blumenau e sour cream), o sanduíche Frango Espacial, a Salada MDL e uma Caipirinha de Banana com Limão. Todos tinham desconto de 30%, exceto a Cosmotelinha, que era vendida por metade do valor atual. “Desses, o que vendeu menos foi a salada, 144 unidades. Ainda assim, foi uma venda maior do que fora do período do evento”, diz André.
Para o sócio, o desconto mais agressivo no valor da costelinha contribuiu para que os consumidores se dispusessem a experimentá-la. Contudo, a estratégia para garantir vendas robustas envolveu outras ações. “Seguimos todas as orientações que a equipe do Circuito nos passou. Usamos todo o enxoval que nos foi dado, de banner e cardápio, aproveitamos todos os templates para redes sociais que o Circuito nos forneceu, e comunicamos para a nossa equipe que queríamos vender”, enumera André.

Segundo ele, o trabalho junto à equipe do restaurante foi essencial. As recepcionistas, por exemplo, foram orientadas a fornecer o cardápio do Circuito junto com o menu padrão da casa na chegada dos clientes. Os garçons, por sua vez, receberam todas as informações necessárias para responder às possíveis dúvidas dos clientes. Além disso, sabendo da premiação promovida pela organização do Circuito Bom Gourmet de Inverno, os sócios combinaram que, se vencessem alguma categoria, iriam triplicar o valor do prêmio e dividir o total entre os funcionários.
O resultado veio não só nas boas vendas durante o evento e na premiação como Campeão de Vendas, mas também na promoção do prato entre a base de clientes e em novas ideias. “A costelinha continua saindo muito, mesmo com o preço ‘normal’. Deu para ver que ela caiu no gosto do pessoal”, diz André. “E ficamos com quase 400 quilos de aparas, que estamos usando em um novo prato, o bolinho de costela. Lançamos na primeira semana de agosto e ele está fazendo muito sucesso”.

Melhor Avaliado: RM Cine e Pizza
Tradição, inovação e cuidado com o cliente e o espaço. Esses foram alguns dos ingredientes que garantiram à RM Cine Pizza o título de estabelecimento Melhor Avaliado pelos clientes do 2º Circuito Bom Gourmet de Inverno. Em sua primeira participação no evento, a casa conquistou não apenas elogios dos clientes, mas também a validação de um trabalho construído ao longo de mais de duas décadas no mesmo endereço, no bairro Seminário, em Curitiba.

A campanha de incentivo criada pelo Circuito para destacar o Melhor Avaliado previa premiar o estabelecimento com a média mais alta no item 6 da pesquisa, que perguntava se o cliente recomendaria o local para amigos ou familiares. Os clientes receberam um QR Code de Avaliação, disponibilizado pelo Circuito e entregue nas mesas após o fechamento da conta. Houve empate entre estabelecimentos com Nota 10, e o critério de desempate adotado foi o maior número de respostas recebidas dos clientes.
Comandada por Rosemeire e Marcos, a RM Cine Pizza nasceu dentro de uma videolocadora. O negócio de aluguel de filmes já funcionava há cinco anos quando, em 1999, a pizzaria preferida de Rosemeire fechou no bairro e ela assumiu para si a missão de oferecer uma boa pizza na região. “Fomos os primeiros a oferecer vídeo e pizza em casa, com catálogo digital”, conta. As mudanças no mercado levaram ao fechamento da parte da videolocadora, tornando a pizzaria protagonista. Hoje, o espaço funciona como pizzaria e café, atendendo das 11h às 23h e oferecendo diversas opções fitness.

Com uma clientela fiel e uma comunidade formada em torno da pizzaria, Rosemeire, Marcos e um dos filhos do casal, Matheus, que também está trabalhando no negócio, decidiram participar do Circuito de Inverno porque eles mesmos eram consumidores dos eventos do Bom Gourmet e viram no evento uma boa oportunidade para oferecer algo diferente aos clientes enquanto movimentavam a casa.
No cardápio do evento, os sócios decidiram incluir duas pizza (Strogonoff e Bodybuilding), um Toast de Presunto Parma, um prato principal — Fit com Filé, arroz integral, filé de alcatra grelhado, fatias de batata-doce, folhas frescas e legumes, acompanhados de molho grego suave —, um Cappuccino da Casa com cápsula de chocolate, e um Enroladinho de Caseína, Ovomaltine e Banana. Os descontos foram de 10%. Para promovê-los, usaram os materiais fornecidos pela organização do Circuito de Inverno e apostaram na divulgação por meio das redes sociais. “Tivemos outras ideias que não conseguimos complementar a tempo, mas que estamos guardando para eventos futuros”, revela Matheus.

Todo o preparo contribuiu para a nota máxima na avaliação dos clientes na campanha de incentivo lançada pelo Circuito Bom Gourmet. Os responsáveis acreditam que o resultado decorre de um esforço contínuo para oferecer produtos e serviços de qualidade. “Prezamos muito pela qualidade dos ingredientes e fazemos treinamentos para padronizar os processos na cozinha. Sobre o atendimento, penso que tem muito da característica dos próprios gerentes, que atendem com carisma e mantêm um nível de amizade com os clientes”, avalia Matheus.
Rosemeire complementa, destacando que, desde o início do negócio, existe uma proposta de incentivar a inovação e de estar atento ao que os clientes comentam e pedem. “Cuidamos muito do que é dito sobre nós na internet. Tentamos corrigir todas as falhas e melhorar constantemente”, diz.
Rosemeire complementa, destacando que, desde o início do negócio, existe uma proposta de incentivar a inovação e de estar atento ao que os clientes comentam e pedem. “Cuidamos muito do que é dito sobre nós na internet. Tentamos corrigir todas as falhas e melhorar constantemente”, diz.
