Bom Gourmet
Youtuber de 22 anos viraliza ao documentar perrengues para abrir bar em Curitiba
O youtuber Paulo Mathias, que usa o Instagram para contar a rotina de quem decide abrir um bar. O Terapya tem inauguração marcada para o dia 18 de abril. Reprodução/YouTube
Conseguir tirar a gordura impregnada nos azulejos de uma cozinha, consertar uma escada de segurança duvidosa que leva para o segundo andar, negociar geladeiras para armazenar cerveja. Todos esses objetivos fazem parte da saga que seguidores do estudante Paulo Mathias acompanham nas redes sociais dele há cerca de 20 dias, quando ele decidiu documentar praticamente em tempo real os desafios de abrir um bar sendo um jovem de 22 anos sem nenhuma experiência anterior no ramo. Com conteúdo viralizado, ele já soma mais de seis milhões de visualizações nos vídeos no Instagram e dois milhões no Tiktok.
Tudo começou quando o amigo de Paulo, Luiggi Kramer, manifestou o sonho de comprar o bar onde trabalhava na época, cerca de dois anos atrás. Os dois enxergaram no devaneio comum entre boêmios, na famosa frase de mesa de bar “e se a gente abrisse um boteco?”, uma oportunidade não apenas de negócio, mas de gerar repercussão na internet e, assim, atrair seu público-alvo.
Juntos, eles alugaram e estão reformando um antigo bar universitário no bairro Rebouças, em Curitiba. Com muito humor, referências a memes e sinceridade, a dupla faz graça sobre os perrengues e até sobre o fato de estarem endividados. “Brincamos que tudo o que temos é R$ 30 mil de dívida e um sonho”, conta Paulo. Sem muito planejamento, mas com força de vontade, eles conseguiram um empréstimo para o investimento inicial e contam com a explosão nas redes sociais para que o retorno chegue a partir da inauguração do estabelecimento, prevista para o dia 18 de abril.
Apoio virtual não falta. Em cerca de duas semanas de vídeos, o perfil de Paulo no Instagram, no qual são postados diariamente os conteúdos da saga, ganhou cerca de 300 mil seguidores. E apesar de o início da 'viralização' ter acontecido nos grupos universitários curitibanos, há quem acompanhe a aventura de todos os cantos do país. Nos comentários, chovem pessoas se propondo a viajar para Curitiba para conhecer o Terapya, o futuro bar. “A resposta das pessoas motiva muito, elas veem o sonho delas sendo realizado ali”, comenta Paulo.
Terapya na mesa do bar
A ideia do nome veio de Luiggi, como trocadilho relacionado ao conteúdo gerado anteriormente por Paulo no YouTube, em cujos vídeos ele trata, entre outros assuntos, de saúde mental de modo bem-humorado. Assim que o perfil do bar foi criado nas redes sociais e anunciado, milhares de pessoas se apressaram para seguir o empreendimento, que reúne mais de 25 mil seguidores antes mesmo de abrir de fato.
Os jovens empreendedores relatam que os principais desafios são os pontos que não dependem somente deles, como a atual dificuldade de conseguir geladeiras para o bar, já que isso carece de parcerias com empresas de bebidas, de acordo com a dupla. Na parte de colocar a mão na massa, eles se garantem. Os dois têm “vivido” no local, chegando de manhã bem cedo e saindo tarde da noite, fazendo manualmente uma série de reparos, além de contratar profissionais para algumas das tarefas. O ritmo acelerado tem dado resultados: Paulo acredita estar, neste momento, com 60% do local pronto para a abertura.
Trajetória na internet
O engajamento nas redes não veio do nada. Há cerca de três anos, Paulo, que estuda Teatro, é youtuber com conteúdo focado em humor, temas cotidianos e reflexões. Ele conta que desde a concretização da ideia de abrir o bar, sabia que os vídeos sobre isso fariam sucesso na internet: “Acho que um dos motivos para estar dando até mais certo do que eu imaginava é que, nesse nicho de vídeos mais curtos, existe uma grande escassez de conteúdos originais, então quando aparece um conteúdo diferente, com personalidade, dá certo”.
Já Luiggi chegou a quase terminar o curso de Matemática. Os amigos se conheceram ainda crianças, no jardim de infância. Além da dedicação intensa ao bar, uma parte do tempo de trabalho de Paulo é empenhada em editar o vídeo do dia para as redes sociais, sempre com criatividade e uma dose de perfeccionismo e autossabotagem, como ele mesmo define. Ali, quase nada é roteirizado, há a gravação dos momentos do dia e, na hora da edição, ele monta de acordo com as melhores piadas.
Serviço
Terapya Bar
Av. Silva Jardim, 1054
Inauguração: 18 de abril