Bom Gourmet
Quer produzir seu próprio vinho? Numa vinícola catarinense isso é possível
Quer produzir seu próprio vinho escolhendo desde as uvas até o nome e layout da garrafa, mas você não é dono de uma vinícola? A Villaggio Grando, vinícola localizada em Água Doce, em Santa Catarina, há alguns anos promove o projeto Tenha seu Vinho que dá essa possibilidade aos amantes da bebida.
O cliente pode escolher entre as castas mais famosas como cabernet sauvignon, merlot, malbec, pinot noir, marselan e petit verdot, pode optar por um vinho varietal (feito com uma única uva) ou um assemblage (mistura de castas), define o nome e o layout do rótulo.
“Todo o projeto é supervisionado pelos nossos profissionais, garantindo qualidade e um resultado perfeito à criação. O cliente terá a liberdade de optar pelas uvas que deseja ter no vinho, podendo ser um corte/assemblage ou um varietal, além de escolher também o tempo de estágio em barricas”, explica Guilherme Grando, diretor comercial da empresa.
O projeto ainda não é tão difundido, mas a procura está aumentando, segundo a vinícola. Desde 2012, ano de lançamento do projeto, foram produzidos 20 vinhos particulares. “É um projeto muito procurado por famílias, grupos de amigos e confrarias”, diz Grando.
Cada barrica produzida rende aproximadamente 225 litros de vinho, o que corresponde a cerca de 290 garrafas. O custo para produzir seu próprio vinho é de R$ 23 mil. A produção se restringe apenas aos vinhos tintos.
Durante a produção, o cliente acompanha as etapas e vê seu vinho nascer: faz o corte junto ao enólogo, prova as amostras de sua barrica e desenvolve seu rótulo.
Villaggio Grando
A Villaggio Grando, no meio oeste catarinense, é uma das maiores vinícolas de Santa Catarina. As primeiras uvas foram plantadas em 1998 e atualmente produz cerca de 210 mil garrafas de vinho e espumantes por ano.
LEIA TAMBÉM