Bom Gourmet
Vinícola Norton celebra seus 130 anos com Malbec histórico e com apenas 2 mil unidades

David Bonomi, enólogo da vinícola Norton, apresentando o Malbec Norton 130 anos. Crédito: Divulgação
Em 2025, a Vinícola Norton completa 130 anos de atividade e veio ao Brasil para apresentar a safra comemorativa: um Malbec raro, produzido de vinhas plantadas em 1912 e lançado em edição limitada de apenas 2 mil garrafas.
Localizada na cidade de Mendoza, na Argentina, a Vinícola Norton é internacionalmente reconhecida pela excelência dos vinhos e preocupações com a sustentabilidade. A história começou em 1895, fundada por Edmund Norton, com o intuito de transmitir as características culturais dos vinhos argentinos.
Dentre os marcos da marca, está a elaboração do primeiro Malbec a ser vendido fora da Argentina, exportado para os Estados Unidos em 1974. Atualmente a Norton segue presente em 72 países. No Brasil, os vinhos são trazidos pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flor.
Para celebrar os 130 anos, David Bonomi, enólogo da vinícola, esteve no Brasil divulgando também a criação de um Malbec único e que relata a história da marca. A criação foi feita através de uma colheita seletiva da parcela nº3 da Finca Agrelo e se distingue por seu caráter elegante, cor profunda e aromas frescos de frutas vermelhas.
“Essa edição é de uma pequena parcela de um vinhedo muito antigo, plantado em 1912, que não se repetirá. Trata-se do lote número 3, de onde selecionamos algo muito específico. Cada planta foi cuidadosamente escolhida para criar um vinho único e irrepetível, especialmente para celebrar os 130 anos. É 100% Malbec, produzido a partir de Pies Franco pré-filoxéricos que chegaram à Argentina há quase 150 anos”, explica David.
Outro destaque do Norton 130 anos é o rótulo, que começa em 1895 e mostra os marcos da vinícola, construindo uma cronologia do tempo. “Além de ser uma edição única, são garrafas limitadas: apenas 2 mil unidades. Destas, 500 ficam na vinícola, na adega histórica, e algumas estão disponíveis em pré-venda aqui no Brasil”, conta o enólogo.
Para as próximas safras, David comenta que a vinícola já tem novidades a caminho, como variedades de lugares específicos como Luján de Cuyo e UCO, além de vinhos brancos específicos de San Pablo. “Se chegamos a 130 anos é porque pensamos nos próximos. A Norton continua sendo uma empresa grande, tradicional, mas também inovadora, sempre tentando mostrar um lado diferente do vinho”, conclui.