Vinada Cultural

Com mais de 2,5 mil visitantes, Vinada Cultural retornou à programação gastronômica de Curitiba em um dia repleto de diversão e muito cachorro-quente

Beatriz Ponte
14/10/2025 12:41
Thumbnail

Vinada Cultural retomou em 2025, no Passeio Público, com sete operações de cachorro-quente. Crédito: Nay Klym.

Pelo visto, São Pedro é curitibano e fã de um bom pão com vina. Mesmo com as previsões de chuva para o fim de semana, o último sábado (11) amanheceu nublado, é verdade, mas sem chance de gotas caindo do céu, o que garantiu que o retorno da Vinada Cultural movimentasse o Passeio Público em um dia repleto de diversão e muito cachorro-quente. 
O evento reuniu oito operações gastronômicas: sete barracas de cachorro-quente e a Toca do Churros Food Truck, com receitas mais que gostosas. Mais de 2,5 mil pessoas estiveram presentes durante todo o dia de evento, que integrou o encerramento do Festival de Primavera da Prefeitura de Curitiba.
Prevista para acontecer durante todo o fim de semana, o domingo (12) foi cancelado pela Prefeitura devido à previsão de chuva, que se confirmou em diferentes partes da cidade.
As operações de cachorro-quente que fizeram parte do evento reuniram finalistas do Prêmio Bom Gourmet 2025 e o Au-Au Lanches, uma das marcas mais tradicionais de Curitiba, e tinham o lanche a preço fixo de R$ 29. Um dos diferenciais que faz da Vinada especial são as receitas exclusivas de cachorros-quentes. 
Cada operação contou com um chef de cozinha padrinho para ajudar nesta missão. A divisão foi: André Piontek com o Green Dog; Vania Krekniski, o Expresso Lovizotto; Délio Canabrava, o Scooby Dog; Guilherme Guzela, o Donas do Sabor;  Ricardo Filizola e Ivan Kaehler, o Au-Au Lanches; Eva dos Santos, o Burguer Bar; e Rafael Albino, o Meia Boca.
E o que não faltou foi criatividade. Tinham lanches que iam desde os clássicos prensados até os mais diferentes, como castanha de caju e até com vina no estilo de Corn Dog Coreano (com espeto e tudo). Fora as combinações doces com morangos, marshmallows e nutella. 
As barraquinhas da Vinada Cultural contaram com o sistema de gestão do FoodCo. Tech, totalmente integrado às maquininhas da Stone. A tecnologia centralizou cardápio, pedidos e pagamentos, acelerando o atendimento e permitindo o acompanhamento em tempo real das vendas e do estoque. 
Para Caroline Olinda, head do Bom Gourmet, o evento foi um sucesso e deixou as expectativas altas para 2026. “Mesmo com as previsões de chuva e um dia a menos do que o planejado, o evento foi um sucesso. A gente viu que o curitibano sentia saudades desse evento e agora estamos pensando em como fazer uma edição ainda mais deliciosa para o ano que vem”, finaliza.