2019
Atenção fãs de peixe e frutos do mar! Festival Bom Gourmet tem 42 restaurantes com menus do mar e do rio
Dos 56 restaurantes que participam do Festival Bom Gourmet 42 deles trazem em seu menu peixes ou frutos do mar – confira no site. Os ingredientes leves que vem do mar ou do rio são servidos nas entradas e pratos principais, oferecendo clássicos – como camarões ao molho champagne com arroz e batata palha, do Chalet Suisse – ou criações diferenciadas, como meca com risoto de creme Stracchino e limão siciliano, do Armazém 71.
Nas entradas, salmão, bacalhau, siri, camarão e lula são os escolhidos para as criações. O carpaccio de salmão é servido no Anarco Restaurante e Empório – Batel e Mercado Municipal. No Bar do Victor o salmão é base do ceviche, assim como no NUU Nikkei. No Bistrô do Victor é possível escolher entre bolinho de camarão e Lula do Sertão – lula grelhada, com queijo coalho e molho de cebola caramelada.

Na Cantina Famiglia Fadanelli, a estrela da entrada é o bacalhau, servido em lascas com purê de batatas gratinadas com parmesão. O Lagundri criou Asian Breeze, com lulas e camarões crocantes sobre tostones de banana verde e ketchup defumado da casa. No Lobert Bistrô a escolha foi pelo siri na barquete de tomate com creme de siri e ervas.
O menu do almoço do Vindouro oferece tilápia ao molho de moqueca com farofa de banana da terra e arroz com coco. No Veg e Lev a escolha foi pela pescada, que é servida também no menu do almoço, com molho de salsa madre, batata-baroa sauté, ervilhas-tortas e tomates cereja salteados.
Bacalhau foi o peixe escolhido pelo Terra Madre para estar em seu risoto de miniarroz. No Thai Restaurante Thailandês a maioria das receitas leva frutos do mar, como o peixe ao curry amarelo servido no jantar. Na Tartuferia San Paolo tem ovo Benedict com atum al tartufo e linguine ala putanesca com Saint Peter em trufas.
Spaghetti al mare – com camarões, mexilhões, vôngole e lula – é servido na Praça do Victor. Da entrada para o prato principal, o bacalhau é servido à Lagareiro na Osteria da Paz e à Brás, no Olivença. No Ópera Arte, restaurante dentro da Ópera de Arame, o chef trabalhou ingredientes regionais para apresentar o robalo assado na folha de bananeira ao molho de urucum com farofa de banana. Robalo também foi uma das escolha do Maccheroni Trattoria, na versão Belle Meunière, onde o peixe é servido com molho de camarões, alcaparras, champignon com risoto.

Mais peixe
O restaurante Pescara Cucina Italiana traz a maioria de seus pratos principais com ingredientes vindos da água. Com azeite italiano e legumes orgânicos crocantes é servido o peixe espadarte, que vem grelhado. Já a massa papardelle, feita na casa, é servida com lascas de bacalhau. Essas duas opções são para o menu do almoço. No jantar, Risotto di Mare, com caldo de frutos do mar, pistilo de açafrão, camarão, marisco e cubos de peixe. Na Petiscaria do Victor tem garoupa com amêndoas, risoto de camarões e palmito grelhado. Se a busca é por uma paella, a escolha é pelo Pata Negra.
Roteiro
No site do Festival é possível ter acesso a todos os restaurantes, seus menus, endereço e horário de funcionamento. Para quem quer manter essas informações sempre à mão, basta baixar o aplicativo Festival Bom Gourmet – versões para Android e IOS – e acessar tudo de forma rápida e prática. É no aplicativo, também, que é possível fazer o cadastro para a promoção Junte e Troque, escaneando as notas fiscais do consumo feito nos restaurantes participantes, durante o evento.
Promoção
A cada 300 pontos acumulados – cada R$ 1 gasto no Festival rende 01 ponto – é possível trocar por um kit composto por 01 vinho Monsaraz tradição tinto (375ml) e 1 taça Alumina Crystal (660ml). As notas podem ser escaneadas até o dia 06 de novembro e as trocas – que serão feitas exclusivamente na loja da Platinox – até o dia 11 de novembro (limite de mil unidades de kits).