Bom Gourmet
Vídeo: aprenda a fazer o Pierogi da Vó Lena, receita que passou de avó para neta
O projeto Receita da Saudade, parceria da Vaticano com o Bom Gourmet, eterniza, por meio de uma websérie de vídeos e de um e-book, receitas de afeto e histórias de pessoas que já se foram. O tema do terceiro vídeo é o Pierogi de Ricota com Nata da Vó Lena.
Mariana Ribas Sartori viveu um verdadeiro intensivo de pierogi com a avó Helena Ribas enquanto a última tratava um câncer. Do aprendizado, surgiu a ideia de abrir um restaurante para manter vivo o legado da Vó Lena, que dá nome ao negócio da neta.
Confira os demais vídeos do projeto nos canais do YouTube da Vaticano e do Bom Gourmet. O livro digital com as dez receitas da saudade selecionadas tem lançamento previsto para maio de 2023.
A curadoria das receitas foi feita pela equipe do Bom Gourmet e a produção conta com o olhar do chef Guilherme Guzela. Confira o passo a a passo para fazer o pierogi.
Pierogi de Ricota com Nata da Vó Lena
Ingredientes
Massa:
- 2 ovos
- 50ml de óleo
- 1kg de farinha de trigo
- Água morna até dar o ponto da massa
Recheio:
- 200g de ricota tipo castelense
- 100g de nata fresca
- Cebolinha verde picada
- Sal e pimenta do reino
Para finalizar:
- 200g de nata fresca
- Sal a gosto
- Cebolas crispy
Modo de preparo:
- Para a massa, misture os ovos inteiros com o óleo e bata bem.
- Coloque a farinha de trigo em uma bancada e abra um buraco no meio. Acrescente ali a mistura de ovo e óleo e incorpore a farinha aos poucos.
- Junte água até dar o ponto em que a massa desgruda das mãos.
- Coloque a massa para descansar.
- Para o recheio, refogue rapidamente a cebolinha até murchar, retire do fogo e coloque em outro recipiente com a ricota desmanchada com as mãos. Adicione a nata, sal e pimenta.
- Abra a massa e recheie conforme o tamanho desejado. Sugestão: 10g de massa e de 12 a 15g de recheio por pierogi. Cozinhe em água salgada por cerca de quatro minutos.
- Pode servir assim, com uma calda de nata quente com sal e cebola crispy salpicada por cima ou, depois de cozida a massa, toste os pierogis rapidamente com um fio de azeite na frigideira e sirva com a mesma calda quente de nata. Bom apetite!