Bom Gourmet
Desvende os segredos da polenta brustolada
Sobrou polenta? Então reaproveite e faça brustolada! A polenta vai ficar com um gosto de queimadinho, uma crosta crocante e acompanha bem diversos molhos. A chef Rosane Radecki, do Girassol, em Palmeira (PR), ensina como “brustolar” a polenta na frigideira nessa receita que leva ainda ragu de linguiça Blumenau e queijo porunga. O prato inclusive é servido no restaurante (R$ 27).

A chef recomenda não utilizar o leite para cozinhar o fubá: “A polenta vai ficar muito cremosa e grudenta. É melhor cozinhar só com água ou com um caldo vegetal ou de carne”. Para acompanhar, ela sugere queijos frescos e sem muita personalidade para não competir com o sabor intenso da linguiça Blumenau.
O termo brustolado deriva do dialeto dos imigrantes do Norte da Itália que se estabeleceram no Sul do Brasil e vem do verbo italiano “abbrustolire”, que significa dourar ou queimar levemente. Antigamente essa polenta era preparada no fogão à lenha, mas é possível obter o mesmo resultado na frigideira untada com um fio de azeite ou na chapa de ferro bem quente.
Confira o passo a passo do prato:
1. Cozinhe o fubá com água ou caldo vegetal ou de carne por 40 minutos ou de acordo com as instruções indicadas na embalagem. Retire do fogo e despeje numa forma. Deixe descansar de um dia para o outro na geladeira para ficar firme.

2. Corte as fatias de polenta na espessura de 2 dedos de largura e um de altura.

3. Doure as fatias numa chapa de ferro bem quente ou numa frigideira antiaderente untada com um fio de azeite.

4. Retire a linguiça Blumenau da pele, desmanche numa panela e frite com um fio de azeite. Quando dourar, adicione os legumes, dê uma refogada e adicione o molho de tomate. Se necessário adicione um pouco de água e deixe cozinhar por 15 minutos ou até apurar. Sirva o ragu sobre a polenta e polvilhe com queijo porunga ralado.

Veja a receita completa: