Thumbnail

Bom Gourmet

Vai pegar a estrada? Veja como preparar o lanche perfeito para comer no caminho

Francielli Xavier
17/02/2023 14:32
Chegou o carnaval! A partir desta sexta-feira (17), milhares de foliões saem de suas cidades rumo à folia. E mesmo quem não tem samba no pé, os dias de folga são um convite a viajar. E com as estradas lotadas, não vai ter como escapar das filas e horas no trânsito. Por isso, preparamos algumas dicas de lanche perfeito para não passar fome no caminho e, mais importante, não correr o risco de começar o feriado com uma intoxicação.
E quem nos ajuda nesta missão é a nutricionista Natalie Marques.

Que alimentos levar e como armazenar?

De acordo com Natalie, o ideal são os alimentos que não estragam rapidamente e não sofram tanto com o calor. Maçã, pera, pêssego, frutas com a casca mais resistente são uma boa opção. frescas, maçã, pera, pêssego.
A nutricionista diz que os sanduíches são boas opções, desde que bem embalados e mantidos em caixas ou embalagens térmicas. Neste caso, vale os tradicionais com queijo, frango e atum, que aguentam bem longos períodos, em temperatura controlada.
Outras sugestões são frutas secas, castanhas e as tradicionais barrinhas de cereais ou proteína. "Elas matam a fome e podem ficar em temperatura ambiente, sem riscos", afirma Natalie.
Para viajar, o ideal é armazenar os alimentos e bebidas em uma caixa de isopor ou cooler com gelo. Foto: Bigstock
Para viajar, o ideal é armazenar os alimentos e bebidas em uma caixa de isopor ou cooler com gelo. Foto: Bigstock
A nutricionista pede uma atenção ao armazenamento. "O local deve ser limpo e os alimentos devem ser higienizados, tampados e protegidos", explica. Ela indica potes de vidro ou inox que são mais fáceis de limpar. E quem tiver um compartimento térmico, melhor ainda. "O bom e velho isopor faz o papel direitinho. É só colocar gelo em um saquinho plástico e manter o recipiente fechado", completa.

O que evitar e quais os riscos?

Alimentos mal armazenados e a alta temperatura dentro dos veículos são um perigo para a saúde. Foto: Bigstock
Alimentos mal armazenados e a alta temperatura dentro dos veículos são um perigo para a saúde. Foto: Bigstock
Natalie explica que os alimentos em altas temperaturas ficam mais suscetíveis à proliferação de microrganismos que causam danos a saúde, quando consumidos. O carro é o ambiente perfeito para esses microrganismos que podem causar vômitos, diarréia e até intoxicações alimentares.
Para saber se o alimento está próprio para o consumo é preciso observar a cor, cheiro e alterações de sabor. "Na dúvida, melhor não ingerir, principalmente se ficou no calor por muito tempo", alerta.
Em caso de parada em estabelecimentos de beira de estrada, o melhor, de acordo com a nutricionista, é evitar alimentos fritos que ficam no balcão e também industrializados com muita gordura, como salgadinhos e bolachas recheadas.
"Biscoitos de polvilho e barrinha de cereais, por exemplo, são opções melhores nutricionalmente e mais seguros do que alimentos perecíveis com características duvidosas", indica.

Lanche perfeito

A nutricionista ensina um chips de batata doce e beterraba que é super simples de fazer. É só lavar bem uma batata doce e uma beterraba, cortar em fatias bem finas, temperar com azeite e sal, espalhar em uma forma e colocar no forno pré-aquecido em 180° por 15 a 20 minutos, até ficarem crocantes. Depois de frio, armazenar em um saquinho plástico bem fechado.
Outra dica é prepara esse bolo de banana:
  • 3 ovos
  • 5 bananas nanicas maduras
  • 1/2 xícara de manteiga
  • 1 xícara de tâmara sem caroço ou de passas
  • 1 xícara de farinha de aveia
  • 1 xícara de farelo de aveia
  • 1 xícara farinha de arroz integral
  • 1 colher de fermento em pó
  • gostas de chocolate 70% a gosto 
  1. Bata os ovos, banana, manteiga e tâmara ou passas no liquidificador
  2. Coloque a mistura em um bowl e misture com as farinhas e o fermento
  3. Em uma forma, coloque a metade da massa e adicione as gotas de chocolate
  4. Adicione o restante da massa e finalize com as gotas.
  5. Leve ao forno pré-aquecido 180° por 30 minutos.