Bom Gourmet
Três perguntas para Aurora Coop, presente na maior feira de alimentos do mundo, em Paris
A SIAL Paris, maior feira de alimentos do mundo, celebra 60 anos em 2024, reunindo mais de 7.200 expositores de 119 países e com perspectiva de receber cerca de 310 mil visitantes. Em meio ao evento, a Aurora Coop, uma das maiores cooperativas agroindustriais do Brasil, marcou presença com um estande próprio, buscando fortalecer sua posição no mercado internacional.
Parte integral da vida de 100 mil famílias, a Aurora reúne colaboradores, empresários rurais e cooperativas filiadas, que trabalham juntos para produzir e comercializar alimentos derivados de suínos, aves, leite, peixes e outros.
O Bom Gourmet conversou nesta terça (22) com Leandro Merlin, coordenador de marketing internacional da marca, sobre a participação da empresa na feira e seus planos de expansão internacional. Confira.
Bom Gourmet - Quais são suas impressões da feira e qual é a importância da Aurora estar em um evento tão prestigiado, com pessoas do mundo todo?
Bom Gourmet - Quais são suas impressões da feira e qual é a importância da Aurora estar em um evento tão prestigiado, com pessoas do mundo todo?
Leandro Merlin: A SIAL Paris é uma feira muito importante para o setor de alimentos, especialmente para o segmento de aves e suínos, no qual a Aurora atua. Participamos da feira há várias edições e consideramos essencial estar aqui para encontrar nossos clientes internacionais, discutir ideias e projetos, e resolver questões pessoalmente. É claro que sempre existe a possibilidade de fazer novos contatos, mas para a Aurora, que já está no mercado há mais de 55 anos, o foco principal é fortalecer os relacionamentos existentes. A feira tem superado nossas expectativas.
Bom Gourmet - Qual a representatividade do mercado internacional para a Aurora hoje?
Leandro Merlin: Atualmente, o mercado externo representa cerca de 40% do nosso faturamento e volume de vendas. Neste ano, estamos em torno de 35% a 37%. Nossa meta é manter essa proporção com o crescimento da empresa.
Bom Gourmet - Quais são os desafios da Aurora para 2025 em diante?
Leandro Merlin: "No mercado de proteínas em que atuamos, acreditamos que o frango deve se manter estável, enquanto o suíno apresenta potencial de crescimento. No entanto, existem desafios a serem superados, como o aumento do consumo interno de carne suína no Brasil. No mercado internacional, a Ásia é o principal mercado para a carne suína, mas estamos desenvolvendo outros mercados promissores nas Américas, como Canadá, Estados Unidos, Argentina, Chile e Uruguai. As expectativas são boas para o próximo ano e esperamos um crescimento consistente."