Bom Gourmet
Tiramisù, um clássico italiano
Uma receita relativamente simples, que leva apenas 6 ingredientes: café, cacau, biscoitos champagne, mascarpone, açúcar e gemas. Esta é a receita tradicional do Tiramisù, um dos doces mais famosos e replicados da culinária italiana. Mas não se engane, a receita que vende simplicidade é um verdadeiro desafio culinário. Isso porque não é fácil equilibrar os sabores dos ingredientes e alcançar as texturas para um doce perfeito.
O nome, tiramisù, significa “levanta-me”, em italiano. A origem da receita é disputada por várias partes do país europeu, mas foi registrada por Treviso, em 2012. Já a popularidade, de acordo com o cônsul geral da Itália no Paraná e Santa Catarina, Salvatore Di Venezia, vem dos últimos 30 anos. “Um dos componentes da cultura italiana é a gastronomia, e o tiramisù tem levado a marca da Itália para o mundo”, completa.
O cônsul esteve em Curitiba, no último sábado(03), para as comemorações do Mia Cara, evento que celebra a cultura italiana na cidade. Na programação, o Tiramisù World Cup, competição que prova a dificuldade em unir os 6 ingredientes em uma só receita.
Participaram da etapa curitibana, 10 confeiteiros amadores, em busca do melhor tiramisù da cidade. De acordo com o presidente da mesa de jurados, Chef Massimiliano Morabito, sócio-proprietário da Osteria Capitolina, a maior dificuldade dos concorrentes foi entender os ingredientes. “Alguns, molharam a bolacha já no início do preparo, o que resultou em uma papa, outros, fizeram um creme muito mole, que desestruturou as camadas” observou o jurado.
Para Marabito, o segredo é testar os ingredientes antes de montar o doce. “No tiramisù, textura e equilíbrio nos sabores são fundamentais, é um doce para ser degustado também com os olhos”, completa.

E quem conseguiu a melhor receita entre os participantes foi Cristiano Gonçalves, que é diretor escolar. Além de uma cooking class online com campeões mundiais de tiramisù, Cristiano ganhou um curso de pasticceria, oferecido pelo Centro Europeu.
A seleção é organizada pela Tiramisù World Cup, com o apoio do Consulado Italiano do Paraná e de Santa Catarina, em parceria com o Centro Europeu.
Ficou com água na boca? Então, que tal fazer sua versão de tiramisù?

- 6 gemas de ovo
- 250 g de açúcar
- 500 g de mascarpone
- 250 ml de expresso ou café coado amargo bem forte
- 30 biscoitos champanhe
- cacau em pó para polvilhar
- Prepare o café, deixe esfriar e reserve.
- Bata as gemas com a ajuda da batedeira, acrescentado o açúcar na forma de chuva até obter uma espuma densa.
- Desligue a batedeira. Com uma espátula, acrescente o mascarpone batendo delicadamente até obter um creme macio e uniforme.
- Molhe os biscoitos um a um no café em temperatura ambiente, mas sem encharcá-los.
- Coloque uma camada de quinze biscoitos em uma travessa redonda (sim, o tiramisu original é redondo) e cubra com o creme.
- Disponha o restante dos biscoitos e novamente cubra com o creme para arrematar.
- Em seguida, coloque na geladeira e deixe por pelo menos uma hora.
- Na hora de servir, polvilhe com o cacau.