The Next Chef
Vem aí a segunda temporada do The Next Chef. Confira novidades e relembre a primeira
Foi emocionante a primeira temporada do The Next Chef, competição do Bom Gourmet que, entre fevereiro e setembro de 2024 buscou e encontrou novos talentos da gastronomia. De jantares nos melhores restaurantes da cidade, temas ousados e provocadores propostos aos chefs, até uma surpreendente falta de energia elétrica em uma das etapas do jogo, teve de tudo. Principalmente, pratos inovadores e saborosos, graças à criatividade dos oito chefs participantes. A segunda temporada começa em abril, cheia de novidades e ainda mais ousada.
Desta vez, serão nove competidores e quatro jantares qualificatórios. Em cada jantar, três competidores que apresentam, cada um, um prato principal. Como na primeira temporada, o público participante vota e elege o vencedor da noite, que se classifica automaticamente para a final, a ser disputada por três chefs. Como premiação, R$ 5 mil mais um troféu The Next Chef, além da boa visibilidade com a cobertura de mídia Bom Gourmet ao longo do projeto. Toda a competição acontece entre abril e julho, data da grande final.
As inscrições acontecem de 20 de janeiro a 2 de fevereiro - o formulário para inscrição será divulgado em breve no site e nas redes sociais do Bom Gourmet. Os candidatos devem atuar profissionalmente em restaurantes de Curitiba e região, e não podem ter sido eleitos Chef 5 Estrelas pelo Prêmio Bom Gourmet. Em uma etapa de pré-seleção; nela, os candidatos preparam um prato assinatura na cozinha do Bom Gourmet para uma banca de jurados.
Aos interessados em assumir, por uma noite, a persona de um jurado de competição gastronômica, os jantares do The Next Chef 2025 terão dinâmica semelhante aos da primeira temporada. Welcome drink, entrada, três pratos principais (um a mais do que na edição de 2024) e sobremesa, quando os participantes já poderão registrar os votos. Acompanhe no site e nas redes sociais do Bom Gourmet as informações sobre a edição deste ano e o início da venda dos ingressos para os jantares da competição.
Confira imagens da primeira temporada do The Next Chef
Fotos: Lening Abdala, Silvestre Laska e Gian Galani.
Primeira temporada
Na primeira temporada, oito chefs enfrentaram, em sete jantares, o crivo exigente do público participante. E foi o público que decidiu que o chef André Zioli, do Grand Mercure Rayon Curitiba, foi o melhor entre todos os competidores. A final aconteceu na noite de 23 de setembro no Ópera Concept. Confira como foi.
Foram quatro jantares classificatórios, dois correspondentes às semifinais e o último, claro, à final (leia sobre cada um deles neste link). Entre os critérios adotados pelo público pagante para aprovar e eliminar chefs da competição estão sabor, apresentação, criatividade, técnica e serviço. O público avaliou, de 0 a 5, a qualidade dos pratos apresentados. A maior nota, depois da média ponderada, classificou o chef para a etapa seguinte. Este será também o modelo de avaliação para a final.
Ao todo, foram sete jantares abertos ao público. Dois chefs cozinharam a cada noite, como quem desafia um ao outro. As duplas competidoras foram decididas em sorteio, assim como a ordem dos jantares classificatórios. Quem executou a melhor entrada e o melhor prato principal, na opinião do público presente ao local da etapa, avançou para a fase seguinte. A votação, online, acontecia durante a sobremesa. Em pouco mais de 10 minutos, todos já sabiam qual chef havia se classificado.
André Zioli faturou prêmio de R$ 5 mil, ações de comunicação pelas plataformas de Bom Gourmet e pelas redes sociais do The Next Chef.