The Next Chef
The Next Chef: saiba como foi a competição gastronômica até agora e se prepare para a final
Oito chefs, uma missão: passar pelo crivo de um corpo de jurados extremamente exigente: o público. Esta foi a missão dada a esses profissionais pelo The Next Chef, competição do Bom Gourmet que busca novos talentos da gastronomia. E foi o público que decidiu quem são os dois melhores - André Zioli e João Pedro Vieira -, que se enfrentam na grande final, na noite de 23 de setembro, no Ópera Concept. Os ingressos já estão à venda na plataforma Zet.
Foram quatro jantares classificatórios, dois correspondentes às semifinais e o último, claro, à final (leia sobre cada um deles neste link). Entre os critérios adotados pelo público pagante para aprovar e eliminar chefs da competição estão sabor, apresentação, criatividade, técnica e serviço. O público avaliou, de 0 a 5, a qualidade dos pratos apresentados. A maior nota, depois da média ponderada, classificou o chef para a etapa seguinte. Este será também o modelo de avaliação para a final.
Foram sete jantares abertos ao público. Dois chefs cozinharam a cada noite, como quem desafia um ao outro. As duplas competidoras foram decididas em sorteio, assim como a ordem dos jantares classificatórios. Quem executou a melhor entrada e o melhor prato principal, na opinião do público presente ao local da etapa, avançou para a fase seguinte. A votação acontece na hora, online. Na hora da sobremesa, todos já sabiam qual chef havia se classificado.
Cada chef tem direito a um soul chef, que deve ser obrigatoriamente um estudante de gastronomia, para auxiliá-lo durante o preparo dos pratos, e a um chef mentor, indicado por cada participante.
O grande campeão fatura um prêmio de R$ 5 mil e ações de comunicação pelas plataformas de Bom Gourmet e pelas redes sociais do The Next Chef.
A competição
Com o tema “Deus me livre não ser brasileiro”, os chefs João Paulo Rypka e José Guilherme Machado se enfrentaram no primeiro jantar, em 19 de fevereiro, no Koré Gastronomia, do Qoya Hotels. O público escolheu Machado como o melhor da noite. No segundo jantar, João Pedro Vieira, um dos finalistas, venceu Thiago Matos, em jantar realizado no Tom Espaço Gastronômico, do Bourbon Curitiba Hotel & Suítes em 11 de março.
Sobrou emoção na noite de 8 de abril, no terceiro jantar da competição, realizado no Trinitas, no NH Hotels. Se o tema proposto para os chefs era "Viva a Emoção", a noite entregou o prometido. Faltou luz no centro da cidade, bem na hora da realização do jantar. Tudo foi rapidamente resolvido pela casa, a energia voltou durante a noite, e João Fontoura venceu Lucas Coelho na decisão do público que viveu, de fato, a emoção daquela noite.
André Zioli, o outro finalista, venceu seu xará André Bergamo, no quarto jantar, realizado novamente no Koré Gastronomia, do Qoya Hotel, em maio. Em 10 de junho, quinta noite da competição, primeira semifinal que teve o cinema como tema proposto, colocou frente à frente os chefs João Pedro Vieira e José Machado, no Duq Gastronomia, com vitória de Vieira. Na segunda semifinal, em 8 de julho também no Duq Gastronomia, Zioli despachou Machado, sob o tema "Cores e formas: seu prato é uma obra de arte - se inspire em grandes pintores e crie pratos surpreendentes para os olhos e o paladar".
"Difícil descrever o sentimento", revela Zioli, sobre ser finalista do The Next Chef. "A experiência foi maravilhosa. Agora estou mais ansioso do que antes. Vamos começar a nos preparar para a final, qual passo nós vamos tomar". "Estou muito feliz, acho que tudo que eu pretendia entregar hoje, entreguei", afirmou Vieira logo depois de sua classificação para a final.
"Agora o negócio é dia 23 de setembro", comemora Ozeias Oliveira, diretor da Gold Food Service. "É impressionante como a cada jantar a gente vê a progressão do evento. O The Next Chef tem revelado talentos e valores com criatividade. Hoje foi muito difícil para o público chegar à conclusão de qual era o melhor prato, tamanho o altíssimo nível da competição hoje", define.
“Achei fantástico”, afirmou César Kulpa, CEO da Romanha Alimentos, patrocinadora da competição, na noite de estreia. “A experiência de ser jurado é difícil", pontuou. "Essa batuta de jurado é desafiadora”, avaliou.
O The Next Chef conta com o patrocínio de Romanha Alimentos e Gold Food Service, e parceria de Porcelanas Germer e Aprons Chefwear.