The Next Chef
The Next Chef: conheça a dupla que se enfrenta no primeiro jantar da competição
Ansiedade, mas sem nervosismo. Foi o que afirmaram João Paulo Rypka e José Guilherme Machado, os dois chefs que se desafiam no primeiro jantar do The Next Chef, do Bom Gourmet, que acontece na noite de 19 de fevereiro, no Koré, do Qoya Hotel. Na competição, oito chefs participam de sete jantares temáticos em locais diferentes da cidade. A apresentação dos competidores e o sorteio das duplas que se ‘enfrentam’ nos jantares’ foram realizados em evento na noite desta segunda-feira (5) na cozinha do Bom Gourmet, em Curitiba, para chefs e convidados. O projeto conta com patrocínio da Romanha Alimentos.
Com o tema “Deus me livre não ser brasileiro”, Rypka e Machado terão de provar que sabem trabalhar com elementos da gastronomia brasileira aos clientes presentes no primeiro jantar. Os ingressos para os interessados em provar a criatividade e o talento dos dois competidores já estão à venda pela plataforma Zet. As vagas são limitadas.
“Ainda estou processando o The Next, processando o tema”, diz Machado, de 31 anos, visivelmente empolgado, minutos depois do sorteio dos chaveamentos. Como um dos oito candidatos apresentados na noite desta segunda-feira em evento do Bom Gourmet, ele entende que, mesmo diante de apenas duas semanas para o jantar, é possível demonstrar tudo o que aprendeu em três anos de profissão. Machado hoje é um dos cozinheiros do restaurante espanhol Barceloneta, do chef Tiago Melo. Foi indicado pelo Senac, onde se formou, e entende que terá todo o suporte da escola para a participação na competição.
“Minha ansiedade está lá em cima, mas o meu preparo também, então estou pronto para o desafio”, acrescenta. É a primeira vez que ele participa de uma competição neste formato. “Vai ser uma experiência incrível. O aprendizado que vou receber no The Next Chef já vale”, avalia.
“Minha professora da faculdade perguntou se eu queria participar de um evento. Topei na hora. Estou bem feliz”, explica. Aos 24 anos, formado na Universidade Positivo, atualmente responsável pela área de peixes e frutos do mar do Restaurante Igor, do chef 5 Estrelas Igor Marquesini, Ripka também é um estreante em concursos como o The Next Chef.
“Tenho três anos de carreira. [O The Next Chef] Vai dar uma visibilidade muito grande para nós, cozinheiros. Estou um pouco ansioso, não nervoso”, esclarece.
Raio-X do The Next Chef
O evento de segunda à noite apresentou os oito candidatos que participam dos sete jantares temáticos do The Next Chef, as regras da competição, e sorteou as duplas que se enfrentam nos encontros agendados para fevereiro, março, abril e maio. Nesta primeira fase, os jantares são classificatórios: quem vence, na opinião dos clientes, segue para a fase seguinte. O campeão de fevereiro enfrenta o vencedor de março; o classificado em abril duela contra vitorioso de maio.
A competição acontece da seguinte forma:
- Oito cozinheiros profissionais com até cinco anos de formação
- Sete jantares, com dois competidores cada
- Quatro pratos avaliados por jantar, entre entrada e prato principal
- 60 participantes por jantar, que decidem o vencedor da noite.
Cada competidor conta com um subchef para ajuda-lo no preparo dos pratos e um mentor.
Há ainda um time técnico, formado pela chef Eva dos Santos e o chef Guilherme Guzela. Como a Chef dos Desafios, Eva está no jogo para ‘provocar’ os competidores, lançar desafios e leva-los a toques de ousadia na preparação dos pratos. Guzela, o Chef Curador, supervisiona as cozinhas durante o dia e garante a qualidade dos jantares. Ele terá também o papel de orientar o público sobre a votação.
Na apresentação do The Next Chef, Andrea Sorgenfrey, head de Pinó, lembrou da competição Chef Revelação realizada dentro da primeira edição do Prêmio Bom Gourmet, em 2009, que serviu de inspiração para a edição de 2024. O desafio para descobrir novos talentos da gastronomia de Curitiba foi vencido à época por Lênin Palhano, hoje à frente do seu Feér Cozinha Atemporal.
André Pionteke, vencedor do Chef Revelação em 2013, participante da terceira temporada do MasterChef Profissionais, falou sobre a experiência de participar de competições gastronômicas. “O concurso [de 2013] me ajudou a entender que mesmo não tendo uma vasta experiência gastronômica, pude fazer tudo que eu acreditava que era real. Foi muito divertido”, relembra. Para ele, competições como o The Next Chef só reafirmam o que o profissional tem em sua essência independentemente de ser ou não vencedor. “Tem que ser quem você é. Acreditando no teu rolê, e o teu rolê sendo verdadeiro, você vai se destacar”.
“No centro de tudo isso está o cliente. A gente queria quer ele fosse o grande protagonista do nosso projeto”, explica Andrea. “É ele quem vai escolher o melhor de vocês, que vai provar a comida de vocês, sem saber quem está por trás do prato, vai votar por critérios apresentados por nós”, explica.
Além do patrocínio da Romanha Alimentos, o The Next Chef tem como parceiros a Aprons, Bastards Brewery, Germer e o Qoya Hotels.