The Next Chef

Rafaela Guidolin é a vencedora do The Next Chef 2025; confira como foi a noite da grande final

Beatriz Ponte
15/07/2025 18:04
Thumbnail

Rafaela Guidolin, de 23 anos, é a vencedora da segunda temporada do The Next Chef 2025. Crédito: Nay Klym.

Rafaela Guidolin se consagrou a campeã da segunda temporada do The Next Chef, reality do Bom Gourmet que revela os novos talentos da gastronomia paranaense. A chef de apenas 23 anos era a mais nova de todos os participantes da edição e venceu Jean Vriesman e Bruno Engel na final disputada na noite desta segunda-feira (14) na Mansão Jardino em Curitiba. 
No último jantar, os três finalistas tiveram a missão de convencer mais de 130 jurados de que o seu prato não só atendia o tema e desafio propostos de maneira criativa, inovadora e saborosa, mas também era o melhor da competição. Com o tema “Encontros perfeitos”, os eles prepararam receitas autorais que trouxessem combinações clássicas, como queijo e goiabada (opção escolhida por Jean Vriesman), junto a outros ingredientes e, ainda, incluir um elemento surpresa.
Rafaela venceu a competição com o prato que intitulou de Scarpetta: encontro final que, do italiano, significa “a arte de juntar todo o molho que sobrou no prato com um pedaço de pão” e traduz muito de seu prato. 
Para a noite, preparou um polpetone de carne moída e salame recheado com gorgonzola, servido com pomodoro rústico, pesto fresco de manjericão e pão artesanal. A dupla perfeita escolhida foi o tomate e o manjericão e teve como desafio a beterraba com gorgonzola. 
Jean Vriesman preparou um porco moura com stracciatella fresca e queijo cremoso, acompanhado de goiabada artesanal, feijão preto e toque cítrico de laranja. A dupla perfeita era o queijo e a goiabada e o desafio era o feijão preto com laranja. 
Já o preparo do Bruno teve o pato como protagonista. A carne era envolta a uma crosta de laranja com wasabi, glacê de cerveja, creme de cebola, cogumelos com uva roxa e mandioquinha, tendo como dupla perfeita o pato e a laranja e o desafio foi usar a uva roxa e o wasabi. 
A entrada foi feita pela Federação Italiana de Cozinheiros do Brasil, com uma salada de contrastes com pera, gorgonzola, folhas frescas, nozes caramelizadas e redução balsâmica. Já a sobremesa ficou por conta da chef pâtissier Roberta Schwanke, que trouxe um blondie de milho com cama de brûlée, acompanhada de sorvete artesanal de coco e crumble tostado, finalizado com creme inglês infusionado com cumaru.
Rafaela e sua cozinha aconchegante, jovem e feminina
Quanto ao título de vencedora do The Next Chef, Rafaela Guidolin disse que não haviam palavras para expressar sua alegria e relembra toda a trajetória desde janeiro, durante o processo de inscrição no concurso até a vitória. 
“Acho que minha maior evolução no The Next Chef foi o jeito de me relacionar com a minha cozinha, de descobrir que a cozinha é um lugar de criação, não só para reproduzir receitas, mas de poder criar e poder ser feliz nela”, afirma. 
No terceiro jantar classificatório, em que conquistou sua vaga na final, foi pelo caminho da ousadia, com a releitura da clássica sobremesa Pêche Melba, criada por Auguste Escoffier (1846–1935). Na final, teve como inspiração de “encontros perfeitos” sua família, pensando em um prato que promovesse conversas e sabor até a última garfada. 
Scarpetta: encontro final, prato vencedor do The Next Chef 2025. Crédito: Nay Klym.
Scarpetta: encontro final, prato vencedor do The Next Chef 2025. Crédito: Nay Klym.
Inclusive, aconchego é a palavra que Dani Stüpp, chef aboyer (profissional que gerencia a comunicação entre o salão e a cozinha, anunciando pedidos e controlando a saída dos pratos) do The Next Chef, usa para definir o estilo de cozinha da campeã da segunda temporada, que trabalha com preparos simples com técnica e sabor. Já a chef Eva dos Santos, mentora do reality, afirma que a juventude e talento são os destaques positivos da campeã.
Além de ser a vencedora mais jovem, Rafaela também se torna a primeira vencedora feminina da competição. Tanto as chefs Eva e Dani reforçam a importância da representatividade das mulheres na cozinha profissional, que ainda é um ambiente majoritariamente masculino.
Com a vitória, Rafaela levou para casa um prêmio de R$ 5 mil do Bom Gourmet; assinatura de trina na Vinícola Fardo; uma cesta de utensílios da Gold Food Service; voucher de R$1 mil da Germer;  tábua personalizada da Lideratti; avental da Aprons e um voucher para gastar na loja; um presente da CataJob; além do troféu The Next Chef. 
O amadurecimento do projeto The Next Chef 
Com a segunda temporada entregue, a leitura feita por Caroline Olinda, head do Bom Gourmet, e pelo chef Guilherme Guzela, apresentador do projeto, é que houve um amadurecimento tanto do projeto quanto dos participantes nesta edição. 
“A gente conseguiu aprender muito na primeira temporada, mas avançamos até chegar a um ponto em que a competição se torna uma referência”, diz Caroline. 
“Este ano, a gente conseguiu criar experiências memoráveis nos quatro jantares e eu acho que isso está evoluindo cada vez mais. Quem sabe o que vem em 2026?”, provoca Guzela.

Valorizando novos talentos

“Estar junto do The Next Chef para nós significa apoiar essa nova leva de cozinheiros talentosos que estão vindo aí. São profissionais para os quais, algumas vezes, as pessoas não conseguem dar atenção ou crédito suficiente. Mas são eles que estão nas cozinhas preparando o melhor que iremos provar", avalia Nicolas Oliveira, da Gold Food Service, uma das patrocinadoras da competição. “É muito legal ver esses novos talentos florescendo e o The Next Chef é a oportunidade perfeita para isso”, comenta. 
“Estar junto ao The Next Chef é uma oportunidade de não só dar destaque aos profissionais promissores da gastronomia, mas também de impactar mais pessoas com a nossa marca, falando mais dos nossos produtos, os seus benefícios e os diferenciais que a Maltta traz para a vida das pessoas”, compartilha Marília Mattuella, proprietária da Maltta Nutricion, que também patrocinou o The Next Chef.
Nova competição chegando: inscrições abertas para o The Next Bartender
O The Next Bartender vem aí! Das cozinhas para dentro do balcão, o novo projeto do Bom Gourmet é apresentado pela Bacco Destilaria. Com a mesma proposta de que o público é o jurado, o concurso tem como objetivo descobrir os novos talentos da coquetelaria de Curitiba. As inscrições estão abertas até o dia 28 de julho e podem ser feitas aqui.