The Next Chef
O cotidiano pode ser extraordinário? Entenda o tema da grande final do The Next Chef
Intenção do tema é dar liberdade aos chefs e deixar que a mágica aconteça. Bigstock
"O cotidiano pode ser extraordinário: Faça a mágica acontecer". É esse o tema da final do The Next Chef, competição do Bom Gourmet que busca por talentos da gastronomia paranaense. O jantar da grande decisão, entre André Zioli e João Pedro Vieira, acontece na noite de 23 de setembro, no Ópera Concept, em Curitiba. Os ingressos já estão à venda na plataforma Zet.
Mas o que o tema propõe de fato para a dupla de chefs, que chegou à final eleita pelos jurados, ou seja, os clientes de cada um dos seis jantares realizados até então? Ouvimos o chef apresentador da grande final da competição, Guilherme Guzela, para entender o que o tema propõe aos competidores e os desafios que terão diante de si na noite de 23 de setembro.
"Durante o The Next Chef, passamos por vários momentos", recorda Guzela. Entre esses momentos, estão a gastronomia brasileira, a internacional, a tradicional e a clássica. Com o tema da final, o The Next Chef entrega aos competidores uma espécie de paleta em branco, para que a criatividade fale ainda mais alto no jantar que vai definir o campeão entre os chefs participantes.
"O cotidiano pode ser diferente para cada um", avalia Guzela. "Pode ser um arroz, feijão e bife, um bife acebolado, um picadinho, um risoto, um camarão na moranga, para cada um pode ser algo diferente. A ideia é que eles tragam essas vivências pensando que os jurados são clientes normais, e que também gostam da comida do cotidiano, mas revisitada, com algum toque diferente. Assim, eles terão essa liberdade gigantesca", garante.
Se o arroz é do cotidiano, como transformá-lo em extraordinário e, então, fazer a magia acontecer? Um acarajé pode ser cotidiano? Essas perguntas terão de ser respondidas na prática na final do The Next Chef.
É a imensa liberdade que André e João Pedro terão diante de si que servirá de impulso para fazer a magia acontecer. Diante de um tema tão aberto, vão poder explorar técnicas diferentes e prestar atenção a detalhes que, talvez com uma proposta mais fechada, não teriam condições de fazer.
Ao tema se soma o desafio, proposto por Eva dos Santos, chef técnica do The Next Chef. Os competidores terão de usar, como ingrediente, um Festtone. Como inserir um item que não pode faltar na mesa dos brasileiros no Natal - e em muitos casos, também ao longo do ano - em um prato de entrada ou principal?
"Eles precisam pensar que a comida é feita com os cinco sentidos, e todos eles podem aparecer", prossegue Guzela. "Quando se fala do olfato e do paladar, é óbvio, mas ao colocar a comida na boca, há também o tato. E podemos trabalhar com a audição em uma comida que é crocante, que explode, por exemplo. É possível tratar também dessa sensação. A brincadeira com a temática é absurda, e é aí que entra a magia", conclui.