The Next Chef
Ingredientes, pratos e costumes brasileiros são o tema do primeiro jantar do The Next Chef
O primeiro jantar do The Next Chef já tem data, hora e local marcados: rola no dia 19 de fevereiro, a partir das 19h no Koré, restaurante do Qoya Hotel. O tema que os chefs da rodada terão de interpretar e transformar em uma entrada e um prato principal, cada um, também já foi definido. E não poderia ser mais apropriado para essa época do ano e o local onde o jantar será realizado. Deus Me Livre Não ser Brasileiro! É esse o título da temática do primeiro saboroso duelo do The Next Chef 2024.
"Nesse primeiro jantar, queremos que os nossos competidores tragam a essência brasileira em seus pratos, mas sem deixar de mostrar a própria personalidade como chef. Tenho certeza de que será uma noite saborosa em que todos vamos nos surpreender", comenta Caroline Olinda, head do Bom Gourmet e uma das organizadoras do The Next Chef.
Quem se enfrenta nessa rodada de estreia são os cozinheiros João Rypca (indicado pela UP/Cruzeiro do Sul e atualmente no Restaurante Igor) e José Guilherme Machado (indicado pelo Senac-PR é chef do Barceloneta). A ordem dos jantares de classificação foi definida por meio de sorteio em evento realizado na cozinha do Bom Gourmet no dia 5 de fevereiro. Quem ganhar o paladar dos clientes no jantar do dia 19 de fevereiro se classifica para a fase semifinal.
Brasilidade no prato
Temática do primeiro jantar, Deus me Livre Não ser Brasileiro é uma expressão que se popularizou nas redes sociais e está associada aos costumes, sabores e ingredientes típicos do Brasil. Nesse universo cabe de tudo um pouco: coxinha, pão de queijo, feijoada, farofa, jabuticaba, goiabada, chá mate, samba, bossa nova, Machado de Assis e até mesmo canções e estéticas populares - alô Evidências e piso de caquinhos.
Ou seja, há um mundo de possibilidades para os chefs explorarem, criarem e mostrarem a sua personalidade na cozinha. "Quando pensamos na temática para o jantar não queremos que os chefs fiquem presos a um ingrediente, prato ou técnica. Colocamos para eles, na verdade, um desafio de criatividade e conhecimento", diz Caroline.
Os chefs entregam seus cardápios uma semana antes do jantar. Mas o público só vai saber quem cozinhou o que depois do resultado do dia 19 de fevereiro. Essa é uma forma de deixar a votação dos clientes mais justa e favorecer a experiência como jurado de gastronomia.
Afinal, no The Next Chef, é o cliente quem define o melhor cozinheiro da noite e quem passa para a próxima fase do jogo. No jantar, são servidos duas entradas e dois pratos principais. Os clientes avaliam cada prato em cinco critérios - sabor, apresentação, técnica, criatividade e serviço - e o cozinheiro que alcançar a maior pontuação na noite segue no jogo.
"Essa é uma forma de proporcionar ao cliente uma experiência de jurado de gastronomia. Ao votar, ele é convidado a pensar sobre o prato e entender por que gostou mais ou menos do que foi apresentado", comenta Guilherme Guzela, chef curador do The Next Chef.
Os ingressos para o primeiro jantar do The Next Chef estão à venda na plataforma Zet. São apenas 60 cadeiras disponíveis a cada jantar e restam poucas ainda a venda para essa primeira rodada.
Serviço
1.º jantar do The Next Chef - Deus me Livre não ser Brasileiro
Local: Koré- Qoya Hotel: Av. Sete de Setembro, 4211
Data: 19 de fevereiro. 19h