The Next Chef
Em noite de gala, The Next Chef conhece primeiro finalista
Os chefs José Machado e João Pedro Vieira na cozinha do Duq Gastronomia durante semifinal realizada nesta segunda-feira (10). Lening Abdala
O tema escolhido para a primeira semifinal do The Next Chef, realizada nesta segunda-feira (10) foi cinema. E a noite foi de gala. Realizada nesta segunda-feira (10) no Duq Gastronomia, elevou o padrão da competição que, desde fevereiro, busca novos talentos da gastronomia de Curitiba. João Pedro Vieira venceu José Guilherme Machado e é o primeiro finalista da competição. Os ingressos para a segunda semifinal, que acontece também no Duq na noite de 8 de julho, já estão à venda pela Plataforma Zet.
Foi com sofisticação que a 'Ferrari' da gastronomia curitibana, como sugeriu Andrea Sorgenfrei, head de Pinó em sua introdução à noite de semifinal, recebeu o quinto jantar do The Next Chef. A metáfora faz sentido. Inaugurado em março de 2023, o DUQ rapidamente se consolidou como um dos principais destinos gastronômicos de Curitiba. Sob o comando do chef Felipe Miyake e do sommelier José Vinícius Chupil, o restaurante oferece uma experiência completa, combinando pratos clássicos com toques contemporâneos, ingredientes de alta qualidade e um serviço impecável. Em seu primeiro ano de funcionamento, o DUQ conquistou três títulos no Prêmio Bom Gourmet: Carta de Vinhos, Sommelier do Ano (Chupil) e Chef 5 Estrelas (Miyake).
"Estou muito feliz, acho que tudo que eu pretendia entregar hoje, entreguei", afirmou João Pedro. Para elaborar o menu vencedor, buscou referências em um desenho animado mundialmente conhecido, o Bob Esponja, e a série premiada The Bear (O Urso). Para a entrada, serviu hambúrguer de siri: pão de leite, hambúrguer de siri, emulsão de pimenta cambuci, alface, picles de pepino e ovas de peixe. Como prato principal, gnocchi de batata com ragu de ossobuco e Coca-Cola, em referência à série.
"Pensei em desenho animado porque adoro mangá, anime, a cultura japonesa, mas achei que a galera não iria entender se eu trouxesse algo assim, então pulei para as animações infantis com a ideia do Bob Esponja", conta João Pedro. O hambúrguer de siri é um dos elementos famosos do desenho, preparado pelo personagem. Sobre o prato principal, explicou: "resolvi trazer o The Bear, uma série premiada sobre cozinha. Minha linha foi focar em personagens e trazer isso de forma que o público entendesse". A marca de refrigerantes se inspirou na série para criar uma campanha publicitária veiculada no início deste ano.
O menu de João Pedro superou, na preferência do público - o jurado de toda a competição -, o de José Guilherme Machado. Formado pelo Senac, ele se classificou para a semifinal logo no primeiro jantar do The Next Chef ao vencer João Paulo Ripka. Para os preparados da noite desta segunda, Machado se inspirou nos filmes O Diário de Bridget Jones e Tomates Verdes Fritos para a entrada, de sopa verde: sopa de batata com alho poró e tomates verdes fritos. Já para o prato principal, tomou como referência e inspiração o filme Julie & Julia e preparou moura a bourguignon: copa lombo de porco moura ao molho bourguignon com arroz pilaf.
Disputa equilibrada
"Acho que a disputa foi bem equilibrada", destacou o chef Felipe Miyake. "Deu pra perceber que um tem uma proposta mais contemporânea, outro mais clássico, mas foi uma disputa equilibrada", sustenta. Na visão do chef, Machado é o mais contemporâneo, enquanto Vieira se aproxima da cozinha clássica. "É uma dinâmica diferente, é bacana receber outras pessoas, outras ideologias. É uma experiência única", afirma, sobre receber um dos jantares do The Next Chef.
"Desde o começo do projeto a gente se colocou à disposição", destaca o sommelier José Vinícus Chupil. "Tudo o que incentiva a gastronomiue coloca a cozinha em evidência é sempre bem-vindo. Sempre fomos incentivador. Ficamos felizes de receber as duas semifinais. Acho que trouxe um brilho a essa etapa", avalia
"Foi nossa primeira vez, e foi bem interessante ver de perto ver como funciona um 'reality', ver todo esse suspense, quem fez o que, o que utilizou. Foi uma experiência bem bacana", comemorou Carolina Cavichiolo, do Spaccio Rar. "Foi uma entrega bem interessante".
"Vencemos na nossa votação", complementa Glasielei Pasturczak, também do Spaccio Rar. "A gente conseguiu quase que adivinhar o que estava acontecendo na cozinha", brinca. A empresa foi uma das homologadas na competição e ofereceu insumos para a elaboração dos pratos da primeira semifinal.
Próxima semifinal: 8 de julho
A próxima semifinal, que vai revelar o segundo finalista do The Next Chef, acontece no dia 8 de junho, também no Duq. Na ocasião, o duelo será entre os chefs André Zioli, que venceu o 'xará' André Bergamo, e João Fontoura, que deixou para trás Lucas Coelho. O vencedor enfrenta João Pedro na grande final, em setembro.
André e João terão o desafio de encantar o público com um menu inspirado pelo tema "Cores e formas: seu prato é uma obra de arte - se inspire em grandes pintores e crie pratos surpreendentes para os olhos e o paladar".
O The Next Chef conta com o patrocínio de Romanha Alimentos e Gold Food Service, e parceria de Porcelanas Germer e Aprons Chefwear.