The Next Chef
Com muita emoção! The Next Chef conhece terceiro semifinalista em noite de surpresa
Os compeditores João Fontoura e Lucas Coelho na cozinha do Trinitas durante a terceira etapa do The Next Chef, realizada na noite de segunda-feira (8) Lening Abdala
Faltou luz, mas não emoção. Se a proposta de tema da Romanha Alimentos, uma das patrocinadoras do The Next Chef, para o terceiro jantar da competição do Bom Gourmet era 'Viva a Emoção', teve de sobra. O chef João Fontoura venceu o colega Lucas Coelho na noite desta segunda-feira (8) no Trinitas, no NH Hotels, região central de Curitiba, com direito a queda de energia por quase uma hora no quarteirão do hotel. A falta de luz amplificou sentimentos, expectativas e sensações, e fez da noite algo único e inesquecível.
O público já havia chegado e aguardava as entradas preparadas pelos chefs quando houve queda de energia na região. Enquanto os garçons e a equipe do Trinitas trabalhavam para manter todos bem acomodados, João e Lucas seguiam produzindo na cozinha. Com as panelas no fogo, tudo bem, mas com os itens que estavam em aparelhos elétricos, foi preciso improvisar. Alguns foram levados para serem assados em fornos elétricos em local próximo do hotel.
No salão, os garçons do Trinitas foram rápidos e conseguiram providenciar abajures conectados a tomadas que recebiam energia do gerador do hotel. A luz mais branda trouxe um clima mais intimista ao local, e mesmo sem energia, o atendimento seguiu normalmente, com pequenos atrasos que não atrapalharam o estabelecido para a noite. A energia foi restabelecida pouco antes de serem servidos os dois pratos principais.
Enquanto isso, na cozinha, diante de um adversário maior - a falta de luz - Lucas e João se ajudavam. O foco na competição não se perdeu, mas falou mais alto o desejo de entregar ao público aquilo que ele esperava. O jeito foi unir esforços, lançar mão do que estava disponível mesmo sem eletricidade - Lucas chegou a emprestar panelas para que João pudesse concluir preparos - e elaborar os menus mais criativos e saborosos possíveis. Deu certo. Prova disso foi o resultado apertado, que deu vitória a João. Com 2.395 pontos, venceu seu colega mais experiente por apenas 42 pontos de diferença - o que, pelos critérios estabelecidos para o The Next Chef, significa menos de uma pessoa votando. O jantar foi também o mais bem avaliado entre os três já realizados até então. Nos anteriores, a pontuação máxima chegou a 1.900.
"Acho que por mais que a gente tenha um resultado, foi um grande empate", declarou João ao ser anunciado vencedor da noite e o terceiro semifinalista do The Next Chef. "Antes de falar qualquer coisa, queria agradecer a eles [a equipe do chef Lucas Coelho]. Não teria sido a mesma coisa se não fosse por eles", reafirmou. "Saio daqui alegre, o João é um baita competidor", definiu Lucas. "Estou muito feliz", assumiu.
O menu vencedor de João teve como entrada crespinho de milho e tartar de goiaba. De prato principal, preparou lasanheta de costela com fonduta e demiglace, finalizado com gramolata de pistache. Já Lucas iniciou com pastel de polenta cremosa e queijo 'na banqueta da praça' (em referência ao formato da louça Germer utilizado para servir a entrada) e elaborou, como prato principal, arroz caldoso de cabrito com farofa de bala de banana.
Todo o jantar foi harmonizado com vinhos fornecidos pela adega Grand Cru. Para as entradas, foi servido o italiano Tamari Rosé de Primitivo, do produtor San Marzano, da região de Salento, Puglia. Já para os pratos principais, o serviço contou com o chileno Leyda Reserva Cabernet Sauvignon, do produtor Leyda Wines, do Vale de Leyda. A sobremesa, cortesia do Trinitas, foi pudim de pistache com calda de mirtilos, chocolate trufado e aroma de cardomomo.
Parceria diante do imprevisto
"Eu nunca tinha passado por nada parecido", afirmou Lucas após a divulgação do resultado final. "Acho que a gastronomia traz alguns desafios, mas nunca uma cozinha se luz", conta. Sobre a parceria que surgiu diante do imprevisto, o chef se posiciona: "a gente sempre diz que cozinhar é um ato de amor, então a gente tem de representar isso na hora. Não adianta ficar só discurso e só porque está concorrendo comigo vou deixar ele numa situação ruim. A gente fez uma troca muito interessante, deixei ele cozinhar com as minhas panelas para poder fritar as coisas pra ele".
A vitória dele é merecida porque o sabor que ele construiu é muito melhor do que o que eu fiz, mas estou muito satisfeito, muito feliz com tudo isso. Não tem quase explicação para o que a gente passou hoje. Estou muito feliz, foi muito especial. Levo [do The Next Chef] que todo mundo é capaz de fazer algo novo e fazer algo por alguém. Trago comigo essa bagagem de que é possível, e ainda existem pessoas dispostas ao todo, e não só ao individualismo. É bacana saber que essa piazada de agora tem esse espírito e essa vontade. Foi bem positivo.Chef Lucas Coelho
Mais jovem que Lucas, João segue na competição - ele se tornou o terceiro semifinalista do jogo. A falta de energia, afirma o vencedor, pegou a dupla desprevenida, mas ele analisa a experiência com muito bom humor. "Foi muito engraçado, no começo a gente riu e achou que era só um contratempo. A gente acabou fazendo o começo do serviço sem luz. A cozinha tinha um pouco de luz, mas depois voltou e deu tudo certo. Foi muito bonito, teve muito respeito entre a gente, desde o começo. Antes de tudo a gente fez um serviço muito bonito.
Depois de hoje, a gente está pronto para qualquer coisa, mas eu tiro de lição a calma. Por mais que esteja aquele caos, vê-los me ajudando e ver tudo o que aconteceu me trouxe calma e também companheirismo. Esse jantar leva muito de companheirismo. E dentro da cozinha, o respeito com a profissão.Chef João Fontoura
Para Cesar Kulpa, CEO da Romanha Alimentos, o jantar atendeu perfeitamente o tema proposto pela companhia. "Confesso que fiquei preocupado em um primeiro momento, quando faltou luz", reconhece ao lembrar que uma cozinha de restaurante normalmente também está equipada com instrumentos elétricos. "Mas quando a gente foi recebendo os pratos, a gente se surpreendeu. E o que eu achei mais bonito de tudo, sendo bem honesto, foi a parceria deles. Esse é o grande exemplo. Quando a gente fala de cozinha, fala de momentos, de harmonia. E acho que essa foi a melhor entrega da noite, a parceria deles e a dedicação um para com o outro, pensando no todo".
Para o executivo, quando os chefs se viram desafiados por um fator externo, se uniram para entregar o melhor. "Foi com emoção mesmo", avaliou, entre risos.
"Foi uma noite surpreendente, analisou Ana Amélia Filizola, diretora da Unidade de Jornais da Gazeta do Povo. "Estávamos todos tranquilos, querendo saborear, nos divertindo, ao mesmo tempo preocupados com os chefs e, de repente, tudo muda, tem de se reinventar", constata. Ela destaca também o trabalho em conjunto realizado pelos dois chefs, adversários dentro da competição. "O que eles fizeram hoje mostrou não só capacidade, mas parceria e o poder de entender que o importante é o consumidor final, era entregar o que haviam prometido. E aí, tiro o chapéu para os dois. Gostaria que os dois tivessem ganhado. Tudo isso fez com que a expectativa crescesse e o resultado foi sensacional", destaca.
CEO da Gold Food Service, uma das patrocinadoras da competição, lembra que por estar há tanto tempo no segmento da gastronomia, já viu imprevistos semelhantes acontecerem, e que muitas vezes quem está no salão não faz ideia do que, nesses momentos, acontece na cozinha. "É impressionante como o pessoal tem a criatividade de, vou usar um clichê, trocar o pneu com o carro andando. Às vezes dá uma atrasada no serviço, era de 20 minutos, você espera 30, ou alguma crítica com a temperatura do prato. Mas se você for comparar o resultado da entregar com a dimensão do problema, os caras são ninjas", brinca.
Próximo jantar - explorando o cosmos através do paladar
O próximo jantar, marcado para o dia 13 de maio, tem como tema "Estrelas da gastronomia em uma constelação explorando o cosmos através do paladar", proposto pela Gold Food. Ozeias afirma ter sido surpreendido pelo tema, já que deixou a escolha a cargo dos chefs da companhia. "Eles têm uma visão muito mais ampla do negócio, são dois grandes cozinheiros. Eventualmente um leigo pode pensar algo muito difícil de execução ou muito simples de entrega. A gente não quer isso. A gente quer algo com uma dose de desafio, que seja executável mas que não complique demais a vida", conclui.
O quarto jantar do The Next Chef coloca frente à frente os chefs André Zioli e André Bergamo. Os ingressos já estão à venda pela plataforma Zet.
Além da Romanha Alimentos, o The Next Chef conta com o patrocínio da Gold Food Service e parceria da Porcelanas Germer e Aprons Chefwear. Durante a terceira rodada, também foram parceiros o NH Hotels e a Dinho Distribuidora.