Tendências
San Francisco Baking Institute: saiba tudo sobre a primeira filial fora dos EUA
Se você sempre teve vontade de aprender a fazer pães artesanais, seja para empreender no setor da panificação ou para produzir o próprio alimento, certamente já ouviu falar no padeiro e empresário francês radicado nos Estados Unidos, Michel Suas. Desde 1996, ele comanda o San Francisco Baking Institute, que já formou mais de 10 mil alunos. Um desses tantos pupilos foi o curitibano Eduardo Freire Feliz, que foi promovido a posto de sócio de Suas na primeira filial do SFBI fora dos Estados Unidos. O San Francisco Baking Institute Curitiba também tem a parceria do empresário Marcelo Vosnika, da Moageira Irati.
A escola, que fica anexa ao Lucca Cafés Especiais, no Batel, foi inaugurada oficialmente nesta quarta (9) e já está com matrículas abertas para as primeiras turmas do módulo Panificação Artesanal. Na sequência, abrem turmas para os cursos de viennoiserie, os famosos folhados franceses, como o croissant.
De acordo com Suas, em entrevista ao Bom Gourmet, a escolha de Curitiba para sediar o projeto tem a ver com a aproximação da cidade com a panificação artesanal nos últimos anos. "Curitiba nos faz sentir bem-vindos, tem ótimas pequenas padarias artesanais e, de quebra, está próxima a um projeto super especial de produção de farinha de trigo de qualidade", justifica. Outro motivo, é claro, é a afeição e respeito que o francês tem por Eduardo, um verdadeiro apaixonado pelo mundo dos pães.
Para Eduardo, a oportunidade de virar sócio em um projeto com tanta identidade com a paixão pela panificação, é motivo de orgulho. "É um reconhecimento ao meio respeito à comunidade dos padeiros e à cadeia produtiva. O Michel quer que todos comam um bom pão e temos isso em comum", diz.
E o bom produto, é claro, passa pela qualidade dos insumos. É aí que entra a expertise de Marcelo Vosnika, à frente do projeto do trigo de origem, que trabalha com a segregação dos grãos para a seleção daqueles mais adequados à produção da farinha usada na panificação artesanal. "Nosso diálogo com o projeto está na preocupação na qualidade final do pão, que passa pelo cuidado com a matéria-prima", afirma André Machado, diretor de marketing da Moageira Irati.
Diferenciais
A filial do SFBI em Curitiba, com projeto assinado pela arquiteta Maria Elisa Kumm, fica em um espaço de 363 m2, dividido em dois pisos: no térreo está a área de trabalho, com as bancadas e os equipamentos importados, que incluem refrigeradores e fornos de última geração, assim como batedores de massa, fundamentais em uma cozinha profissional. No segundo piso, com elevador de acesso, há uma sala de aula para o conteúdo teórico e fica, também, a área administrativa. O investimento total no projeto foi de U$ 600 mil, para deixar o local no padrão da matriz californiana.
Afinal, a ideia é seguir a mesma linha educacional criada por Suas, com instrutores especialistas em suas áreas e vivências, com ênfase nas técnicas e valores da panificação artesanal. No módulo de Panificação Artesanal, o primeiro que será ministrado, o aprendizado começa pelo essencial para misturar, fermentar, modelar e assar pão. Depois, entram em cena a matemática do padeiro, compreensão da seleção e função dos ingredientes, diferentes tipos de batidas e acompanhamento da fermentação. Por fim, os alunos vão aprender sobre a tecnologia da farinha e entender processos como moagem, mistura, fermentação e assamento.
Confira a programação do San Francisco Baking Institute de Curitiba
Panificação Artesanal I: Abordagem Sistemática para Pão
Turmas: 25 a 29 de abril; 9 a 13 de maio e 23 a 27 de maio
Vagas: 12 em cada uma das três turmas
Quando: de segunda a sexta, das 9h às 18h
Quanto: R$4.800,00 (parcelado no cartão)
Onde: Alameda Presidente Taunay, 70 - Batel - Curitiba, ao lado do Lucca Lab
Mais informações: @sfbakinginstitutebr
Vagas: 12 em cada uma das três turmas
Quando: de segunda a sexta, das 9h às 18h
Quanto: R$4.800,00 (parcelado no cartão)
Onde: Alameda Presidente Taunay, 70 - Batel - Curitiba, ao lado do Lucca Lab
Mais informações: @sfbakinginstitutebr