Tendências
Paulista leva título de melhor bartender do Brasil em 2022 e curitibano fica em 3º lugar
O jovem paulista Vinícius Demian, de 24 anos, conquistou o título de melhor bartender do Brasil em 2022 na etapa nacional do World Class Competition, realizado no final da tarde desta terça (21), em São Paulo. Ele vai representar o país na final internacional que será realizada em setembro, na Austrália.
Integrante do time do Santana Bar, no bairro de Pinheiros, Demian teve que preparar seis coquetéis em seis minutos no desafio do Speed Challenge, e escolher um deles para apresentar aos jurados. Na seleção do jovem, estavam preparos de Daiquiri, Dry Martini, Mint Julep, Caipiroska, Rust Nail e o clássico Old Fashioned – o selecionado para o crivo do júri.
Para ele, ser escolhido o melhor bartender do
Brasil foi algo inesperado, já que esta foi a segunda participação no World
Class, sendo a primeira como finalista da competição.
Brasil foi algo inesperado, já que esta foi a segunda participação no World
Class, sendo a primeira como finalista da competição.
“Não esperava ganhar o prêmio tão cedo. Quero ser um brasileiro na final levando um lado de juventude, uma visão um pouco mais contemporânea até, representando as cores do meu país”, conta.
O time de jurados foi formado pelos profissionais Adriana Pino, Diogo Sevilio, Gabriel Santana, Kennedy Nascimento, Laércio Zulu e Marquinhos Félix, que ainda atuam ou já atuaram em bares no passado. E o público presente na final também participou da escolha, votando no bartender que mais empolgou durante o preparo.
Como prêmio, Vinícius ganha um troféu e a viagem
para participar da final mundial do World Class Competition entre os dias 10 e
15 de setembro em Sidney, na Austrália.
para participar da final mundial do World Class Competition entre os dias 10 e
15 de setembro em Sidney, na Austrália.
Final disputada
O pódio dos melhores bartenders do Brasil entre os finalistas ficou formado por Nicola Bara (Restaurante Arataca, Rio de Janeiro-RJ), Ariel Todeschini (Royalty Café, Curitiba-PR) e Michell Agnes (Vian Ipanema, Rio de Janeiro-RJ).
Além deles, também foram à final os bartenders Gabriel Bueno (Astro Lab, Curitiba-PR) Jonatan Reis (Cubo Bar, São Paulo-SP), Rodolfo “Bob” Ferreira (Caledonia Whisky & Co, São Paulo-SP), Bárbara Calheiras (Primo Pobre Bar,Brasília-DF), Gustavo Guedes (Southside, Brasília-DF), Karla Cardoso (Aquarius Marista, Goiânia-GO) e Marco Ruiz Junior (Amiiici, Sorocaba-SP).
A seletiva da etapa nacional do World Class Competition contou com 275 bartenders de 19 estados brasileiros – que se inscreveram ainda em outubro de 2021.
*com informações de Giulia Marini e Paulo Scalabrin, em colaboração para o Bom Gourmet.