Thumbnail

Drinks sem álcool do 360Bar: exigência de um mercado crescente.

Tendências

Bebidas sem álcool são tendência e lançam desafios ao mercado

Caroline Olinda
15/05/2022 15:37
Um mercado crescente. Eis o setor de bebidas sem álcool ou de baixo teor alcoólico. Impulsionado pelas cervejas sem álcool, o segmento teve um crescimento de 6% em 2021 e uma participação de 3,5% na indústria de bebidas.
A perspectiva é que até 2025 o setor tenha um crescimento anual de 8%. Os dados são da IWSR, importante órgão de pesquisa sobre tendências para o mercado mundial de bebidas.
Os números refletem um movimento que se intensificou nesses dois anos de pandemia de Covid-19: o de pessoas mais atentas ao seu consumo de álcool. O chamado mindful drinking .
São pessoas que buscam uma relação mais saudável com o álcool, mas que não pretendem parar totalmente de beber. Ao mesmo tempo, esse público deseja participar igualmente dos rituais sociais a que um drink, uma taça de vinho ou mesmo um copo de cerveja acabam associados.

Movimento de bebidas sem álcool é sobre moderação

No fim, é mais sobre moderação do que sobre restrição. Ainda de acordo com pesquisa da IWSR, entre os consumidores de bebidas sem álcool ou de baixo teor alcoólico, apenas 17% afirmam ter feito a escolha porque desejam evitar completamente a bebida alcoólica em suas vidas.
A loja The Other Bottl é uma empresa on-line especializada em bebidas sem álcool.
A loja The Other Bottl é uma empresa on-line especializada em bebidas sem álcool.
"O álcool é exclusivo, no sentido de que ele exclui. Esse movimento, por sua vez, é inclusivo. Todo mundo pode beber: grávidas, atletas, pessoas que estão completamente sóbrias. Todos estão incluídos quando falamos de bebidas sem álcool", diz a empresária Franciele Silva.
Curitibana radicada em Portugal, Franciele e a sócia Nadja Baldaconi montaram uma adega on-line. A The Other Bottl é especializada em bebidas sem álcool e conta hoje com cerca de 40 rótulos diferentes. Entre as opções, há cervejas, gins, vinhos, espumantes e destilados botânicos. Em sua maioria, são bebidas de marcas menores, garimpadas por Nadja.
"Nós, como consumidores, queremos ter a mesma experiência de quem está bebendo um drink com álcool ou uma taça de vinho, por exemplo. Inclusive em relação à complexidade de sabor da bebida. E é incrível o que a indústria está fazendo em relação a ingredientes e complexidade de sabores", afirma Franciele.
Nos últimos anos, marcas consagradas como as de gin Tanqueray e Gordon's, e de vermute Martini, lançaram versões de bebida sem álcool. Em 2019, a gigante de bebidas Diageo comprou participação na destilaria Seedlip, do britânico Ben Branson. A bebida foi criada em 2015 por Branson, baseado na arte da destilação, e se trata de destilado botânico sem álcool.

Demanda do público por bebidas sem álcool é desafio para mixologistas

A mixologista e pesquisadora Néli Pereira enxerga esse movimento da indústria como uma resposta à demanda gerada pelo público. Essa resposta, afirma Néli, também se reflete na carta de bebidas e drinks de bares e restaurantes. Na avaliação dela, é inimaginável hoje uma carta de coquetéis em que não haja pelo menos uma opção sem álcool.
Neste sentido, está posto aí um desafio aos mixologistas. Trabalhar sem a potencia da bebida alcoólica e ainda assim garantir um drink saboroso e marcante. No Brasil, o desafio ainda é maior, uma vez que o acesso ás versões não-alcoólica de algumas bebidas famosas ainda é limitado.
Mas isso, obviamente, não é um impeditivo para criar bons coquetéis sem álcool. Para a composição de drinks não-alcoólicos, Néli sugeri apostar em ingredientes potentes como gengibre, cúrcuma e nos sabores de cascas e ervas.
"Quem diz que um drink sem álcool é sem graça não sabe trabalhar. Porque o mixologista trabalha com sabores não com bebidas [...] (Dizer isso) seria o mesmo que dizer que a cozinha vegetariana é sem graça porque não tem carne", afirma.

Ameixa e suco de limão-siciliano para drink sem álcool

Foi pensando nessa construção de sabores que o mixologista José Augusto Waiger construiu a carta de drinks do Ninna Cozinha, novo restaurante do grupo Obst. Waiger conta que para tanto fez um profundo estudo sobre a construção dos sabores de bebidas, como gin, vermute e whisky.
"São técnicas precisas que estamos aplicando aqui. O whisky, por exemplo, é um destilado de cevada, mas ele tem mais complexidade. Tem o caramelo que ele extrai da madeira, tem o defumada da turfa, tem notas de chocolate. Então nós pegamos todos esses componente e tiramos o álcool", explica Waiger, que compartilhou com o Bom Gourmet uma de suas receitas.
Também de olho no mercado sem álcool, o 360Bar compôs uma carta de drinks não-alcoólicos. Com duas operações em Curitiba, uma no Mercado Sal e outra no Shopping Estação, o 360Bar tem cinco diferentes coqueteis nesse estilo.
O mais vendido é o Plum Soda, que leva xarope de ameixa e suco de limão-siciliano -- você pode conferir a receita no final dessa matéria. Outros sabores de xaropes naturais e especiarias, como canela e gengibre, compõem os demais drinks sem álcool.
Dono da rede especializada em coquetéis, o empresário Cezar Prado fala que a ideia da carta sem álcool atende a uma demanda do público. Ele calcula que vende cerca de sete drinks não alcoólico por dia em suas operações. "O público feminino e pessoas que têm uma preocupação com a saúde são os principais consumidores desse tipo de drink. Eles buscam o sabor e a sensação de estar com um drink, participando de uma confraternização. E isso também é inclusivo."
  • 70ml de xarope de ameixa
  • 30ml de suco de limão siciliano
  • E completa com água com gás
  • Gelo
  1. Misture o xarope de ameixa, o suco de limão e o gelo num copo longo
  2. Complete com água com gás.
Drink Entardecer: criação de José Augusto Swaiger.
Drink Entardecer: criação de José Augusto Swaiger.
  • 120ml de suco de maçã
  • 39ml de suco de limão
  • 30ml de xarope de açúcar
  • Gelo
  • ½ colher de café de matcha
  1. Em uma coqueteleira, coloque todos os ingredientes: o suco de maçã, o
    suco de limão, o xarope de açúcar e o matcha.
  2. Adicione bastante gelo e bata bem para misturar tudo, em seguida coe o coquetel para um copo longo com gelo também -- isso vai
    manter ele gelado por muito mais tempo.
  3. Para decorar, você pode colocar uma fatia de laranja baía ou toranja para dar um contraste de cor.
  4. Por fim, coloque um canudo para beber seu coquetel e ajudar na mistura do matcha no seu drink.