Tendências
Chef de Curitiba é o representante do Paraná em reality de gastronomia da Globo
O chef Danilo Takigawa, ex- Bobardí e Manu, é o representante do Paraná na terceira temporada do programa Mestre do Sabor, que entrou no ar nesta quinta- feira (6) na RPC/Rede Globo. Nascido em Presidente Prudente, mas radicado em Curitiba, ele entrou no time do chef Rafa Costa e Silva, que comanda a cozinha do premiado Lasai, do Rio de Janeiro. A partir de agora, os 18 chefs selecionados partem para as provas em equipe, que começam na próxima quinta (13). No ano passado, a chef Claudia Krauspenhar (K.SA) e a chef Mari Schurt representaram o Paraná na competição.
O prato que garantiu a entrada de Danilo na disputa mostrou toda a criatividade que marca a carreira do chef. Ele mesclou a culinária japonesa a ingredientes brasileiros para preparar o porco no missô e tucupi, com alho-poró, cogumelos e arroz negro. O uso do Tucupi no preparo chamou a atenção do chef Claude Troisgros, que comanda a atração.
"O porco traz uma referência da minha avó, Sueli, que costumava prepará-lo. Para fazer o prato, foquei na comida que gosto de fazer, com base oriental, mas com uso de ingredientes brasileiros. Por isso escolhi o tucupi para dar acidez ao prato, no lugar, por exemplo, do limão", explicou o chef em entrevista exclusiva ao Bom Gourmet.
Outro ingrediente que chamou a atenção na receita foi o alho-poró, cuidadosamente glaceado e finalizado com arroz negro crocante e cogumelos. "Gosto de usar vegetais nos meus preparos, que têm flexibilidade e permitem deixar a criatividade aflorar". Aliás, essa afeição ao grupo de ingredientes foi decisivo na escolha do chef Rafael Costa e Silva como mentor na disputa com a chef carioca Kátia Barbosa, que também o queria na equipe. "Gosto do estilo e técnicas dele, que se aproximam do que eu faço na cozinha".
No início do ano passado, o chef oficializou sua saída do Bobardí, onde deixou a sua marca com altas doses de experimentações e criatividade. O desafio era assumir o Ella, restaurante da premiada paranaense Manu Buffara em Nova York. Com a chegada da pandemia, a casa na Big Apple ainda não foi inaugurada, o que deve acontecer em março de 2022, segundo a chef Manu. Por ora, Danilo segue em carreira solo, investindo em projetos para o futuro. "Ainda não posso dar detalhes, mas é algo que vou tocar aqui, em Curitiba".
O desenrolar vai depender, é claro, dos desdobramentos do reality, cuja final está agendada para o final de julho. No ano passado, ele já havia sido convidado para participar do reality de gastronomia, mas foi apenas nessa temporada que aceitou o desafio. "É uma loucura cozinhar em um estúdio de TV, conversar no meio dos processos... Mas é muito bacana. Um grande aprendizado".
Danilo é formado em administração, mas quando começou a trabalhar na área, percebeu logo que não seguiria carreira. O gosto pela comida o fez se inscrever no curso de gastronomia do Centro Europeu, em Curitiba. "No terceiro dia de aula bati na porta da Manu Buffara, que me deu a chance de fazer um teste. Acabei ficando e um novo mundo se revelou. Ela me adotou", brinca Danilo.
Com a tutora, o chef teve oportunidade de construir um amplo repertório, incluindo viagens gastronômicas pelo Brasil e pelo mundo. "Tive oportunidades de cozinhar em vários lugares e aprender muito em outros restaurantes que são referência. Cheguei, inclusive, a ficar um mês no premiado Central (do chef peruano Virgílio Martínez). Ela é como uma madrinha para mim". A premiada chef devolve o carinho. "Ele vai fazer voo solo e estou sempre na torcida por ele".