Thumbnail

Bom Gourmet

Tempo ajuda e Vinada Cultural leva milhares de pessoas à Praça Afonso Botelho

Sandro Moser
29/07/2017 18:04
Vinada Cultural em 2017. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Vinada Cultural em 2017. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Dentro do coração das pessoas e do calendário de festas da cidade. Foi assim que a Vinada Cultural chegou a sua quinta edição neste sábado (29) na praça Afonso Botelho, em frente à Arena da Baixada.
Milhares de pessoas aproveitaram a ensolarada tarde de sábado para cumprir o curitibaníssimo dever de comer um belo pão com vina e curtir com a família e amigos as muitas atrações da festa.
Esquecer das confusões da política e da economia nacionais foi o que motivou o advogado Fábio Bana a levar a pequena Manuela na Vinada Cultural. “O sábado está maravilhoso e a coisa que eu mais gosto na vida é ficar com ela, então fica perfeito. Todo o resto vai pra longe”. Manuela tem um jeito peculiar de comer o seu cachorro-quente. Dispensa o pão e come a vina como se fosse um picolé.
O casal Juan Carlos e Márcia Xenu conta que nunca perdeu uma Vinada Cultural, desde a primeira edição em 2013. “A gente veio em todas. Somos de Santa Felicidade e assim que a gente sabe que vai acontecer nos programamos. Isso aqui é muito gostoso”.
Desde o ano passado,  a festa do cachorro-quente é realizada na praça Afonso Botelho. Revitalizado, o espaço público tem o tamanho certo para abrigar o evento.  Quem agradece são os “cachorreiros” que frequentam a praça diariamente.  A Vinada se torna um “dia de gala” para seus cãezinhos.
“A gente sempre traz a Tess e a Maya aqui. Hoje elas ficam mais alvoroçadas por causa do cheiro das salsichas. Mas elas já ganharam a delas, a agora é nossa vez” , disse Luiza Gomes que veio acompanhada de sua irmã Fernanda.
Rock e liberdade
Mas não é só o cachorro-quente que atrai as pessoas para a festa. Com de costume, houve uma variada programação musical com bandas de rock na Vinada. Muita gente foi curtir a banda Dinamite Combo Soul, como o casal André Mod e Jovine Fernandes.
“A gente veio ouvir um som, Muito bom usar a praça para dar música boa para o povo. Deveria ser sempre assim” disse André.
Mas talvez ninguém tenha aproveitado tão bem como o “paizão” Fábio Peruzzo e as suas duas filhas Nicole e Beatriz que se esparramaram no gramado da praça.
“Estamos do jeito que pedimos pra Deus. Comendo e ouvindo musica num sábado de sol. Bem na boa, aproveitando”.
Namorada de Fábio, Andreia Sanches filosofa sobre a importância destes momentos de convívio público e liberdade para a educação das crianças.
“Este é o jeito certo de viver em sociedade. Junto e livre. Todo mundo tem seus problemas, mas a gente tem que viver bem. São estas pequenas coisas que nos fazem bem, que fazem a vida valer a pena”.
O evento contou com dez dogueiros de Curitiba, que venderam cachorro-quente a preço fixo de R$ 10: Au-au, Benassi, Cachorro Loko, Dogão da Tiradentes, Estação Hot Dog, Green Dog, Herculano, Le Pinguê, Senhor Garibaldi e Yodel. Entre os doces, havia opções d´O Famoso Brigadeiro e do Cheesecake a Wish. Para beber, o Hop’n Roll trouxe diversos chopes e o restaurante Pata Negra ofereceu quentão e clericot.
Veja mais fotos da Vinada Cultural 2017

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail