Bom Gourmet

TAJ lança experiência sensorial para tornar o whisky acessível a todos

Bom Gourmet
10/07/2025 17:55
Thumbnail

O TAJ Curitiba apresenta uma jornada sensorial de whisky acessível com 130 rótulos, livreto explicativo, kit sensorial e harmonização com pratos. Crédito: Kau Bechtloff/Divulgação.

O consumo de whisky no Brasil tem crescido de forma expressiva nos últimos anos, impulsionado pelo interesse dos consumidores por bebidas premium e experiências de degustação mais sofisticadas. O recente reconhecimento da Indicação Geográfica (IG) do whisky escocês no seu país de origem, em junho de 2024, que assegura a autenticidade e a qualidade dos produtos comercializados, pode contribuir ainda mais para este significativo aumento na procura pela bebida.
Segundo estimativa do Ministério de Negócios e Comércio do Reino Unido, a medida pode injetar cerca de R$ 180 milhões na economia brasileira nos próximos cinco anos, ao facilitar a importação e ampliar a variedade de rótulos disponíveis. Paralelamente, dados da ata Bridge Market Research apontam que o mercado nacional deve alcançar US$ 98,48 bilhões até 2031, com taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 5,56 % entre 2024 e 2031.
Atento a essa demanda, o TAJ Curitiba inaugurou no início de julho uma proposta inédita: uma jornada sensorial, autodidata e acessível que eleva a cultura do whisky a um novo patamar. A casa convida o público a explorar as muitas camadas aromáticas, do defumado sutil às notas de caramelo e frutas secas, e o sabor sem depender da presença constante de sommeliers.
O cliente escolhe um flight (régua) com três doses de 25 ml, cada uma cuidadosamente ordenada para ressaltar contrastes e semelhanças. Acompanham a seleção um livreto com informações sobre como degustar e cards com as origens e características de cada rótulo. Um QR Code oferece acesso a conteúdo extra sobre processos de produção, regiões produtoras e curiosidades do universo do whisky.
Para tornar a experiência ainda mais rica, o TAJ inclui um kit sensorial com água mineral em conta‑gotas, para “despertar” nuances aromáticas, grãos de café para limpar o olfato, lascas de maçã verde e biscoito neutro para neutralizar o paladar, e até uma lupa para garantir a leitura perfeita do visual de cada rótulos. Essa dinâmica autodidata torna a imersão educativa e envolvente.
A idealização e curadoria ficaram a cargo de Pablo Moya, bartender e sócio da Nib Bebidas. Após liderar diversas iniciativas criativas no TAJ ao longo dos anos, ele mergulhou de vez no universo do whisky com o objetivo de torná‑lo mais acessível, didático e instigante. Foi aí que nasceu sua metodologia autodidata: um roteiro de provas que educa sem intimidar, apoiado no equilíbrio entre sofisticação e simplicidade. Para ele, com as ferramentas certas, qualquer pessoa pode entender, experimentar e se apaixonar pela bebida.
Inspirado na cultura indo‑asiática, o TAJ Curitiba é hoje um dos bares mais premiados do país. Sua gastronomia contemporânea, que vai de sushis delicados a massas artesanais, convive em harmonia com uma carta de drinks autorais e uma seleção de vinhos refinados. Agora, o bar ostenta uma das maiores cartas de whisky do Brasil, com 130 rótulos que incluem single malts, blendeds, expressões americanas, japonesas, brasileiras e irlandesas, além de edições raras e exclusivas disponíveis para compra em loja própria.
Mais do que uma simples degustação, a experiência no TAJ Curitiba transforma cada gole em descoberta sensorial. Para harmonizar, o cliente pode escolher pratos pensados para realçar as nuances de cada whisky. Detalhes sobre horários, reservas e novas edições de rótulos estão disponíveis no perfil do TAJ Curitiba no Instagram.