Suas Receitas com Erasto Gaertner
Bolo mais saudável? Confira recomendações da nutricionista
Pré-aqueça o forno e unte a travessa. Logo mais, o aroma de bolo tomará conta da casa e a família nem vai perceber que o quitute, além de delicioso, está mais saudável. Isso porque alguns ingredientes, como a farinha de trigo e o açúcar refinados, saíram de cena ou receberam reforço de opções mais nutritivas. A nutricionista Rebeca Elbert, do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Erasto Gaertner, ensina como tornar uma receita de bolo mais saudável.
Em seu dia a dia, a especialista orienta pacientes em tratamento contra o câncer, mostrando que a alimentação é parte essencial do protocolo de recuperação. A prática é abordada diariamente pelo Erasto Gaertner e compõe o trabalho multidisciplinar que é singular à instituição.
Ao longo dos anos, o hospital tornou-se um centro de excelência em diagnóstico, tratamento, prevenção, ensino e pesquisa na área da oncologia. Atualmente, é o maior Cancer Center do Paraná, referência no Sul do Brasil.
"Gosto de reforçar com os meus pacientes para que eles entendam que não existem alimentos proibidos, mas existem alguns que devem ser consumidos em momentos especiais, como comemorações e momentos afetivos com amigos e família".Rebeca Elbert, nutricionista do Hospital Erasto Gaertner
Segundo ela, a chave está no equilíbrio. "Só precisamos praticar e aprender a cozinhar para que as preparações saudáveis também se tornem prazerosas".
Recomendações da nutricionista do Hospital Erasto Gaertner para um bolo mais saudável:
Farinha de trigo branca: pode ser substituída parcial ou integralmente por farinha de trigo integral, farinha de aveia, de amêndoas ou de coco. "Essas opções acrescentam fibras e micronutrientes ao bolo, reduzindo o índice glicêmico da preparação e aumentando a saciedade ao consumo", explica Rebeca.
Porém, ao substituir totalmente a farinha branca talvez seja necessário ajustar os outros ingredientes, pensando na textura e no resultado final.
Vale lembrar, também, que nem sempre a substituição total da farinha de trigo tornará o preparo mais saudável. A farinha de amêndoas, por ser mais gordurosa, pode deixar o bolo pesado, por exemplo. Isso pode ser corrigido ao adicionar claras em neve, que trazem aeração à massa. Por outro lado, o teor calórico é quase dobrado em relação à farinha de trigo. O jeito é fazer testes até chegar ao gosto do freguês.
Açúcar refinado: a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo diário máximo de açúcar seja em torno de 25 a 50 gramas para uma pessoa adulta.
Essa quantidade vale para os alimentos com açúcar adicionado no momento do consumo, como um cafezinho, e também para aqueles que contam com o ingrediente em sua composição, de frutas e bolos a produtos industrializados.
O lado bom é que, assim como a farinha branca, ele pode ser substituído parcial ou integralmente na receita de bolo.
Entram aí as frutas maduras, como bananas, uvas passas, maçãs ou tâmaras, batidas com a massa. "Além de adoçar, essas frutas aumentam o aporte de fibras e micronutrientes, como vitaminas e minerais", diz a nutricionista.
Outra opção é reduzir a quantidade original de açúcar refinado da receita ou substituir o ingrediente por açúcar de coco e mel. Contudo, vale lembrar que esses também são fontes de calorias e por isso não devem ser usados em excesso.
Entre os adoçantes naturais estão xilitol, eritritol e estévia. Mas também há ressalvas na substituição. A nutricionista reforça que, apesar de reduzirem o valor calórico da receita, adoçantes devem ser utilizados moderadamente.
Óleo vegetal: muitas vezes, pode ser reduzido em quantidade sem prejuízos na textura e no sabor da receita. Faça o teste e adicione ingredientes úmidos à massa do bolo, como banana amassada ou iogurte natural.
Outra dica é trocar o óleo por azeite de oliva e óleo de coco, mas sem excessos. Afinal, esse último também é uma gordura saturada. De acordo com Rebeca, o azeite de oliva, especialmente o extravirgem, é uma excelente opção tanto para cozimento em fogo baixo, para refogar alimentos e temperos, quanto para uso a frio.
"Ele possui ação antioxidante, anti-inflamatória e tem efeitos benéficos já associados por diversos estudos à prevenção do câncer e outras doenças crônicas como o Alzheimer", explica.
Acrescente ingredientes nutritivos: eles tornam a receita de bolo mais saudável e também mais rica em nutrientes e compostos bioativos, explica a nutricionista. Entram nesse grupo especiarias, frutas, sementes e oleaginosas.
"Sementes como linhaça, gergelim, chia, de girassol e de abóbora, e as oleaginosas como castanha do Pará, castanha de caju, amêndoas e nozes são ricas em minerais como zinco, ferro e magnésio. Além disso, são fontes de vitaminas, como a vitamina E, fibras e gorduras saudáveis importantes para a nossa saúde", diz Rebeca.
Você no Prêmio Bom Gourmet 2024! Sua receita de bolo mais saudável pode te levar para a maior premiação de gastronomia do Sul do Brasil
Todo mundo tem uma receita que é sua assinatura. Aquela que, de tantas vezes feita, pode ser preparada de olhos fechados; que toda a família sabe que ninguém faz igual. Risoto de pinhão, torta de banana, farofa de cenoura. Seja qual for o prato que te dá orgulho de preparar, ele agora pode levar você ao palco do Prêmio Bom Gourmet 2024.
Gerações que Previnem: Suas Receitas com Erasto Gaertner é um concurso realizado pelo Bom Gourmet em parceria com o Hospital Erasto Gaertner. Para participar, basta nos enviar uma receita sua que, além de saborosa, também ajude a promover saúde.
Do lado de cá, compartilharemos dicas de como unir esses dois conceitos - apostar na sazonalidade dos alimentos e na sua regionalidade, por exemplo, são algumas delas. Fácil, né?
Entre as receitas inscritas até o dia 28 de julho, a equipe do Bom Gourmet selecionará cinco que serão testadas e avaliadas por um júri técnico. Se a sua receita for eleita a melhor, prepare-se para subir ao palco da maior premiação gastronômica do Sul do Brasil no dia 26 de agosto!
O Prêmio Bom Gourmet 2024 é apresentado pela Gold Food Service, patrocinado pela Tramontina, Porto a Porto e Romanha e tem apoio de Grafin e Ceratti. A fase Especialidades do Prêmio Bom Gourmet 2024 é oferecida pela Gaslog, também patrocinadora do Prêmio.