Bom Gourmet
"Sonho, loucura, alegria e realização". Chef Claudia Krauspenhar fala sobre os 5 anos do K.sa
A chef Claudia Kaspenhar, que comemora na noite desta terça-feira os cinco anos do restaurante K.sa. divulgação
A Chef 5 Estrelas Claudia Krauspenhar comemora nesta terça-feira (7) cinco anos do seu K.sa, inaugurado no início de 2019. Para marcar a data, convidou as chefs Manu Buffara, do Manu, e Roberta Sudbrack, que traz no currículo o trabalho como cozinheira oficial do Palácio da Alvorada no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso ao longo dos dois mandatos.
A seis mãos, as chefs preparam um menu exclusivo para a ocasião. Leia mais sobre a programação e o menu da noite na coluna Panela do Anacreon, de Anacreon de Téos, em que o colunista conta também a história do restaurante.
Aproveitando o momento, Bom Gourmet bateu um papo com Claudia para ouvir mais sobre sua história à frente do K.sa e o que o futuro reserva a ela e ao estabelecimento.
Bom Gourmet: Qual sua lembrança mais viva do primeiro dia do K.sa, após ter adquirido a parte dos seus sócios e se ver em um 'voo solo'?
A lembrança mais especial que eu tenho foi quando a gente terminou, em cima do horário, toda a limpeza para arrumar o salão para abrir as portas. Eu não acompanhei esse finalzinho, porque eu estava na cozinha. Então, me lembro de chegar no salão e ver tudo montado, as flores em cima das mesas, as velas acesas, as taças. Era uma luz, um brilho... Foi a realização de um sonho que eu nem sabia que tinha. Foi maravilhoso. Lembro muito das cores, da luz, dessa energia. Foi muito especial.
Bom Gourmet: Você inaugurou o K.sa em janeiro de 2019. Pouco mais de um ano depois, veio a pandemia. Como foi encarar aquele momento e que lições conseguiu tirar de um período tão difícil?
Realmente, a pandemia foi um momento único na vida detodos nos. Tinha acabado de abrir o restaurante, porque um ano é praticamente nada nesse tipo de negócio. E ainda estava com empréstimo gigantesco para pagar, tinha todas as contas da reforma. Não tinha um caixa substancioso que conseguisse segurar por muito tempo a operação. Mas a gente arregaçou as mangas. Tive apoio da minha equipe maravilhosa, a gente colocou o delivery para funcionar. E, de verdade, eu não sei como mas deu tudo certo, a gente conseguiu passar por isso, e realmente, isso ensinou muito para nós em termos de gestão, cuidado com as pessoas, com a equipe. Foi um aprendizado único. Infelizmente foi doloroso, mas foi um momento que a gente teve possibilidade de aprender muita coisa e tirar lições para nunca mais passar por isso.
Bom Gourmet: Para as comemorações deste ano, você convidou as chefs Roberta Sudbrack e Manu Buffara. Por que optou por convidá-las? De que maneira elas influenciam seu trabalho?
A Roberta foi a primeira chefe que eu comecei a acompanhar, porque eu sempre gostei de cozinha, de cozinhar, mas antes de eu pensar em fazer isso profissionalmente, eu cursava direito, morava em Foz do Iguaçu, gastronomia não era uma coisa que eu pensava em faze profissionalmente para o resto da vida. Mas eu consumia muitas revistas que não eram nem especializadas em gastronomia, eram de casa, que tinham cadernos de gastronomia. Aí vi uma reportagem sobre a Roberta Sudbrack, na época ela estava assumindo a cozinha do Palácio da Alvorada no governo Fernando Henrique, e aquilo foi impactante. Achei aquela mulher tão de vanguarda, inovadora, inspiradora, e passei a acompanhar a carreira dela. Foi a primeira chefe que me despertou isso, antes mesmo de escolher essa profissão. Não poderia ter sido outra pessoa senão ela para estar nesse jantar dos cinco anos do restaurante.
E a Manu, todo mundo sabe da nossa amizade, da nossa relação pessoal, mas independentemente disso, ela é uma inspiração para mim, por estar fora de Curitiba, por ter aberto aqui um caminho de fine dining fora do eixo Rio-São Paulo e ter conquistado não só o Brasil, mas o mundo. Eu sou prova disso, acompanho ela em viagens fora do país e sei o quanto ela é reconhecida lá fora, então não tinha como não estar presente nesse jantar de comemoração do aniversário. Ela me ajuda muito, desde o começo me deu a mão, me levou para o mundo, me apresentou para chefes que eu era fã que nem imaginava conhecer. Ela é uma irmã para mim. Ela e a Roberta são a representação máxima das pessoas que me inspiraram. Foi fácil escolhê-las.
Bom Gourmet: Se você pudesse resumir a trajetória do K.sa nesses cinco anos, que palavras vêm à sua mente?
Sonho (risos), loucura, medo (risos), noites em claro, alegria, festa, comemoração, muita felicidade e realização.
Bom Gourmet: O que os clientes do K.sa podem esperar para o futuro da casa?
O que os nossos clientes podem esperar daqui para frente é que a gente mantenha essa energia, essa vocação de bem receber, de servir com muita alegria com muito amor, cuidando sempre de todos os detalhes e fazendo com que nossos clientes se sintam realmente em casa, sabendo que todos os dias nós fazemos o melhor para eles.
Restaurante K.Sa
Rua Fernando Simas, 260 - Bigorrilho
Reservas fone e WhatsApp: (41) 3225-3444
Instagram: @k.sarestaurante