Bom Gourmet
Ouvir, agir e medir resultados: sócio do Grupo Trigo dá dicas de como aproveitar ao máximo a opinião do cliente
empresário Michel Jager, sócio e responsável pela área de novos negócios do Grupo Trigo, durante o Foodco. Experience, nesta segunda-feira (3). Cinthia Scheffer
A centralidade no cliente é uma das chaves que mudam a cultura e mentalidade e impactam de fato o resultado de um empreendimento gastronômico na visão do empresário Michel Jager, sócio e responsável pela área de novos negócios do Grupo Trigo. Para isso, no entanto, ele diz que é fundamental passar pelo ciclo completo de aprendizado: ouvir, analisar possibilidades, criar um plano de ação e mensurar resultados.
“Não dá mais para simplesmente dar uma resposta protocolar para um cliente que reclama porque seu pedido demorou ou chegou errado. Você precisa acolher o feedback, trazê-lo de forma positiva para dentro de casa e gerar processos para que os problemas não voltem a acontecer.” Jager esteve em Curitiba hoje para participar da primeira edição de 2025 do FoodCo. Experience, evento para restaurantes e líderes de operações gastronômicas.
O Grupo Trigo é uma das maiores holdings do setor alimentício do país, com mais de 700 lojas, a maioria delas operando em modelo de franquia, de marcas como Spoleto, China in box, Koni e Gendai.
Para o executivo, a melhor maneira de aumentar o faturamento de uma empresa é não perder cliente. “O óbvio é pensar em trazer novos clientes. Mas é essencial não perder aqueles que você já tem. Todo dia vai ter alguém novo no seu restaurante. E você precisa focar em cuidar de quem já está se prestigiando”, sugere.
Para o executivo, a melhor maneira de aumentar o faturamento de uma empresa é não perder cliente. “O óbvio é pensar em trazer novos clientes. Mas é essencial não perder aqueles que você já tem. Todo dia vai ter alguém novo no seu restaurante. E você precisa focar em cuidar de quem já está se prestigiando”, sugere.
Pesquisa
Durante a palestra, Jager citou inúmeras melhorias de operação do grupo que foram viabilizadas por esse ciclo e falou da importância de mensurar os índices de satisfação do cliente por meio de pesquisas como NPS (que avalia a probabilidade de um consumidor indicar ou não determinada empresa).
“Todos nós temos metas de NPS no grupo – dos diretores à equipe de limpeza”, conta. “E como marca, é fundamental criar uma conexão com o cliente em vários pontos de contato para incentivá-lo a usar o tempo dele para dar inputs para o seu negócio.”
O empresário listou, ainda, cinco características de um negócio centrado no cliente:
- Ter uma experiência pensada de fora para dentro, ou seja, que os clientes trazem inputs para o negócio;
- Compreensão profunda dos diferentes clientes em todo ciclo de vida e estar preparado para se adequar a essa multiplicidade, dentro do foco do seu empreendimento;
- Tomar decisões baseadas em dados e metas tangíveis, com pensamento estratégico sobre como usá-los;
- Entender os colaboradores como clientes internos;
- Ter transparência é fundamental.
O Food.Co Experience tem patrocínio da Gold Food Service e do Grupo Oregon e chegou a 9ª edição com o mote “Transforme planos em ação. O futuro do seu restaurante começa aqui”.