Bom Gourmet
Francisco Seegmueller, da Bastards Brewery, comenta mercado da cerveja artesanal

O podcast A Xepa recebeu, na última semana, Francisco Seegmueller, sócio da cervejaria Bastards Brewery. O empresário comentou a história da empresa e o estado do mercado cervejeiro no Brasil.
Seegmueller conta que, no começo da década passada, o mercado da cerveja artesanal passava por um 'boom' no Brasil. Cada vez mais apareciam pequenos produtores que procuravam fábricas para terceirizar sua produção - os chamados 'ciganos', no jargão cervejeiro. Daí, surgiu a ideia de investir em um novo negócio.
"Em 2013, quando estávamos desenhando o projeto da Bastards, as fábricas de Curitiba já estavam com a capacidade tomada. Aí vem a veia do empreendedor. Quando olhamos pra isso, pensamos 'além de criar nossa cerveja, vamos fazer uma fábrica com capacidade ociosa para captar esses ciganos'. O primeiro contrato de terceirização que assinamos foi antes da chegada dos equipamentos", conta o empresário.
Esse impulso inicial foi fundamental para o crescimento da marca, fundada em 2014. Em 2017, aconteceu uma parceria com o Grupo Crossroads, e surgiu o We Are Bastards Pub, bar da marca localizado no bairro Água Verde.
Hoje, além do pub, a Bastards Brewery também conta com um bar em sua fábrica, que tem cardápio mais voltado à gastronomia do dia a dia. As opções de prato feito vão do tradicional filé à cavalo e strogonoff até cortes nobres como denver steak e prime rib.
"A fábrica foi uma oportunidade de investimento em algo que a gente gostava", explica Seegmueller, que agora, em meio ao momento de incerteza vivido pelo mercado cervejeiro, busca apostar em produtos inovadores.
"A cerveja sem álcool está crescendo no mundo todo. Existia um preconceito muito grande com quem consumia, mas isso está acabando com o tempo. Hoje temos excelentes produtos artesanais sem álcool", afirma.
Em meio à crise inflacionária, o público tem deixado de consumir produtos de valor elevado, como as cervejas artesanais. Por isso, a sugestão do empresário é investir em produtos que agradem mais o consumidor geral. Opções com teor alcoólico mais baixo e amargor reduzido são uma boa porta de entrada para quem não está familiarizado com o mercado artesanal.
O podcast A Xepa é uma realização da Gold Food Service, distribuidora especializada no atendimento a estabelecimentos do setor gastronômico. O episódio completo está disponível no YouTube e Spotify do Bom Gourmet.