Bom Gourmet
Setor da alimentação fora do lar vende abaixo do esperado na Páscoa, aponta índice
Queda no consumo durante o período de Páscoa foi de 5% na comparação com o ano passado. Bigstock
A Páscoa registrou vendas abaixo do esperado no setor da alimentação fora do lar. A principal razão para as expectativas de consumo não serem atingidas foi a data do feriado, no final de março, momento em que as famílias têm menos recursos para gastar. Segundo dados do Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), .
De acordo com João Ricardo Tonin, economista da FoodCo., os altos gastos das famílias no fim de ano e no carnaval também explicam o desempenho ruim do setor da alimentação durante a Páscoa. Os próximos meses devem ser difíceis para bares e restaurantes, e a próxima data que promete impulsionar as vendas é o Dia das Mães (12/5).
Quanto às projeções de mercado, o mês de março não trouxe surpresas. As previsões indicam inflação baixa, crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e queda nas taxas de juros. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve ficar em 3,75% e o Indicie Geral de Preços – Mercado (IGP-M), em 2,38%. A taxa Selic deve encerrar o ano em 9%.
Para o economista, os números são positivos. As projeções podem beneficiar negócios da alimentação fora do lar, permitindo um aumento na margem de lucro e redução dos custos de financiamento.
A expectativa de crescimento do PIB é de 1,84%, impulsionado pelo setor de serviços, de 2,05%, e pela indústria, de 2%. Por conta de eventos climáticos e diminuição na demanda, a agropecuária deve sofrer uma redução de 1%.
“O primeiro trimestre do ano terminou com saldo positivo no consumo. As projeções, porém, indicam um trimestre desafiador pela frente. Diante disso, é aconselhável evitar gastos excessivos, cuidar da gestão financeira e do controle de desperdícios, além de manter um alto nível de atendimento para garantir satisfação ao cliente”, conclui Tonin.
O Boletim FoodCo. com a análise completa e em áudio do economista João Ricardo Tonin é um conteúdo semanal exclusivo para os assinantes da plataforma. A FoodCo. é a maior comunidade de donos de bares e restaurantes do Brasil. São mais de 13 mil empresários do setor reunidos em uma rede de conhecimento e networking, com acesso a conteúdos essenciais para quem empreende com alimentação fora do lar.