Bom Gourmet
Segunda semifinal do The Next Chef conta com harmonização de vinhos da Família Fardo
Seleção de vinhos da Família Fardo para a segunda semifinal da competição envolve o fator surpresa, já que o cardápio só é revelado na hora do jantar. Bigstock
"É fácil preparar a harmonização de um cardápio quando você conhece a receita, a composição, já provou a comida. Sem conhecer, fica complicado, vira um desafio", explica Justina Fardo, proprietária da Família Fardo, vinícola que assina a harmonização do jantar da segunda semifinal do The Next Chef, que acontece na noite desta segunda-feira (8). "Mas é um prazer, uma honra, algo espetacular com a chancela do Bom Gourmet", comemora. O encontro entre os chefs André Zioli e João Fontoura acontece no Duq Gastronomia. Os ingressos estão esgotados, mas você já pode garantir seu lugar na grande final, em setembro, na Plataforma Zet.
É parte do jogo que o cardápio só seja revelado no jantar. Os participantes são informados do menu assim que chegam ao restaurante. Não foi diferente com a Família Fardo. Assim, Justina contou com o auxílio luxuoso de José Vinícius Chupil, eleito melhor sommelier pelo Prêmio Bom Gourmet 2023 e sócio do Duq, para elaborar a carta de vinhos da noite. A vinícola soma hoje mais de 20 rótulos de safras e blends diversos. "É um frio na barriga", revela Justina. Até porque, nesta noite, a Família Fardo apresenta uma novidade de sua produção: um licoroso de malbec, ainda sem rótulo. "Vamos propiciar essa prova [aos participantes] com a sobremesa", destaca. Este licoroso, estilo Vinho do Porto, ficou seis anos em barrica de carvalho.
Os vinhos escolhidos
Na entrada, o público será recebido com o Malbec, de 2019, com origem em Monte Carlo, no planalto catarinense. Para os pratos de entrada, a Família Fardo selecionou o Vinho Fruttato, safra 2022, e o Rose Malbec, de 2019, ambos com a mesma origem, também de Monte Carlo.
Para o prato principal, as escolhas foram o Chardonnay, de 2018, com uvas de Monte Carlo, e o Merlot, de 2012, com origem em Três Palmeiras (RS). E para a sobremesa, a surpresa da vinícola, o Malbec Fortificado, o licoroso ainda sem rótulo da Família Fardo. "Até para aproveitar a divulgação do nosso vinho licoroso, que será uma surpresa", informa Justina sobre a escolha. Que está ligada à sobremesa, cortesia do Duq Gastronomia, que tem chocolate amargo entre os ingredientes.
"Para nós, será um prazer", retoma Justina. "Ter nos permitido estar no evento com uma seleção bastante criteriosa nos honra muito. Existem tantos vinhos, tantas vinícolas no mercado, e nós fomos os permitidos. Para nós, é destaque, algo de muito valor", define.
O palco das semifinais
Inaugurado em março de 2023, o DUQ rapidamente se consolidou como um dos principais destinos gastronômicos de Curitiba. Sob o comando do chef Felipe Miyake e do sommelier José Vinícius Chupil, o restaurante oferece uma experiência completa, combinando pratos clássicos com toques contemporâneos, ingredientes de alta qualidade e um serviço impecável. Em seu primeiro ano de funcionamento, o DUQ conquistou três títulos no Prêmio Bom Gourmet: Carta de Vinhos, Sommelier do Ano (Chupil) e Chef 5 Estrelas (Miyake).
O The Next Chef conta com o patrocínio de Romanha Alimentos e Gold Food Service, e parceria de Porcelanas Germer e Aprons Chefwear. A segunda semifinal conta ainda com apoio da Bacco Destilados, que assina o welcome drink do próximo jantar, e do Spaccio Rar Curitiba.