Bom Gourmet

Sebrae Paraná realiza café com produtos com pontencial de Indicação Geográfica

Bom Gourmet
30/04/2025 17:51
Thumbnail
Na última terça-feira (29), o Sebrae Paraná promoveu, em Curitiba, um café com Indicação Geográfica (IG). O evento destacou 13 produtos com pedidos de IG reconhecidos ou depositados.
Participaram do café produtores, representantes do Fórum Origens Paraná, Sebrae/PR, Senac PR, Instituto da Propriedade Industrial (INPI) - responsável pela concessão das IGs -, jornalistas e influenciadores.
A ideia da iniciativa foi promover o diálogo entre diferentes atores do ecossistema de produtos de origem do estado.
O evento começou com a apresentação do conceito de IG e o percurso histórico do trabalho feito pelo Fórum Origens Paraná. Durante o café, foram servidos pratos com mel de Prudentópolis, ponkan de Cerro Azul, café de Mandaguari e mel de Capanema, além do Pão no Bafo de Palmeira e da Carne de Onça de Curitiba.
"Para promover a conquista de IGs nos preparamos participando de treinamento e fazendo levantamentos de possíveis produtos que pudessem receber o registro. Já haviam, por exemplo, produtos 'famosos' em cidades como Morretes e Antonina, mas queríamos ampliar e, desde 2010, contribuímos para que diversos empreendedores em todo o Estado possam ter a sua produção reconhecida", afirma Maria Isabel Guimarães, consultora do Sebrae/PR.
O selo de Indicação Geográfica garante que um produto possui características únicas que vem exclusivamente do território onde é feito. Atualmente, o Paraná é o segundo estado com maior quantidade de IGs (16), atrás apenas de Minas Gerais (24).

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail