Bom Gourmet
Saiba quem venceu a primeira noite da nova temporada do The Next Chef

O salão da Mansão Jardino, lotado no primeiro jantar da nova temporada do The Next Chef, nesta segunda-feira (14). Nay Klym
O público que compareceu ao primeiro jantar da nova temporada do The Next Chef, do Bom Gourmet, na noite desta segunda-feira (14) na Mansão Jardino, em Curitiba, consagrou o talento de Jean Vriesman. Ele venceu Bianca Krüger e William Pereira no jantar que inaugurou o novo formato da competição: três chefs por noite, apenas um vencedor, que segue direto para a final, em julho.
A vitória, porém, foi apertada. Vriesman venceu com 1452 pontos, contra 1433 pontos de Bianca - a diferença entre um e outro representa menos que o voto de uma pessoa. Em terceiro lugar, Pereira recebeu 1341 pontos.
Com a vitória, o chef se torna o primeiro finalista da competição. O jantar que vai decidir o campeão da segunda temporada do The Next Chef acontece em julho. O próximo desafio, que vai reunir os chefs Wellison Ferreira, Feliciano Corrêa e Bruno Engel, acontece no dia 12 de maio. No dia 9 de junho é a vez Rafaela Guidolin, Paulo Gubert e Rofrigo Granzotto encararem o público. Toda a competição acontece na Mansão Jardino.
Nostalgia e pop rock
Os três chefs tiveram o desafio de apresentar os pratos principais da noite, tendo como inspiração o tema "Direto do Túnel do Tempo". A ideia foi provocá-los a resgatar o espírito glamoroso dos grandes eventos e encontros do passado. Assim como na primeira temporada, o público degustou os pratos às cegas, sem saber quem eram seus autores.

Vriesman venceu com o 'Almoço de Domingo', o primeiro prato do cardápio: codorna recheada com farofa úmida, batatonese com kimchi, purê de arroz cateto e pãozinho com creme de cebola e emental. O prato foi harmonizado com o vinho Encontro Fiore, da Vinícola Fardo, que combina duas uvas, malvasia e malbec, uma do Paraná e a outra, de Santa Catarina.
Como o tema do jantar era a nostalgia, a trilha sonora da noite foi composta em grande parte por hits do pop rock nacional das décadas de 80 e 90. Para seu prato, Vriesman se inspirou em "O mundo anda tão complicado", da Legião Urbana, registrada no álbum V, de 1991. A música o inspirou a apresentar uma versão própria de um almoço descomplicado de domingo; seu prato era um contraponto à letra da canção de Renato Russo.
Em segundo lugar, Bianca assinou o terceiro prato da noite, uma releitura de Escondidinho de Batata com Costela: costela prensada servida com molho demi-glace, purê de batata, espuma e crocante de parmesão. O prato de Pereira, o segundo da noite, teve como objetivo levar os participantes às festas antigas dos anos 90: uma versão do Salmão ao Molho de Maracujá: salmão assado e salmão em tartar, tucupi negro, espuma de maracujá, crocante de farinha d'água, purê de batata e ionquet.
"Tentei entregar meu melhor, conforme o desafio", explicou Vriesman após o anúncio da vitória. "Pelo nível dos meus competidores, achei muito legal", contou. Ele ressaltou a importância dos dois dias de preparo realizados na Inspirar Gourmet, escola de gastronomia parceira do The Next Chef, que permitiram aos competidores adiantar muitos dos preparos para serem concluídos na noite de segunda-feira. "Deu tudo certo, fiquei muito feliz", comemorou.
Como foi

O público que esgotou os 60 ingressos e ocupou o salão da Mansão Jardino, foi recebido com um welcome drink com mocktail Midem. No antepasto, uma seleção de queijos artesanais da Cooperativa Witmarsum.
Todo o jantar foi harmonizado com vinhos da vinícola Família Fardo. A sobremesa, assinada pela confeiteira Roberta Schwanke, foi a Meu Limoeiro: releitura da torta de limão na versão Mille Presse (folhado prensado e caramelizado).
Os participantes trocavam ideias e faziam anotações enquanto degustavam os pratos servidos. O espaço da Mansão Jardino, lotado e embalado ao som de sucessos dos anos 80 e 90, fez do ambiente algo nostálgico, reforçado nas propostas apresentadas pelos três chefs e os pratos principais assinados por cada um deles.
Entre as mesas, havia dúvidas entre qual foi o melhor dos três pratos. A qualidade do jantar servido se refletiu na votação apertada que deu a vitória a Vriesman. O aroma que perfumou o espaço mesmo antes do primeiro prato servido indicava que a qualidade e a criatividade seriam a tônica dos preparos da noite.
Encerrada a sobremesa e com os votos já contados, os competidores foram apresentados aos participantes, e cada um comentou sobre o prato preparado. As palmas do público foram intensas quando o chef e apresentador Guilherme Guzela revelou que o prato 'Almoço de Domingo' era de Vriesman. Mas o público também aplaudiu a releitura de escondidinho de Bianca quase na mesma intensidade.
"A noite foi memorável, os três chefs nos surpreenderam com um jantar maravilhoso", celebrou Ozeias Oliveira, diretor da Gold Food Service, patrocinadora do The Next Chef. "Menos é mais", brincou o executivo ao destacar que a retirada da entrada como prato a ser julgado pelo público, como aconteceu na primeira temporada do reality, tornou o jantar mais dinâmico e facilitou a avaliação dos participantes. "A gente aproveitou melhor os três pratos principais. Essa alteração que parece muito simples foi fundamental porque observei as mesas e eu, que participei de todos os jantares no ano passado, [percebi que] o final ficava muito carregado. No novo formato, fica muito agradável", destacou.
O The Next Chef é patrocinado pela Gold Food Service, líder no setor de distribuição de alimentos e serviço no Paraná. Tem como parceiros a Germer, Inspirar Gourmet, Catajob, Miden, Witmarsum e Roberta Schwanke. Os aventais que trajam os cozinheiros durante a competição foram feitos especialmente para a competição, pela marca Aprons.