Bom Gourmet
Por onde andam campeão e vice da primeira temporada do The Next Chef?
André Zioli e João Pedro Vieira, finalistas do The Next Chef. Lening Abdala
André Zioli e João Vieira fizeram a grande final da primeira temporada do The Next Chef 2024. O título ficou com Zioli, em disputa acirrada, como praticamente toda a competição. Passados quase cinco meses do término do game, Bom Gourmet quis saber por onde andam os dois profissionais que permaneceram até o fim, desafiando o público na função de jurado a escolher o melhor entre eles.
A participação no The Next Chef colocou em evidência o trabalho de Zioli e Vieira. O natural seria que surgissem novas possibilidades para a carreira de ambos, e elas aconteceram. O campeão, que até o ano passado atuou como chef no Garbo, restaurante do Grand Mercure Rayon Curitiba, está em Búzios (RJ). "Tive o prazer de ser convidado para assumir chefe de cozinha de um resort em Búzios". O Zendaya Resort Beach Sport & Spa é um espaço com 47 mil metros quadrados. Lá, Zioli assume a cozinha do The Jul's, antigo Bantai, um restaurante tailandês que era comandado pelo chef Marcos Sodré. "O projeto veio como um grande desafio na minha carreira, uma operação enorme", comemora.
No The Jul's, a cozinha comandada por Zioli é pautada pela gastronomia mediterrânea; portuguesa, espanhola e francesa. "É um restaurante de muitos clássicos", afirma. "É um projeto muito encantador, vem desafiando a gente a ser o melhor resort do Rio de Janeiro, o melhor do Brasil. Então, topei a aventura, vim para cá, com certeza trouxe novos ares para a minha experiência como chef de cozinha, está sendo sensacional", vibra. A equipe de Zioli reúne 30 pessoas de diversos lugares do mundo.
De frente para a Praia de Manguinhos, o The Jut's conta com arquitetura minimalista, em harmonia com a paisagem que o cliente tem diante de si, no litoral do estado do Rio de Janeiro. "Vai ser gratificante executar esse projeto", define Zioli.
A comida do campo
Segundo colocado na primeira temporada do The Next Chef, Vieira também se prepara para um novo desafio na carreira. No fim do ano passado, ele deixou o Asu Restaurante, eleito um dos 30 melhores restaurantes do Paraná e finalista na categoria Menu Completo, ambos no Prêmio Bom Gourmet 2024, para assumir, desde janeiro deste ano, a cozinha do Casa Vinci, empreendimento gastronômico que inicia as atividades no dia 11 na Alameda Presidente Taunay 434, no Batel. Na lista de especialidades da casa, cortes nobres de carnes feitos na parrilla: bisteca fiorentina, chorizo, ancho, wagiu, e vegetais defumados na brasa. A intenção é oferecer a comida do campo, algo afetivo.
"É bem nessa ideia, nessa tendência de montar um 'mesão' de comida", explica Vieira. "Você pode pedir uma carne com acompanhamentos, por exemplo, uma bisteca com mais quatro acompanhamentos à sua escolha", conta. A ambientação, antecipa o chef, envolve muita madeira, com a intenção de remeter ao conceito de casa dos antepassados. No primeiro momento, o Casa Vinci abre para o jantar, mas a expectativa é que na primeira quinzena de março inicie também o serviço de almoço executivo.
"A ideia é trabalhar em duas operações, dois turnos, com duas equipes. Então, para mim, o desafio vai ser realmente esse, trabalhar a administração da cozinha, né, CMV, [redução de] desperdício", detalha. Para o novo desafio, Vieira levou consigo um dos sous chefs que foi integrante da sua equipe no game gastronômico. Animado, entende que a competição trouxe a ele mais visibilidade, o que lhe permitiu uma nova etapa na carreira. "Devo muito ao The Next Chef e ao Bom Gourmet pela oportunidade", acrescenta.