Bom Gourmet
Os passos para se tornar um jurado MasterChef em casa
Sem dúvidas, os programas de competição de gastronomia como MasterChef (Band) e Hell’s Kitchen – Cozinha Sob Pressão (SBT) são fenômenos de audiência. Mas para se tornar um chef de sucesso e julgar os candidatos a melhores chefs do país, é preciso dominar a técnica para poder cobrar dos participantes.
Veja as dicas que o chef Maurício Lopes, professor do curso de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, elenca como fundamentais na hora de avaliar um candidato. E se a sua pretensão não é ser um grande chef, use-as para impressionar a família e amigos.
1 – Inovar no preparo ou apresentar um prato clássico? Preste atenção se o prato segue a linha criativa (mais autoral) ou clássica (seguir técnicas dos manuais de gastronomia).
2 – Independente das opções anteriores (clássico ou criativo), o prato precisa ser bem executado. Repare o método de cocção escolhido e perceba se os ingredientes estão no ponto certo, nem crus nem passados demais.
3 – O prato foi bem executado? Preste atenção na aparência, nas cores dispostas e no equilíbrio do prato. A construção deve ser completa, harmoniosa e funcional. Ou seja, os ingredientes devem combinar entre si. A máxima “comer com os olhos” é verdadeira.
4 – Aparência conta muito, claro, mas não adianta o prato ser bonito e todo decorado se o sabor não está condizente. Cenoura deve ter gosto de cenoura, por exemplo. Nenhum sabor pode ser mascarado por outro. A mistura de temperos deve ser equilibrada e nada pode estar “fora do lugar”. Picante é picante, salgado é salgado e assim por diante.
5 – Proporção correta também é fundamental. Perceba a composição dos ingredientes e veja se eles combinam entre si. Existem técnicas que devem ser respeitadas nessa proporção, como a quantidade do molho, por exemplo. Siga o bom senso e se o prato estiver carregado ou vazio demais, bem… aí você pode decidir se o cozinheiro pode ou não passar de fase.