Bom Gourmet
Saiba como preparar um Pappardelle com ragu de cogumelos
Mais fácil que a receita desta edição, impossível. Muitas pessoas ainda relutam em lidar com cogumelos, por não entenderem ser tão simples cozinhar com qualquer um deles.
Uma das poucas exigências desses fungos está na limpeza, na higienização. Não devem ser lavados, de modo algum. Os cogumelos são praticamente esponjas, que absorveriam muita água e perderiam o delicado sabor que costumam imprimir. Passar papel-toalha ou, no máximo, um paninho úmido já seriam métodos suficientes para deixá-los prontos para o uso.
Quando pensei em publicar essa receita, imaginei a possibilidade de utilizar (também) sobras, pois, na maioria das vezes, as embalagens de cogumelos têm tamanhos padronizados e nem sempre adequadas aos pratos que pretendemos fazer.
Nessa receita aqui, aproveitei exatamente isso, sobras de outros pratos. E qualquer cogumelo se encaixaria nela, como porto belo, eryngii ou qualquer outro. Da mesma maneira que poderia ser utilizado apenas uma espécie, conforme a preferência de cada um.
Para o cozimento da massa, água abundante e sal idem. Alguns chefs italianos costumam provar a água do cozimento antes de colocarem as pastas. Se tiver gosto de água do mar, está no ponto perfeito.
Observe o tempo de cozimento recomendado, mas, aqui, como ainda haverá um aquecimento final junto com o molho (ragu), convém retirar um minuto antes do indicado, para completar a cocção junto com o molho.
E é só, sem qualquer segredo.
Bom apetite!
A louça é da CW.Cristiana Wolf Ceramicas (@cristiwolf).
A louça é da CW.Cristiana Wolf Ceramicas (@cristiwolf).
Veja também:



