Bom Gourmet
Crocante por fora, macio por dentro e bem temperado: prepare um autêntico acarajé
O acarajé é uma das incontáveis maravilhas da cozinha afro-brasileira. Wikimedia Commons
Conta a história que o Acarajé chegou ao Brasil trazido pelos negros do povo Iorubá, vindos da Nigéria, traficados como escravos sobretudo no século 19. Preparado a partir de uma massa de feijão-fradinho, cebola e sal, e frita em azeite de dendê, o acarajé é tradicionalmente recheado com vatapá (uma pasta feita com pão, camarões secos, amendoim, leite de coco, azeite de dendê e temperos) e caruru (espécie de quiabo refogado com camarões secos, cebola, azeite de dendê e temperos). O resultado é um bolinho frito crocante por fora e macio por dentro, com um recheio saboroso.
O prato está diretamente associado à culinária de rua, já que a receita foi preservada pelas baianas de acarajé, mulheres negras que passaram a desempenhar um papel fundamental na manutenção e disseminação dessa tradição culinária. A atuação dessas mulheres é tão importante no desenvolvimento não apenas da cultura baiana mas também de parte das diversas identidades do país que elas são, desde 2005, patrimônio cultural imaterial do Brasil.
A preparação e a venda da iguaria nas ruas de Salvador preservam a tradição e o faz acessível tanto a moradores locais quanto a turistas. Se você quer ter experimentar algo parecido com o que essas mulheres vivenciam diariamente, Bom Gourmet apresenta uma receita de acarajé.
Confira.
Acarajé
Nível de Dificuldade: Médio
Ingredientes:
- 500g de feijão fradinho cru
- 1 unidade de cebola média cortada em pedaços
- 3 colheres de chá de sal
- 2 vidros de azeite de dendê
- Para o molho
- 3 unidades de pimenta malagueta bem picadas
- 1/2 xícara de chá de camarões secos sem casca
- 1 xícara de chá de azeite de dendê
- 2 unidades de cebola média picadas
- 1 e 1/2 colher de chá de sal
Modo de Preparo:
- Inicie o preparo na véspera: em uma tigela, coloque o feijão, cubra com água e deixe de molho por, no mínimo, 14 horas.
- Escorra e esfregue os grãos entre a palma das mãos, para que soltem as cascas. No copo do liquidificador, coloque o feijão e a cebola, e bata bem até obter uma massa homogênea.
- Transfira para uma tigela e tempere com o sal. Em uma panela pequena, aqueça o azeite de dendê em fogo médio e, com o auxílio de duas colheres de servir, molde os acarajés.
- Frite-os, aos poucos, até que fiquem dourados (cerca de 3 minutos de cada lado). Escorra em papel toalha e reserve.
- Para o molho:
- bata a pimenta e metade dos camarões secos no liquidificador até que fique homogêneo. Reserve.
- Em uma panela pequena, aqueça o azeite de dendê em fogo alto e refogue a cebola por cerca de três minutos, ou até murchar.
- Acrescente a mistura de camarões, os camarões inteiros restantes e tempere com o sal. Misture, retire do fogo e espere esfriar.
- Corte cada acarajé ao meio no sentido do comprimento e sirva recheado com o molho.