Bom Gourmet
PIB e dados de agosto devem impactar positivamente setor de alimentação no fim do ano
Indicadores sinalizam fim de ano positivo para o setor de alimentação, avalia economista do FoodCo. Bigstock
As notícias são promissoras para o setor de alimentação neste último trimestre do ano. Os números de agosto, que refletem o desempenho do setor, juntamente com as expectativas de mercado, criam um cenário bastante favorável para os meses finais do ano, especialmente durante as festas de fim de ano. Uma informação relevante a ser destacada é o PIB (Produto Interno Bruto) projetado para este ano, que registrou um aumento significativo.
A avaliação é de João Ricardo Tonin, economista do FoodCo.. Tonin lembra que as estimativas indicam que o país deve encerrar 2024 com um crescimento de 3%, superando as expectativas divulgadas anteriormente. O setor de serviços e a indústria impulsionam o crescimento, e deve fechar o ano com aumento de 3,1%. Por outro lado, a agricultura continua apresentando baixo desempenho, com uma expectativa de queda de menos 1,20% ao final de 2024.
"A inflação também apresentou um aumento considerável", pondera o economista. O IPCA deve fechar o ano em 4,37%, enquanto o IGPM deverá ficar em 3,75%. "Um ponto de destaque é a elevação dos custos com alimentação no domicílio, que deve registrar um aumento de 5,56%, muito acima da média da inflação. Em um contexto de inflação mais elevada, é previsível que o Banco Central aumente a taxa selic, que deve encerrar o ano em 11,5%", retoma.
Mas o desempenho do setor em agosto traz também alento aos estabelecimentos. Dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) registram que 42% das as empresas do setor de alimentação fora do lar apresentaram lucro, enquanto 21% operaram com prejuízo e 36%, em equilíbrio financeiro. O resultado representa uma melhora significativa em comparação aos números de julho.
"A aplicação da lei seca nos últimos dias da corrida eleitoral pode impactar o setor, com 27% dos entrevistados prevendo uma redução nas vendas em outubro. Embora ainda tenhamos mais de 90 dias até o próximo ano, as notícias atuais trazem otimismo para o setor que precisa permanecer confiante", conclui Tonin
O Boletim FoodCo. com a análise completa e em áudio do economista João Ricardo Tonin é um conteúdo semanal exclusivo para os assinantes da plataforma. A FoodCo. é a maior comunidade de donos de bares e restaurantes do Brasil. São mais de 13 mil empresários do setor reunidos em uma rede de conhecimento e networking, com acesso a conteúdos essenciais para quem empreende com alimentação fora do lar.