Rio Grande do Sul

Prêmio Bom Gourmet Rio Grande do Sul revela os vencedores em noite histórica para a gastronomia gaúcha

Fernando Henrique de Oliveira
Fernando Henrique de Oliveira
17/11/2025 22:36
Thumbnail

O Prêmio Bom Gourmet consagrou os melhores do Rio Grande do Sul em noite histórica no Encouraçado Butikin de Porto Alegre. Crédito: Rodi Goulart.

O Rio Grande do Sul viveu um momento inesquecível na noite desta segunda-feira (17). Em uma grande celebração realizada no Encouraçado Butikin, em Porto Alegre, o Prêmio Bom Gourmet revelou os vencedores de 17 categorias, consagrando nomes que representam a força, a autenticidade e a diversidade da culinária gaúcha. O evento reuniu convidados e profissionais que fazem do território gaúcho um universo de sabores, tradição e talento.
Depois de se consolidar como um dos maiores reconhecimentos gastronômicos do Brasil, o Prêmio Bom Gourmet ampliou sua história ao chegar ao Rio Grande do Sul com a mesma proposta que o consagrou no Paraná: valorizar clássicos, reconhecer novas expressões e mapear, com rigor, o que há de mais relevante na gastronomia local. Para isso, contou com a curadoria de um comitê formado por 21 especialistas, entre jornalistas, chefs, influenciadores e profissionais do setor, responsáveis pela seleção dos finalistas e pela votação técnica que definiu os vencedores desta primeira edição no Estado.
A chegada do prêmio ao RS também carrega um simbolismo especial para o Bom Gourmet, que soma 33 anos dedicados à gastronomia. “Ver o Prêmio Bom Gourmet ganhar vida no Rio Grande do Sul depois de 16 edições no Paraná é emocionante. É a prova de que um trabalho feito com propósito, rigor e amor pela gastronomia pode atravessar fronteiras. O que vimos aqui hoje é maestria, identidade e pertencimento. O RS abraçou o prêmio, e nós abraçamos o RS”, afirma Andrea Sorgenfrei, CEO do Bom Gourmet.
Com apresentação da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, apoio do iFood, RAR Gastronomia, Nestlé, Encouraçado Butikin, Oderich, e apoio institucional da Abrasel-RS, o Prêmio Bom Gourmet RS celebrou tanto as tradições que moldam o paladar gaúcho quanto as criações contemporâneas que projetam o Estado em nível nacional.
“O que torna o Prêmio Bom Gourmet especial é a independência. Aqui, ninguém paga para concorrer ou para receber o troféu – todo o processo é viabilizado pelos apoiadores e patrocinadores. Isso garante que o reconhecimento seja técnico, transparente e baseado em mérito real. E celebrar essa cena gastronômica gaúcha tão rica, diversa e vibrante em um prêmio totalmente gratuito para os finalistas é um orgulho enorme. Hoje não é só sobre anunciar vencedores – é sobre exaltar o talento, a criatividade e a paixão de quem move a gastronomia do nosso Estado todos os dias”, destaca Anderson Hartmann, head do Bom Gourmet no RS.

Chefs 5 Estrelas e homenageados da noite

Com clima de festa e casa cheia, a noite consagrou vencedores em 11 categorias de Porto Alegre e Região Metropolitana e em três categorias estaduais. Além disso, o prêmio também reverenciou grandes nomes da gastronomia gaúcha. Um dos principais destaques foi o anúncio dos Chefs 5 Estrelas, categoria que destaca os profissionais que estão moldando a gastronomia do Estado. 
Nesta primeira edição, o cobiçado título ficou com Arika Messa, do Monã Vivências (Canela); Marcelo Schambeck, do Capincho (Porto Alegre); Rodrigo Bellora, do Valle Rustico (Garibaldi); e Vinícius Gomes Cézar, do Brado (Porto Alegre). Leonardo Magni e Liliana Andriola também dividiram a honraria. Ambos dão o tom e o sabor do Mandarinier Gastronomia, em Porto Alegre: ele à frente da cozinha e ela, da confeitaria da casa.
A premiação também homenageou dois importantes nomes da gastronomia do RS: Bete Duarte, jornalista de gastronomia com décadas de dedicação ao setor, e Antônio Costaguta, mestre parrillero e apresentador de TV, reconhecido como um dos principais guardiões contemporâneos da cultura do churrasco no Rio Grande do Sul.

O grande vencedor da noite e os 35 melhores do RS

Dentre tantos destaques, o Prêmio Bom Gourmet teve um grande vencedor: o restaurante Capincho, de Porto Alegre. Além de Marcelo Schambeck ser celebrado como um dos Chefs 5 Estrelas da edição, a casa especializada em cozinha regional e sulista garantiu outros títulos: Melhor Restaurante de Cozinha de Terroir Gaúcho, Melhor Harmonização com Vinhos Gaúchos, Melhor Carta de Vinhos e Melhor Carta de Drinks (Mixologia).
E a coroação da noite veio logo depois: o Capincho também conquistou o título máximo do Prêmio Bom Gourmet: o de Melhor Restaurante do Rio Grande do Sul, liderando o ranking dos 35 Melhores Restaurantes do Estado, a lista mais aguardada da celebração.
A categoria é um panorama preciso e afetivo do que move a gastronomia gaúcha hoje. Ela valoriza desde cozinhas tradicionais e familiares até propostas contemporâneas ousadas, revelando um mosaico de sabores, influências étnicas e expressões culturais que formam o vasto repertório culinário do RS.

Como o ranking foi estabelecido

Para chegar ao resultado final, o prêmio dividiu o Estado em sete regiões gastronômicas, considerando elementos como tradição culinária, força produtiva local, inovação e relevância histórica. Em cada uma delas, avaliadores locais – profissionais que conhecem profundamente os hábitos e particularidades de suas cidades – indicaram os restaurantes que melhor representam sua cena gastronômica.
O resultado dessa curadoria colaborativa e técnica é uma lista que percorre serras, vales, fronteiras e a costa, mostrando diversidade gastronômica do Rio Grande do Sul. Confira os 10 primeiros colocados - e todos os restaurantes que integram o mapa do melhor da gastronomia do Estado.

Os 35 Melhores Restaurantes do Rio Grande do Sul

1º Capincho (Porto Alegre)
2º Mandarinier (Porto Alegre)
3º Valle Rustico (Garibaldi)
4º Kampeki Sushi (Canoas)
5º Nature Vinho e Gastronomia (Pinto Bandeira)
6º Osteria Della Colombina (Garibaldi)
7º Catherine (Gramado)
8º Esmeralda Cucina Italiana (Santa Maria)
9º Brado (Porto Alegre)
10º Libertino (Porto Alegre)
1835 Carne e Brasa (Canela)
20BARRA9 (Porto Alegre)
Alma RS (Cambará do Sul)
Bah (Porto Alegre)
Benjamin Osteria Moderna (Porto Alegre)
Chang Thai (Bento Gonçalves)
Colibri Ristorante (Restinga Sêca)
De la Deni (Uruguaiana)
Francesco Trattoria (Monte Belo do Sul)
Guri Restaurante (Bento Gonçalves)
Koh Pee Pee (Porto Alegre)
La Invernada (Rio Grande)
NUH Asian Food (Porto Alegre)
Ocre – Restaurante & Bar de Charcutaria (Gramado)
Parador Hampel (São Francisco de Paula)
Peppo Cucina (Porto Alegre)
Restaurante Dona Carolina (Garibaldi)
Restaurante Gambrinus (Porto Alegre)
Santa Brasa (Santa Maria)
Sebastiana Bar e Restaurante (Caxias do Sul)
Trattoria Primo Camilo (Garibaldi)
UM Bar&Cozinha (Porto Alegre)
Villa Trentin (Erechim)
Vincenzo Spaghetteria (Porto Alegre)
Xavier – Cozinha Mediterrânea (Porto Alegre)

Conheça, agora, todos os vencedores da primeira edição do Prêmio Bom Gourmet Rio Grande do Sul

Categorias de Porto Alegre

Delivery by iFood – Galeto Mamma Mia
Melhor Churrascaria Rodízio – Churrascaria Giovanaz
Melhor Parrilla ou Steakhouse – Chica Parrilla y Bar
Melhor Galeto – Di Paolo
Melhor Italiano – Bottega Maria Bar & Cucina
Melhor Xis by Oderich – Cavanhas
Melhor Cafeteria – William & Sons Coffee Co.
Melhor Bar e Boteco – Olivos 657
Melhor Restaurante com Vista para o Guaíba – 20BARRA9 Pontal
Melhor Carta de Drinks (Mixologia) – Capincho
Melhor Doceria – Charlie
Melhor Carta de Vinhos – Capincho

Categorias estaduais

Melhor À La Minuta do RS – Lancheria do Parque
Melhor Harmonização com Vinhos Gaúchos – Capincho
Melhor Restaurante de Cozinha de Terroir Gaúcho – Capincho

Para Ficar de Olho

André Passow (Chocolatier)
Beto Galetto (Mixologista)
Frederico Muller (Mixologista)
Graciela Bittencourt (Queijeira)
Marcelo Pereira (Bartender)

Chefs 5 Estrelas

Arika Messa – Monã Vivencias (Canela) 
Leonardo Magni e Liliana Andriola – Mandarinier Gastronomia (Porto Alegre) 
Marcelo Schambeck – Capincho (Porto Alegre) 
Rodrigo Bellora – Valle Rustico (Garibaldi) 
Vinícius Gomes Cézar – Brado (Porto Alegre)

Homenageados

Antônio Costaguta (Mestre Parrillero)
Bete Duarte (Jornalista de Gastronomia)