Bom Gourmet
Relembre os principais momentos da gastronomia em 2025

Crédito: Bigstock
O ano de 2025 já está chegando ao fim e, com ele, se vão as tendências, histórias e escândalos que marcaram o mundo da gastronomia nos últimos 12 meses. Antes de discutir as resoluções de ano novo, é hora de olhar para trás e relembrar esses momentos que impactaram nosso dia a dia na cozinha.
O Bom Gourmet traz esta retrospectiva gastronômica para celebrar o ano que passou, mas também para que possamos refletir e construir um 2026 ainda melhor.
Entre receitas virais e crises sanitárias, 2025 foi um ano agitado que mostrou a importância de estar atento às últimas notícias, que agora, vão e vem mais rápido do que nunca. Portanto, relembre alguns dos principais momentos gastronômicos do ano!
Indicações Geográficas

Em 2025, o estado do Paraná conquistou oito novos selos de Indicação Geográfica (IG) e garantiu seu lugar como um dos estados com mais produtos com certificação de origem no país. Ao todo, 22 produtos paranaenses levam o selo.
O primeiro produto a receber a certificação neste ano foi a Broa de Centeio de Curitiba, no mês de janeiro. Em maio, foi a vez da Carne de Onça de Curitiba, que leva Broa de Centeio em seu preparo e se tornou o primeiro prato com duas IGs no Brasil.
Além destas, também receberam a certificação as Ostras de Cabaquara; a Ponkan de Cerro Azul; a Cracóvia de Prudentópolis; o Café de Mandaguari; o Urucum de Paranacity; e o Queijo Colonial do Sudoeste do Paraná.
Alta no preço dos alimentos

O ano de 2025 também foi marcado pela alta no preço dos alimentos, provocada em grande parte pelos impactos das mudanças climáticas.
Os ovos foram um dos alimentos mais afetados durante o período. Em janeiro deste ano, uma caixa de ovos vermelha estava 42,8% mais cara do que em janeiro de 2024, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP. Com isso, muitos consumidores buscaram alternativas para preparar suas receitas.
Outro produto que registrou alta nos preços foi o café, que segundo o o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), estava 80% mais caro em maio deste ano do que no mesmo período em 2024. Essa foi a maior alta registrada pelo produto desde 1995.
As "canetas de emagrecimento"

Os remédios à base de semaglutida usados para emagrecimento foram um dos assuntos mais comentados do ano. O Ozempic, Wegovy e Mounjaro tiveram um impacto tão grande na indústria de alimentos e bebidas que alguns restaurantes internacionais passaram a servir menus pensados especialmente para os seus usuários, com porções e quantidade de calorias reduzidas.
As "canetas do emagrecimento" também tiveram um impacto no consumo de bebidas alcoólicas, que já registrava redução nos últimos anos por conta de tendências de consumo consciente. O movimento reforça o papel crescente dos produtos zero álcool, que se tornam uma opção cada vez mais relevante no mercado de bebidas.
The Next Chef

O The Next Chef, reality show do Bom Gourmet em que os consumidores provam pratos de diferentes chefs e votam no seu favorito, ganhou sua segunda edição em abril 2025. A vencedora desta temporada foi Rafaela Guidolin, de 23 anos, que conquistou o público com um polpetone de carne moída e salame recheado com gorgonzola, servido com pomodoro rústico, pesto fresco de manjericão e pão artesanal.
O ano também contou com a primeira edição do The Next Bartender, no mês de outubro. Guilherme Lima derrotou os outros cinco competidores da edição com seus drinks Benedito (não-alcoólico), feito com vermute de jabuticaba e infusões de ervas e cascas cítricas; e Boiler (alcoólico), elaborado com vodka, biscoito Maizena, pistache e manteiga de cacau.
Morango do Amor

Sem dúvidas, o Morango do Amor foi a maior tendência da gastronomia em 2025. O doce, que consiste num morango envolto em brigadeiro branco e calda de açúcar, explodiu nas redes sociais entre os meses de junho e julho e impulsionou as vendas de confeitarias em todo o país.
No auge da trend, o preço de uma bandeja de morangos chegou a dobrar e, para comprar o doce, era preciso entrar em filas de espera que poderiam durar dias. Vídeos do Morango do Amor batiam facilmente a marca dos "1 milhão de views" em plataformas como Instagram e TikTok.
Embora o hype tenha esfriado, o doce segue sendo comercializado em várias confeitarias, inclusive em versões especiais para o Natal. O saldo da trend no iFood foi de mais de 1,04 milhão de pedidos do Morango do Amor.
Prêmio Bom Gourmet

O Prêmio Bom Gourmet 2025 anunciou, na noite de 26 de agosto, os vencedores das 65 categorias da edição. A revelação aconteceu em uma festa no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, que reuniu cerca de 1,2 mil convidados.
O evento reuniu as principais personalidades do ramo no Paraná e reforçou seu lugar como a maior premiação de gastronomia do Sul do Brasil.
O ano também marcou a estréia do Prêmio Bom Gourmet Rio Grande do Sul, que contou com uma cerimônia no Encouraçado Butikin, na noite de 17 de novembro. Foram revelados os vencedores de 17 categorias, decididos por um comitê formado por especialistas, jornalistas, chefs, influenciadores e profissionais do setor.
Crise do metanol

Outro assunto que marcou o ano de 2025 foi a crise do metanol, provocada pela falsificação de bebidas alcoólicas. Casos de intoxicação pelo químico começaram a aparecer no fim do mês de setembro e, em menos de um mês, as notificações chegaram às centenas.
No estado de São Paulo, o mais afetado pelo crise, houveram 11 mortes e 51 casos confirmados. O Paraná registrou seis casos confirmados, dos quais três resultaram em morte. Segundo investigações da Polícia Civil, a contaminação aconteceu quando falsificadores passaram a utilizar combustível adulterado com metanol em fábricas clandestinas de bebidas.
A crise reforçou a necessidade de que bares e restaurantes adquiram suas bebidas com fornecedores reconhecidos e confiáveis, evitando produtos com preços muito abaixo do mercado.
Crunch Cake

O ano de 2025 encerrou com mais uma trend que tomou conta das redes sociais, similar ao Morango do Amor. Quem dominou as plataformas digitais durante o mês de outubro foi o Crunch Cake, um bolo de chocolate úmido com cobertura crocante feita de pailleté feuilletine. No Brasil, a massa folhada francesa deu lugar aos sucrilhos, e a receita garantiu mais um impulso nas vendas das confeitarias de todo o país.

