Bom Gourmet
Retorno do horário de verão pode aumentar faturamento de bares e restaurantes, avalia economista
O setor da alimentação fora do lar tem enfrentado grandes desafios quanto à contratação de profissionais e ao aumento dos custos dos insumos em consequência da estiagem. Neste cenário, o retorno do horário de verão pode ser um alívio para empresários, afirma João Ricardo Tonin, economista da FoodCo.
Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o horário de verão poderá provocar um aumento de 15% no faturamento de estabelecimentos da alimentação.
Tonin destaca que o anoitecer mais tardio durante horário de verão estimula pessoas frequentarem bares e restaurantes, especialmente durante o happy hour.
Outra pesquisa, realizada pela empresa de vale refeição Alelo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), aponta que o volume de recursos transacionados via cartão de benefícios cresceu em 5,7% no mês de agosto de 2024. O número de transações cresceu em 3,4% e seu valor médio subiu em 2,5%.
Para o economista, estas notícias trazem otimismo ao setor, já motivado pelas perspectivas de vendas no final de ano.
“Neste momento, é fundamental manter o foco. É importante buscar alternativas para escassez de mão de obra e novos fornecedores de insumos, além de evitar grandes dívidas. A taxa de juros está em ascensão e pode agravar a situação financeira de empresários que necessitam de capital de giro e investimento”, conclui Tonin.
O Boletim FoodCo. com a análise completa e em áudio do economista João Ricardo Tonin é um conteúdo semanal exclusivo para os assinantes da plataforma. A FoodCo. é a maior comunidade de donos de bares e restaurantes do Brasil. São mais de 13 mil empresários do setor reunidos em uma rede de conhecimento e networking, com acesso a conteúdos essenciais para quem empreende com alimentação fora do lar.