Thumbnail

Gramado reúne mais de 300 restaurantes de linhas gastronômicas diversas.

Restaurantes

Veja um roteiro gastronômico por Gramado que agrada paladares diversos

Filipe Albuquerque*, do Bom Gourmet
16/12/2023 01:31
Sinônimo de renascimento, de encontro em família e amigos, Natal também remete à mesa farta. E em Gramado, cidade da Serra Gaúcha que respira Natal da última semana de outubro até 21 de janeiro, o que não falta são opções para agradar aos mais diversos paladares.
Dos tradicionais chocolates que fazem a fama da cidade a restaurantes de linhas gastronômicas diversas, Gramado se apresenta também como uma opção saborosa para os fãs das festividades de fim de ano. O Bom Gourmet visitou a cidade de 40 mil habitantes, que chega a receber até 7 milhões de turistas por ano,  e compartilha um pouco mais sobre a gastronomia local.
Nesse roteiro, te apresentamos um circuito gastronômico de fazer inveja a grandes capitais do país e do mundo. De churrascarias tradicionais gaúchas a pizzarias para encantar as crianças, Gramado tem opções para todos os gostos. Confira!

Um castelo escocês

Gramado soma hoje mais de 300 restaurantes, segundo dados da prefeitura. De cafés coloniais a massas, de cozinha brasileira a hambúrgueres, passando por opções veganas, a oferta impressiona turistas de primeira viagem.
A cidade, que obteve a classificação Destino Categoria A do Ministério do Turismo, é o 7º destino turístico mundial mais recomendado para casamentos e o 3º destino do país para viagem em família. Em um local onde atrações turísticas vão da Aldeia do Papai Noel a uma estação da Nasa, passando por um parque temático da NBA e um parque aquático, um castelo ao estilo escocês se torna parte do cenário quase cinematográfico da cidade. Primeiro e único exclusive house do Brasil, e integrante da chancela seleta de hotéis Relais & Chateaux (que congrega os melhores hotéis e restaurantes do mundo), o Castelo Saint Andrews de Gramado é inspirado nas construções medievais da região de Saint Andrews, na Escócia.
Primrose prioriza o terroir da serra gaúcha e a integridade dos produtos locais ao somá-los a ingredientes nobres da culinária europeia.
Primrose prioriza o terroir da serra gaúcha e a integridade dos produtos locais ao somá-los a ingredientes nobres da culinária europeia.
Somada às suítes luxuosas e personalizadas, com direito a serviço exclusivo de mordomo, o Saint Andrews conta com o restaurante Primrose. Com cozinha majoritariamente franco-italiana, o restaurante cujo nome foi inspirado em uma flor típica da Escócia, tem à frente o chef Fernando Becker. O espaço, que sedia festivais gastronômicos ao longo do ano, recebeu o Festival da Trufa entre 28 de outubro e 4 de novembro, com pratos preparados com trufas brancas italianas e vinhos selecionados da adega do Saint Andrews.
Becker prioriza o terroir da serra gaúcha e a integridade dos produtos locais (preferencialmente orgânicos) ao somá-los a ingredientes nobres da culinária europeia.
Primrose prioriza o terroir da serra gaúcha e a integridade dos produtos locais ao somá-los a ingredientes nobres da culinária europeia.
Primrose prioriza o terroir da serra gaúcha e a integridade dos produtos locais ao somá-los a ingredientes nobres da culinária europeia.
Sobre cada uma das cinco mesas estão instalados lustres de cristais tchecos, o que confere ao ambiente sofisticação semelhante aos castelos, ou aos cenários de filmes de época. Ao fazer a reserva, o cliente é convidado a informar ao concierge suas preferências gastronômicas. O que dá a Becker subsídios para preparar cardápio exclusivo e personalizado. É o chamado Menu Confiance. Já no almoço diário, o Primrose oferece menu em três tempos. Com direito a Filé Mignon Red Angus com legumes salteados na manteiga de manjericão, ou Ragu de ossobuco desfiado com polenta mole artesanal e brotos comestíveis como opções de prato principal.
No jantar, entre as sugestões do menu à la carte estão o Congrio da Nova Zelândia com legumes orgânicos e azeite de manjericão, o Lombo de Pirarucu da Amazônia com molho de azeitonas e crumble de pão de brioche e o Risoto Aquarello de camarões, açafrão espanhol e queijo brie.

Chalezinho

Se você prefere um clima mais intimista, o rodízio de fondue do Chalezinho oferece, em um espaço aconchegante, três possibilidades – tradicional, premium e super premium – e inclui queijos, cortes de carne como filet mignon, baby beef, mignon suíno e peito de frango, mais a parte doce – Leite Ninho com Nutella, Lausanne meio amargo, Lindt Classic e Chocolate Branco Kopenhagen como opções.
Para quem vai passar o Natal em Gramado, o Chalezinho promove, no dia 24 de dezembro, ceia de Natal entre 20h30 e 2h. O pacote vai incluir seleção de frios, antepastos, frutas e pães, mais fondue de queijo e carne. Para a sobremesa, fondues doces. É preciso adquirir os ingressos para o jantar, que vai contar com a presença do Papai Noel, no valor de R$ 479. Para garantir seu lugar, acesse vendasgramado.chalezinho.com/ceia-de-natal-chalezinho-gramado
São 44 anos de história como referência em fondues no Brasil. A casa conta com unidades em São Paulo, Campos do Jordão (SP) e Belo Horizonte (MG).

Chama de Fogo

Se um bom churrasco não pode faltar em uma ida ao Rio Grande do Sul, a pedida é a churrascaria Chama de Fogo. Quinto lugar entre as melhores churrascarias brasileiras segundo o Travellers Choice de 2016, do Trip Advisor, o restaurante trabalha com cortes nobres, como o shoulder stake, ou raquete, e o short rib, ou costela premium, o bombom de alcatra e o ancho (ojo de bife), de animais das raças Red Angus e Black Angus, todos criados na campanha gaúcha.
A tradicional costela gaúcha é assada em fogo brando, com no mínimo oito horas de preparo. Entre os cortes mais elaborados estão o de cordeiro, como a paleta e o carré francês. Para a sobremesa, o sorvete de leite ninho com doce de leite é imperdível.
A casa, que na decoração soma influências britânicas à tradição gaúcha, fica na principal avenida de Gramado. Oferece sala de espera confortável e aconchegante, com um bar para saborear drinks – autorais e releituras – enquanto aguarda uma mesa.

Pizzarias Cara de Mau

Na Cara de Mau, as pizzas são servidas por piratas.
Na Cara de Mau, as pizzas são servidas por piratas.
Pizzas servidas por piratas? Nas pizzarias Cara de Mau, eles não apenas servem como, em determinado momento, interrompem o serviço para animar a noite com esquetes e performances no palco e entre as mesas. No cardápio, mais de 80 sabores de pizzas: ‘corais de fogo’, de camarão com catupiry, ‘Porto’, de figo, queijo brie e geleia de mirtilo, ‘Kraken’, de muçarela, costela assada, molho de tomate e cebola, e as doces ‘Pérola Negra’, de chocolate preto com doce de leite, e ‘Lágrimas de Sereia’, de ganache de morango, chocolate branco, morangos e Ovomaltine. Ideal para quem viaja com filhos pequenos

Malbec

Cortes nobres estão entre as especialidades do Malbec.
Cortes nobres estão entre as especialidades do Malbec.
Uma segunda opção para os amantes da carne é o Malbec. Que neste ano criou seu próprio protocolo de segurança alimentar para oferecer a experiência chamada “Do Campo ao Prato”. A ideia é garantir o controle cuidadosamente monitorado de cada etapa do processo, junto de fornecedores, parceiros e equipe, da origem até o prato do cliente.
A especialidade do restaurante, que completou dez anos em 2023, são os grelhados de cortes nobres de carne bovina, ovina, peixes e aves. No cardápio, parrilla e fondue à la carte são boas opções. E a chancela da Associação Brasileira de Carne Angus faz  do Malbec parceiro exclusivo da carne angus na Serra Gaúcha. A carta premium de vinhos conta com a assinatura de sommeliers da casa e consultores externos, e oferece rótulos exclusivos e safras antigas.
O Malbec está também na principal avenida da cidade: Borges de Medeiros, 2101, no centro.

A capital do chocolate artesanal

A loja e espaço temático da Caracol Chocolates em Gramado.
A loja e espaço temático da Caracol Chocolates em Gramado.
A Lei Federal nº 13.990, de 2020, concedeu a Gramado o título de Capital Nacional do Chocolate Artesanal.  Faz todo sentido; um dos apelos turísticos locais são as lojas e fábricas instaladas na cidade. Que formam, em meio às ruas de arquitetura europeia, uma espécie de circuito imperdível.
Entre as principais estão Lugano, Chocolates Prawer – considerada a primeira chocolataria artesanal do país –, Florybal Chocolates, a Caracol Chocolates – com suas barras rústicas – a Lagos de Gramado – com linhas sem glúten e zero açúcar –, a Chocolataria Gramado e a Chocolate Gramadense, talvez a mais tradicional delas, em atividade desde 1976.
Uma das caçulas do circuito é a Choco Oz. Inspirada no filme O Mágico de Oz, está instalada na Galeria Santa Claus, com uma coffee shop própria, e dispõe de barras veganas e uma linha alcoólica. Boa pedida para quem deseja fugir do óbvio.
*O jornalista viajou a convite da Insider2 Comunicações, com hospedagem da Laghetto, transporte da Turistur e passagens aéreas da Azul.