Restaurantes
Conheça as principais cervejarias de Curitiba e região
Curitiba definitivamente está entre as principais capitais cervejeiras do Brasil – juntamente com Belo Horizonte e Porto Alegre. A avaliação é de Luís Celso Jr., colunista da Gazeta do Povo e sommelier de cerveja especializado em estilos. Segundo ele, a cidade se destaca pela qualidade da bebida. “A maioria desses cervejeiros vieram da ´panela´ (faziam cerveja em casa)”, diz. Além disso, muitos deles iam para o exterior e de lá traziam referências.
Ele acrescenta que a colonização europeia fez com que a região Sul se desenvolvesse mais cedo no setor cervejeiro do que o restante do país (vale lembrar que quatro entre as cinco escolas cervejeiras são europeias). “Muitas pessoas viam suas mães e avós prepararem cervejas em casa, as chamadas cervejas de polaco”, explica. Somado à essa herança cultural, os cervejeiros daqui não se prendem a uma escola em específico como principal referência e, por isso, exploram mais a criatividade.
O sommelier acredita que a cultura cervejeira deve seguir o mesmo rumo da gastronomia, com a valorização de ingredientes brasileiros. Ele lembra que o mestre cervejeiro da americana Brooklyn, Garrett Oliver, em entrevista à Gazeta do Povo comentou que a identidade da cerveja brasileira deve vir do uso de ingredientes locais, assim como fez (e ainda faz), o chef Alex Atala. Confira as principais cervejarias localizadas em Curitiba e região.
Anhangava
Com cervejas produzidas seguindo o guia Beer Judge Certification Program (BJCP), a Anhangava, de Quatro Barras, foi criada no ano passado pelos empresários José Pedro Duarte e Márcio Netto. Strong Golden Ale, English IPA, Kölsch e American Wheat são os estilos predominantes de suas bebidas. No momento produz quatro rótulos: Narã (English IPA), Rudá (Strong Golden Ale), Kamby (Kölsch), além do lançamento Vevuí. Prove:
Vevuí (American Wheat), lançamento com foco no verão, por ser leve e refrescante.
Kamby (Kölsch), cerveja puro malte cristalina produzida com lúpulos alemães.
Serviço: www.facebook.com/anhangavabeer (41) 3157-0701.
Bastards Brewery
A história da Bastards começou como a maioria das cervejarias. Os sócios Francisco Seegmueller, Richard Buschmann e Humberto Gonçalves criavam cervejas como hobby e em 2013 partiram para a produção comercial. A identidade visual é característica. Eles criaram personagens para cada uma das bebidas. O Willie the bitter é uma American Pale Ale, o Jean le Blanc segue o estilo Witbier, Zé o Galego é uma Premium Lager e Piná a Vivá é uma Imperial India Pale Lager. Eles afirmam não seguir nenhuma escola cervejeira, “mas fazer bebidas sem se prender a nenhum conceito, escola e a tradição”. Aliás, daí vem o nome Bastards. Experimente:
Jean Le Blanc, cerveja aromática com perfil cítrico proveniente da adição de coentro, laranja e capim limão in natura.
Piná a Vivá. Nessa bebida foi usada uma levedura Lager e com isso há um novo estilo: a Imperial India Pale Lager. Com aroma incrível de maracujá, manga e outras frutas!
Serviço: Rua Paranavaí, 1146, Pinhais (PR) – (41) 3557-2207. Tem loja na fábrica. www.bastardsbrewery.com.br
Bier Hoff
Quando foi criada, em 2002, pelos cirurgiões-dentistas José Antonio Mario Neto e Valdecir Scopel, a Bier Hoff era uma fábrica-bar. Três anos depois, com a expansão, o mestre cervejeiro Jacir Cavalheiro lançou alguns chopes. Em 2011, foi o lançamento das cervejas. Já foi reconhecida com medalhas de ouro e bronze no South Beer Cup, e de ouro, prata e bronze no Festival Brasileiro de Cerveja. A atual produção inclui nove rótulos: Pilsner (Bohemian Pilsen), Premium (American Lager Filtrada), Original (American Lager Não Filtrada), Weizen (Hefeweizen), Nigra (Schwarzbier), Red Ale (Barley Wine), IPA (India Pale Ale), Witbier (Witbier) e Jerimoon (Pumpkin Ale). Experimente:
Jerimoon: um Pumpkin Ale com aroma frutado e cítrico, proveniente da produção com abóbora caramelizada e especiarias como canela, gengibre, cravo, noz moscada e pimenta da Jamaica.
Red: estilo Barley Wine, com sabor maltado marcante e aromas herbais e frutados.
Serviço: Rua William Booth, 2950, Boqueirão – (41) 3093-0303. Tem loja na fábrica.www.bierhoff.com.br
Bodebrown
Fundada em 2009, a Bodebrown foi criada pelo químico industrial pernambucano Samuel Cavalcanti (juntamente com o irmão Paulo). O nome é uma homenagem às suas origens nordestinas (Bode) e ao cantor James Brown. Já venceu vários prêmios, incluindo o Trophy Gary Shepard de maior revelação no Australian International Beer Awards (Austrália). A disseminação do conhecimento das bebidas é outra característica da empresa. Ela conta com uma Cervejaria Escola, que promove cursos periódicos, e uma biblioteca especializada que possui 200 títulos sobre o tema, à disposição dos interessados. Seu portfólio atual inclui 14 cervejas. Indicações:
Bodebrown Cacau IPA, produzida em colaboração com a cervejaria norte-americana Stone Brewing da California (USA) com adição de cacau.
Double Perigosa Wood Age Series Cabernet Sauvignon 2014. Série limitada de cerveja envelhecida em barril, safrada e com potencial para guarda.
Serviço: Rua Carlos de Laet, 1015, Hauer – (41) 3082-6354. Tem loja no local.www.bodebrown.com.br
Brauns Bier
A criação da cervejaria surgiu após os amigos Luiz Leandro Pereira e Jarbas Brauns provarem bebidas no I Concurso Paranaense de Cerveja Feita em Casa. Criada em 2012, a Brauns tem dois rótulos registrados Brauns Wit (que está sendo comercializado) e Brauns Saison e dois em registro, IPA e Whisky Oak Aged Russian Imperial Stout. As cervejas são produzidas e envasadas na Cervejaria Bodebrown. A cervejaria ganhou medalha de bronze no VIII Concurso Nacional de Cervejeiro Caseiro de 2013 no estilo Saison; ouro (estilo Witbier) e bronze (estilo American IPA) no II Concurso Paranaense de Cerveja Feita em Casa de 2013. Seguem os estilos IPAs e belga com especiarias (coentro, cascas de laranja amarga/doce, pomelo, zimbro, noz moscada, limão siciliano e pimenta malagueta). Prove:
Brauns Wit: tem aromas cítricos (limão siciliano), frutado (maracujá), coentro e outras especiarias. No paladar é leve e frisante.
Brauns IPA: aroma frutado (maracujá) bem perfumado. Na boca, amargor na medida certa, o malte aparece equilibrado, o caramelo entra em contraste com o lúpulo causando um resultado único.
Serviço: As cervejas da Brauns Bier são vendidas na Bodebrown. Rua Carlos de Laet, 1015, Hauer – (41) 3082-6354. www.facebook.com/BraunsBier
Dum
A cervejaria nasceu das mãos dos engenheiros de computação Julio Amorin Moutinho e Murilo Marecki Foltran e do cineasta Luiz Camargo Araujo em 2010. Atualmente tem quatro rótulos em comercialização, que seguem estilos determinados: Petroleum (Cocoa Imperial Oatmeal Stout), Jan Kubis (American Pale Lager), Karel IV (King Lager) e Grand Cru (Double Witbier). Já ganharam medalha de ouro no estilo Russian Imperial Stout na South Beer Cup com a Wäls Petroleum e medalha de Prata com a Petroleum produzida na Gauden Bier na categoria Americam Imperial Stout. A Wäls Petroleum ganhou bronze na mesma categoria. Deguste:
Petroleum, cerveja negra com adição de cacau e aveia. Tem notas aromáticas de café e chocolate meio amargo proveniente dos maltes tostados e adição de cacau belga.
Jan Kubis American Pale Lager. Uma lager clara com aroma intenso proveniente de um blend exclusivo de lúpulos cítricos e frutados. O sabor segue o aroma com malte suficiente para equilibrar a lupulagem extrema.
Serviço: As cervejas são vendidas na Gauden Bier. Avenida Manoel Ribas, 6995, Santa Felicidade — (41) 3273-6666. www.dumcervejaria.com.br/
F#%*ING BEER
O início da cervejaria se deu em 2009 quando o empresário Anuar Tarabai provava cervejas importadas e resolveu fazer um teste em casa. Em 2010 inscreveu a F#%*ing Beer no Festival Brasileiro da Cerveja. Em 2011 foi novamente ao festival, desta vez como convidado, e vendeu tudo. Há cerca de um ano estabeleceu uma parceria para produzí-la comercialmente. É ganhador da melhor cerveja de 2012 no Concurso Nacional das AcervAs do Brasil e medalha de ouro no estilo Rye Beer, no Concurso Nacional de Cervejas 2014 em Blumenau (SC). Tem dois rótulos atualmente e deve lançar outro – ainda em segredo – em breve. Prove:
F#%*ing American Beer. Composta 100% de malte Maris Otter, é uma releitura de uma IPA Americana com uma coleção exclusiva de lúpulos cítricos e florais frescos que ficam extremamente evidentes no aroma.
F#%*ing Fresh Beer. Apresenta uma explosão aromática intensa proveniente do blend de lúpulos americanos e australianos fornecendo frescor e equilíbrio.
Serviço: As cervejas são vendidas na Gauden Bier. Avenida Manoel Ribas, 6995, Santa Felicidade — (41) 3273-6666. www.facebook.com/aquelaquenaopodesernomeada / www.fbeer.com.br
Gauden Bier
Há sete anos os empreendedores Ronaldo Flor e Luciano Reis abriram a Cervejaria Curitiba. A diversificação de produtos e marcas e o abrigo aos melhores cervejeiros caseiros transformou a GaudenBier (o nome vem do latim Gaudium, que significa alegria e felicidade para você) a base produtora de marcas de Curitiba. Hoje ela é fábrica da Liga das Cervejas Extraodinárias. São mais de 40 diferentes cervejas produzidas, como as suas próprias marcas GaudenBier e Pagan. Somente no ano passado, conquistou medalhas de ouro, prata e bronze no Concurso Brasileiro de Cervejas, com a GaudenBier Hefe Weissbier, Gasoline Soul, DUM Petroleum, The Beers Underground Rock Pale Ale, GaudenBier Bock e Pagan Strong Bitter e duas ouro no The Great South Beer Cup IV. Prove:
GaudenBier Pale Ale. Uma cerveja de coloração acobreada, encorpada, possui paladar e aroma de malte caramelado e lúpulo, além de amargor pronunciado.
Pagan English I. P. A. É uma cerveja de coloração âmbar avermelhada. Tem forte presença de maltes, destacando-se os aromas de bala toffee e muffins, além de frutas secas.
Serviço: Avenida Manoel Ribas, 6995. Tem loja na fábrica e comercializa diversas marcas. (41) 3273 6666. www.gaudenbier.com.br
Klein Bier
A cervejaria foi fundada em 2009 por Suelen e Henrique Presser após fabricarem suas próprias cervejas em casa para amigos e familiares com produções modestas de 20 litros. Isso deu a ideia de negócio e eles resolveram aperfeiçoar seus conhecimentos e investirem na escala comercial e primeiramente com três estilos de chope. Em 2011, entrou no mercado de cervejas. Hoje a Klein produz 10 rótulos diferentes, com prêmios conquistados no South Beer Cup e no Festival Brasileiro da Cerveja. Os estilos mais predominantes são Weiss, Brown Ale, Tchec e Stout. Experimente:
Klein Weiss. De trigo extra clara. Lembra notas de banana e cravo.
Klein American Pale Ale. Tem aroma cítrico e amargor agradável. Seu sabor é levemente maltado com ésteres frutais e final seco.
Serviço: Rua Augusto Dering Sobrinho, 450, Ferraria — Campo Largo (PR). (41) 3292-6909. Tem loja na fábrica. www.cervejariaklein.com.br
Madalosso
Conhecido nome no cenário gastronômico, a cerveja Madalosso começou a ser produzida em 2012. A família, que já fazia vinhos desde a década de 50, seguiu a tendência das cervejas artesanais. Hoje produz quatro estilos que seguem a lei de Pureza Alemã: Pilsen, Weizen, Bock (produzida apenas no inverno) e Pale Ale. Prove:
Pilsen. O rótulo recebe um tratamento (dry hopping) que lhe confere uma refrescância maior. Tem paladar e aroma de malte e lúpulo.
Weisen. Encorpada, possui paladar e aromas de malte e lúpulo com equilibrado amargor, sobressaindo ainda notas de cravo e banana em seu corpo.
Serviço: www.cervejamadalosso.com.br e facebook.com/CervejaMadalosso. As cervejas podem ser compradas pela internet no site www.vinhobr.com.br
Morada Cia Etílica
A cervejaria iniciou oficialmente em 2011. Mas, antes o casal André Junqueira e Fernanda Lazzari já eram cervejeiros caseiros, inclusive premiados (1.° lugar no V Concurso Nacional das ACervAs com uma Oktoberfest/Märzen). Dos inúmeros testes, saíram os quatro rótulos atuais: Morada Kölsch, Double Vienna Lager, Gasoline Soul e Hop Arabica. Eles não seguem uma escola cervejeira em específico porque acreditam mais no chamado “teste do copo”. Para o mês que vem será lançada a Double Vienna Brut, a Double Vienna passada pelo método champanoise tradicional e maturada por 18 meses. Experimente:
Hop Arabica. Cerveja semelhante a American Blond Ale com adição de café torrado, moído, coado e resfriado proveniente da Fazenda Sertão, de Carmo de Minas, no final da maturação e dry hopping.
Double Vienna Brut. Uma variação da receita que ganhou medalha de ouro na categoria Oktoberfest/Märzen no 5.º Concurso Nacional de Cervejas Artesanais em 2010. É uma cerveja de baixa fermentação que segue estilo próprio, com quantidades maiores de malte e lúpulo que uma Vienna normal.
Ogre Beer
A cervejaria teve início há dois anos pelas mãos de Carlos De Manueu, Sebastião Singer e Ricardo Seara. Com o slogan cerveja sem frescura, eles têm cinco rótulos, sendo dois sazonais (alguns premiados com as medalhas de ouro e prata no Concurso Nacional de Cervejas). Prove:
Jacu do Mato. Com melado de cana e pinhão na composição. É encorpada e com alto porcentual de álcool (8,7%). É uma sazonal de inverno.
Caldo de Bituca. Segue o estilo Rauchbier (cerveja defumada). Levou a medalha de ouro no Concurso Nacional de Cervejas em 2014.
Serviço: www.ogrebeer.com.br e www.facebook.com/ogre.beer
The Beers
Uma cerveja ligada à música. Essa foi a ideia de Douglas Salvador, do Clube da Malte, ao procurar os sócios da GaudenBier em 2012. Ou seja, a pessoa escolhe a cerveja não pelo estilo, mas pela música. São três estilos – Rock Pale Ale, Robust Smoked Porter e Brazilian Samba Lager –, mas até o final do verão a marca deveráter pelo menos mais duas novidades. Prove:
Underground. Uma American India Pale Ale marcante e intensa. Ganhou medalha de prata no Festival Brasileiro de Cerveja 2013.
Chicago Blues. Forte, encorpada e robusta. Conquistou medalha de prata no Festival Brasileiro de Cerveja 2014.
Serviço: www.projetothebeers.com.br. À venda na loja da Gauden Bier e no Clube do Malte. (41) 3014-3414.
Tormenta
A cervejaria foi criada pelo casal Tiago Beetz (beersommelier) e Livia Fernandes (que como Tiago, é juiz de concursos de cerveja artesanal certificados pelo BJCP), que fazia cerveja na panela há quatro anos. Foram quase 100 receitas produzidas. Foram premiados nos Concursos Nacionais da Cerveja Artesanal em 2011, 2012 e 2013. Mas, o primeiro rótulo comercial é de 2013, a Hoppy Day. Deguste:
Hoppy Day. Ale dourada, leve e focada nos lúpulos cítricos americanos. O potente amargor é combinado com os aromas refrescantes do dryhop.
Hoppy Night. Uma Ale escura, lupulada, com um pouco de malte torrado e o frescor do dryhop. O amargor é acentuado pelos maltes escuros.
Serviço: www.facebook.com/CervejaTormenta
Way Beer
Criada há quatro anos, a cervejaria conquistou inúmeros prêmios, entre eles o de melhor Pale Ale do Brasil, entregue no 1.º Prêmio Maxim de Cervejas Brasileiras e medalhas de prata e ouro no Concurso Brasileiro de Cervejas. Ela segue a escola americana, principalmente pela liberdade de criação e foco na qualidade. Não se prende a um estilo, mas procura inovar sempre. Foi pioneira na introdução de vários estilos no Brasil, entre eles as sour beers. Hoje fabrica 12 cervejas, como Amburana Lager, Cream Porter, Irish Red Ale, Avelã Porter, Sour entre outras. Deguste:
Amburana Lager. Cerveja escura, de alto teor alcoólico e tipicamente brasileira. É envelhecida na madeira e deixa um perfil adocicado. É possível ainda sentir notas de baunilha e frutas secas American Pale Ale. Lúpulos americanos dão sabor cítrico e amargor agradável a esta cerveja, que é clara e de final marcante. O método Dry Hopping, que é a adição de lúpulo no final do processo de maturação, é utilizado para lhe dar ainda mais aroma.
Serviço: www.waybeer.com.br. (41) 3653-8853.
Wensky Beer
Fundada em 2009 por Luciano Wengrzinski, a cervejaria é resultado de uma tradição familiar, pois o empresário acompanhava os pais a fabricarem cervejas (com receita polonesa). Depois de viajar para Europa, ele resolveu abrir a cervejaria. Hoje são produzidos dez estilos e a marca promete lançamentos para breve (inclusive uma Witbier com framboesa). Foi ganhador de duas medalhas de prata, uma de ouro e uma bronze no South Beer Cup e uma ouro e duas medalhas de bronze no Festival Brasileiro de Cervejas. Experimente:
Curupira. Estilo American India Pale Ale de cor alaranjada e nobres aromas de lúpulos americanos do resultado de dry hopping e que remetem a frutas cítricas.
Red Weyzen. Cerveja de trigo de cor avermelhada com aromas frutados de banana madura e com um leve toque de cravos.
Serviço:Rodovia do Xisto BR 476, 5781. Araucária (PR). (41) 3625-2915. Tem loja na fábrica.
***