Restaurantes
Restaurantes investem em tecnologia
A tecnologia chegou às mesas. Cada vez mais, bares e restaurantes de Curitiba apostam em novas ferramentas, como aplicativos para smartphones e tablets, redes sociais e cardápios eletrônicos, com o objetivo de oferecer um serviço mais rápido e eficiente aos clientes.
Com as novas ferramentas é possível fazer pedidos, consultar a carta de vinho ou descobrir qual é a melhor harmonização de um prato, diretamente no local. Apenas com um clique.
Acompanhando essa tendência, no começo de 2014, o Bom Gourmet lançou seu próprio aplicativo, o Geocook. Ele é disponível para IOS e Android e contém um mapeamento com mais de 500 restaurantes e bares espalhados pela cidade, com informações sobre cardápio, preço, horário de funcionamento e endereço.
Confira a seguir alguns lugares que entraram nessa nova onda:
Babilônia
No fim de fevereiro de 2014, o Babilônia Gastronomia lançou o Mais Um!, um aplicativo gratuito que tem várias funções e permite que o cliente realize algumas ações apenas com um clique. Por exemplo, é possível consultar os pratos mais pedidos da casa, conferir o valor da conta ou pedir um chope, além de encontrar a rota para cada unidade da rede.
No momento, o programa é disponível apenas para Android, mas no futuro será lançada também a versão para IOS. Ao fazer o cadastro pela primeira vez, o cliente ganha um chope cortesia.
Para atender os turistas estrangeiros que invadirão Curitiba durante a Copa do Mundo, a partir de maio, o aplicativo será disponibilizado também em inglês e espanhol. Nas redes sociais, as informações serão fornecidas também em italiano, francês, persa e russo.
Em breve começará a funcionar também no restaurante Mediterrâneo, que faz parte do mesmo grupo.
Devassa
No final de março, a cervejaria lançou uma nova ferramenta para IOS e Android que permite ao cliente reservar uma mesa, conferir a programação das casas, futuros eventos e novidades no cardápio, além de ouvir a Rádio Devassa.
O aplicativo possui ainda um espaço para fotos dos clientes que são publicadas com a hashtag da casa no Instagram. Para o segundo semestre do ano, será possível também fazer o pedido e fechar a conta, tudo via celular. Em breve, vai funcionar também uma rede social exclusiva para os clientes logados no aplicativo.
Pizzaria Carolla Itupava
Quer saber qual é o melhor vinho para harmonizar com um prato ou procura informações sobre um determinado rótulo? A unidade do Alto da XV da Carolla Pizzaria introduziu há cerca de seis meses o Wine Tag, um aplicativo com informações e sugestões de harmonização de pratos.
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente no celular – tanto no sistema IOS quanto Android – ou pode ser utilizado nos três iPads disponibilizados na casa. Ele contém a carta de vinhos completa e sugere a melhor harmonização com cada prato do restaurante.
Além disso, fotografando a garrafa de vinho com o smartphone, o cliente terá acesso à ficha técnica completa de cada rótulo. Ao todo são cerca de 350 rótulos. O aplicativo sugere ainda a melhor harmonização de café com sobremesas e, em breve, será possível fazer o mesmo com a cerveja. A mesma tecnologia será utilizada a partir dos próximos meses nas outras unidades da rede.
Gardeno
No restaurante, as telas de smartphones e tablets estão substituindo aos poucos o papel. A carta de vinhos já está disponível tanto no papel quanto na versão eletrônica. Para consulta, a casa disponibiliza dois iPads que circulam entre as mesas.
“Já que há sempre novos rótulos entrando e saindo, a carta de vinhos eletrônica é mais fácil e rápida de atualizar”, explica a proprietária Maredith Pereira Ribeiro Sell. Ao todo, são mais de 40 rótulos de vinhos e 22 destilados.
Grupo Victor
Três restaurantes da rede – o Bar do Victor, o Bistrô do Victor e a Trattoria do Victor – substituíram a tradicional carta de vinhos pela versão eletrônica. Em cada uma das casas, há alguns tablets disponíveis para consulta. Com um clique, o cliente pode escolher o vinho que preferir entre centenas de rótulos.
“Os consumidores aprovaram a mudança e gostaram dessa nova fórmula que permite buscar vinhos filtrando por tipo de uva, preço e país de origem”, explica Luciano Basuc, sommelier do Bar do Victor.