Restaurantes
Restaurantes de Curitiba dão pratos decorados a clientes
As pessoas que forem aos restaurantes Zea Maïs, Café Quintana e Cantina do Délio e pedirem um prato especial ganham um pequeno souvenir como lembrança da refeição e do restaurante. O brinde é um prato de cerâmica desenhado à mão com o nome do estabelecimento no topo e uma imagem da receita no centro. A ideia do ‘Prato da Boa Lembrança’ surgiu da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, entidade nacional que envolve diversos restaurantes de todo o país e, agora, chega a mais dois em Curitiba.
Neste ano, a Cantina do Délio e o Café Quintana se juntam ao restaurante Zea Maïs, que já participava da ação, na lista de Curitiba com os pratos decorados. Na Cantina, o cliente que pedir pelo gnocchi ripieni al gorgonzola i funghi trifolati (R$ 59) recebe o souvenir. Em 2013, o Zea Maïs optou pelo medalhão de pato grelhado com maçã e molho escuro de cidra (R$ 79). Já no Café Quintana, o prato escolhido é o barreado com especiarias e banana da terra (preço sob consulta).
A cada ano, as receitas que dão direito ao prato mudam e as imagens criadas especialmente para cada uma deles também. Desta forma, instiga colecionadores a sempre buscarem pelos novos desenhos.
Segundo a chef do Café Quintana, Gabriela Carvalho, a lembrança do prato decorado é muito comum no Norte e Nordeste do país e não tão conhecida no Sul. “Eu mesma tenho uns 15 pratos de restaurantes do Nordeste. O que nos motivou a participar este ano, além da visibilidade, é o prestígio. É um grupo seleto que mostra os diferenciais da região”, comenta. O vice-presidente da Associação e chef do Zea Maïs, Celso Freire, conta que a ideia de colecionar os pratos ajuda a divulgar tanto o restaurante quanto a cidade. “O clube dos colecionadores instiga que outras pessoas busquem o restaurante. É muito importante para nós. Espero trazer mais dois ou três restaurantes de Curitiba este ano para a Associação”, conta.
***
Serviço
Café Quintana. Avenida do Batel, 1440, Batel – (41) 3078-6044. Abre de segunda a domingo, das 11h às 16h. Observação: O Café Quintana está em reformas e abrirá a partir do dia 28 de janeiro.
Cantina do Délio. Rua Itupava, 1094, Alto da XV – (41) 3078-0010. Abre de segunda a sábado, das 11h30 às 15h e das 18h30 às 24h. Aos domingos das 11h30 às 16h.
Zea Maïs. Rua Barão do Rio Branco, 345, Centro – (41) 3232-3988. Abre de segunda a sábado, das 19h45 às 24h.