Restaurantes
Os sabores especiais do Prato da Boa Lembrança
Cantina do Délio, Zea Maïs, Sel et Sucre, Quintana Café & Restaurante, Chalet Suisse, todos de Curitiba, e o restaurante Girassol, de Palmeira, são os seis restaurantes do Paraná que participam da iniciativa Prato da Boa Lembrança, em 2016. Cada casa criou um prato de cerâmica pintado à mão para colecionar. Ao todo, são mais de 90 restaurantes no Brasil que fazem parte do projeto cujo objetivo é estimular o hábito de levar para casa uma lembrança depois de uma boa refeição.
O cliente ganha a peça em cerâmica ao pedir o prato elaborado especialmente para a iniciativa. Por enquanto só três restaurantes divulgaram a receita, os outros devem anunciá-las nas próximas semanas.
A partir de 1.º de fevereiro, a Cantina do Délio serve um filé mignon grelhado acompanhado de rávioli de queijos e cogumelos. Já o Chalet Suisse aposta no filé mignon ao molho de queijo gruyère com tomate concassé e spätzli na manteiga. O Girassol, da chef Rosane Radecki, serve o tradicional pão de bafo: costelinha suína e linguiça cozidas com legumes e servidas com repolho e pão de milho no bafo. Os preços ainda não foram divulgados.
A ação surgiu no Brasil em 1994, trazida pelo italiano Dânio Braga, inspirado pelos costumes que trouxe da região onde nasceu.