Restaurantes
Restaurante peruano é eleito melhor da América Latina; brasileiro é o segundo
Astrid y Gastón, de Lima, um dos restaurantes do chef Gastón Acurio, é o grande vencedor do Prêmio S. Pellegrino da revista britânica Restaurant. Pela primeira vez, a América Latina tem uma lista dos 50 Melhores Restaurantes. D.O.M. do chef Alex Atala é o número dois. Atala também é o primeiro do Brasil.
Acurio recebeu ainda o Prêmio Diners Club pelo “Conjunto de sua Obra na América Latina”, em reconhecimento pela sua contribuição para a indústria culinária do Peru. “É a vez da América Latina e não foi fácil chegar até aqui. Todos os chefs merecem o reconhecimento. Vamos seguir unidos”, disse o peruano.
A premiação dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina foi anunciada na noite desta quarta-feira (4), em Lima, Peru.
Durante a premiação, Alex Atala comemorava a presença de mais chefs do Brasil na lista. “É muito bom ver outros brasileiros premiados, estamos mostrando o nosso trabalho”, disse o chef considerado um dos mais influentes do mundo e conhecido por valorizar os sabores brasileiros.
Helena Rizzo, chef do Mani, em São Paulo, que também trabalha com ingredientes tradicionais brasileiros e técnicas da cozinha internacional, foi outra premiada. Além de o seu restaurante ficar em quinto lugar, Helena recebeu o Prêmio Veuve Clicquot para a Melhor Chef Mulher da América Latina. “Estou muito feliz”, disse, visivelmente emocionada.
Emoção também era o que todos os brasileiros relacionados na lista estavam sentindo, como Roberta Sudbrack, que comemorava sua entrada no décimo lugar. “Estamos muito felizes”, afirmaram os irmãos Thiago e Felipe Castanho, do restaurante Remanso do Bosque, de Belém, que conquistou o prêmio One to Watch(concebido ao estabelecimento considerado a aposta na premiação) e o 38º lugar na lista. “Não esperava essa indicação, foi uma surpresa”, contou Thiago.
A lista é organizada pela revista britânica Restaurant, publicada pela William Reed Business Media, que está por trás do prêmio 50 Melhores Restaurantes do Mundo (World’s 50 Best Restaurants). O porta-voz da editora, William Drew, falou durante a premiação, a segunda regional — a primeira, dos 50 Melhores Restaurantes da Ásia, foi anunciada em Singapura, em fevereiro deste ano.
Segundo ele, a lista tornou-se uma referência por apontar as tendências da gastronomia mundial. Sem dúvidas, a premiação regional anunciada abrirá uma porta para a gastronomia da América Latina.
O Brasil ficou com nove restaurantes na lista dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina. Além dos já citados, os outros restaurante do país que estão na lista são: Mocotó-SP, do chef Rodrigo Oliveira, na 16ª posição; Fasano-SP, na 23ª; Attimo-SP, do chef Jefferson Rueda, na 32ª; Olympe-RJ, dos chefs Claude e Thomas Troisgrois, na 35ª; e o Epice-SP, do chef paranaense Alberto Landgraf, na 41ª.
O Peru tem sete restaurantes na lista, entre eles: Central (quarto colocado), Malabar (sétimo), Maido (11º), Rafael (13º), Fiesta (14º) e La Mar (15º), além de Astrid y Gastón.
O chef Enrique Olvera, do restaurante Pujol, no México, levou o Prêmio Chefs’ Choice (escolha entre os chefs) e o Prêmio S.Pellegrino ao Melhor Restaurante do país, que teve dez restaurantes na lista.
O Prêmio ao Melhor Restaurante da Colômbia, com quatro estabelecimentos na lista, ficou com o restaurante Criterión, que ocupa a 19ª posição.
Tegui (nono colocado), de Buenos Aires, ficou com o Prêmio ao Melhor Restaurante da Argentina. O país teve 15 restaurantes na lista, 14 deles na capital.
O Prêmio ao Melhor Restaurante do Uruguai, ficou com o Parador La Huella, um dos mais requintados restaurantes da Praia Brava, em Punta del Este. O Alto, posição de número 25 na lista, levou o Prêmio de Melhor Restaurante da Venezuela. No Chile, com dois estabelecimentos no ranking, o prêmio foi para o restaurante Boragó, oitavo colocado.
A lista dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina, patrocinado por Cusqueña, foi definida por 252 pessoas, incluindo jornalistas, chefs e foodies. O crítico e jornalista da Folha de São Paulo Josimar Melo é o presidente do júri no Brasil. Os prêmios foram entregues no Country Club Lima Hotel, no Peru. O anúncio foi concluído à 0h20 (horário de Brasília).
Veja a lista completa dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina:
1. Astrid y Gastón (Lima – Peru)
2. D.O.M. (São Paulo -Brasil)
3. Pujol (Cidade do México – México)
4. Central (Lima – Peru)
5. Maní (São Paulo – Brasil)
6. Biko (Cidade do México – México)
7. Malabar (Lima – Peru)
8. Boragó (Santiago – Chile)
9. Tegui (Buenos Aires – Argentina)
10. Roberta Sudbrack (Rio de Janeiro – Brasil)
11. Maido (Lima – Peru)
12. Pangea (Monterrey – México)
13. Rafael (Lima – Peru)
14. Fiesta (Lima – Peru)
15. La Mar (Lima – Peru)
16. Mocotó (São Paulo – Brasil)
17. La Cabrera (Buenos Aires – Argentina)
18. Tomo 1 (Buenos Aires – Argentina)
19. Criterión (Bogotá – Colômbia)
20. Parador La Huella (José Ignacio – Uruguai)
21. Quintonil (Cidade do México – México)
22. Harry Sasson (Bogotá – Colômbia)
23. Fasano (São Paulo – Brasil)
24. Andrés Carne de Res (Bogotá – Colômbia)
25. Alto (Caracas – Venezuela)
26. Mero Toro (Cidade do México – México)
27. Oviedo (Buenos Aires – Argentina)
28. Chila (Buenos Aires – Argentina)
29. Sucre (Buenos Aires – Argentina)
30. Corazón de Tierra (Valle de Guadalupe – México)
31. Aramburú (Buenos Aires – Argentina)
32. Attimo (São Paulo – Brasil)
33º: Pura Tierra (Buenos Aires – Argentina)
34. Casa Oaxaca Hotel (Oaxaca – México)
35. Olympe (Rio de Janeiro – Brasil)
36. Sud 777 (Cidade do México – México)
37. Francis Mallmann 1884 (Mendoza – Argentina)
38. Remanso do Bosque (Belém – Brasil)
39. El Baqueano (Buenos Aires – Argentina)
40. Unik (Buenos Aires – Argentina)
41. Epice (São Paulo – Brasil)
42. La Bourgogne (Punta Del Este – Uruguai)
43. Pitiona (Oaxaca – México)
44. Paraje Arévalo (Buenos Aires – Argentina)
45. Casa Umare (Buenos Aires – Argentina)
46. Laja (Ensenada – México)
47. El Cielo (Bogotá – Colômbia)
48. Osaka (Santiago – Chile)
49. Hernán Gipponi (Buenos Aires – Argentina)
50. Elena (Buenos Aires – Argentina)