Restaurantes
Restaurante na Suíça é o primeiro da lista Mille Tables d’Exception
Um restaurante suíço, instalado dentro de um hotel – o Restaurant de l’Hotel de Ville, em Crissier (Suíça) – conquistou o primeiro lugar na polêmica lista Mille Tables d’Exception. Os top 10 foram divulgados no último dia 12 e o ranking completo será conhecido no próximo dia 17. A The List, como vem sendo chamada, está sendo considerada a resposta francesa à classificação 50 Best, elaborada pela revista britânica Restaurant. Quem está à frente dela é o embaixador Philippe Faure, presidente do órgão de promoção turística Atout France.
>>> The List: Avaliações do TripAdvisor vão contar na pontuação de novo guia francês de restaurantes
O Restaurant de l’Hotel de Ville tem como chef o franco-suíco Benoît Violier, que está na cozinha há três anos. A casa ganhou 3 estrelas Michelin há 20 anos. Entre os pratos do cardápio de outono, estão “crispy” de foie gras com vegetais ao aceto de Vin Santo, ouriço da Irlanda cozido com Dom Perignon e caviar e peras caramelizadas com tuile de chocolate escuro.
No segundo lugar ficou o americano Per Se de Nova Iorque (EUA), do chef Thomas Keller (que também tem 3 estrelas Michelin). Aberto em 2004, ele serve um menu degustação diário com nove pratos e um menu degustação vegetal também com nove pratos. A carta de vinho é composta por 2 mil garrafas.
A lista francesa tem um método diferente de classificação, que leva em consideração a pontuação dada a restaurantes em cerca de 200 guias, como Michelin, Zagat, etc.; sites com participação do público como TripAdvisor, além de comentários na imprensa. Um conselho com 3 mil chefs internacionais ponderou as avaliações.
Ainda na lista, estão três japoneses, três franceses, outro suíço e um espanhol. Dentro dos Top 10 estão quatro chefs franceses: Guy Savoy, Michel Troisgros, Gilles Goujon e Joël Robuchon. O primeiro lugar do 50 Best, o espanhol El Celler de Can Roca, ficou em sexto lugar.
Confira como ficou o ranking:
1. Restaurant de l’Hotel de Ville, Crissier (Suíça)
2. Per Se, Nova Iorque (EUA)
3. Kyo Aji, Tóquio (Japão)
4. Guy Savoy, Paris (França)
5. Schauenstein, Fürstenau (Suíça)
6. El Celler de Can Roca, Girona (Espanha)
7. Kyubei, Tóquio (Japão)
8. Maison Troisgros, Roanne (França)
9. Auberge du Vieux Puits, Fontjoncouse (França)
10. Joël Robuchon, Tóquio (Japão)