Restaurantes
Restaurante italiano devolve a Estrela Michelin
Numa época em que entrar na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo é o reconhecimento mais cobiçado pelos chefs e as estrelas do Guia Michelin uma condecoração a ser exibida com orgulho, há quem vá na contracorrente e chegue ao ponto de devolver o valioso título da publicação francesa. É o caso de Donatella e Mauro Bellotti, proprietários do restaurante Donatella, localizado no pequeno município de Oviglio (apenas 1.300 habitantes), na região do Piemonte, na Itália. Há alguns dias, eles restituíram ao celebre guia francês a Estrela que conquistaram em 2008.
“Vamos devolver a Estrela porque não é fácil aguentá-la em um território como este, que sente a crise econômica mais que outros. Esta é Oviglio, não Milão. A Estrela numa pequena comuna como esta pode causar uma separação do território. Corríamos o risco de não ser mais o restaurante de quem mora na nossa frente”, explicaram ao jornal italiano La Stampa. O restaurante, que abriu em 2004, se tornou destino do turismo gastronômico, com clientes vindo de todos os cantos da Itália, depois de conquistar a homenagem 7 anos atrás. “Mas se não cozinhamos para quem mora a três quilômetros daqui, qual é sentido?”, questionam-se os donos.
Esta reflexão levou à escolha que eles definem como “ponderadíssima e muito sofrida”. Para comunicar a decisão, eles escreveram uma carta ao Guia Michelin. Assunto: devolução da Estrela. “Somos pessoas simples, meu marido é tímido e não se expõe, não se mostra na sala do restaurante”, explica Donatella. “Hoje muitos restaurateurs dão o melhor de si sob os holofotes; nós gostamos de cozinhar, servir as pessoas, fazer com que elas se sintam bem. Não somos bons em nos exibir”, diz o documento.
A casa reabre no fim de junho com o novo nome Donatella Bistrot e novo conceito: o cardápio não terá pratos de peixe e será reformulado com uma cozinha mais leve, com ingredientes mais “pobres” e mais atentos à memória da região. Em Oviglio, as estrelas não são tudo, nem as Michelin.