Restaurantes
Quintana serve “Pão no Bafo”, prato típico paranaense, nessa quarta-feira (17)
Os pratos típicos paranaenses vão muito além do barreado. Para comprovar essa abrangência, o Quintana Café e Restaurante está apostando em um projeto de resgate das receitas mais tradicionais do Estado. Nessa quarta-feira (17), integra ao cardápio da casa o Pão no Bafo, iguaria preparada com costelinha suína fresca e defumada na cerveja Stout, chucrute e pão de fermentação natural cozido no bafo do seu próprio vapor. A criação é assinada pela chef Rosane Radecki de Oliveira, do Restaurante Girassol, em Palmeira.
No ano passado, o prato típico dos imigrantes russo-alemães foi tombado como Patrimônio Imaterial de Palmeira, município sede do restaurante Girassol. “Nossa intenção é justamente ampliar a divulgação desses pratos tradicionais e mostrar essa diversidade da culinária paranaense para nossos clientes”, conta Gabriela Carvalho, chef e proprietária do Quintana. O Pão no Bafo será servido na mesa do Quintana, ao lado de outros 25 pratos oferecidos diariamente. O valor livre é de R$ 39,90 e o por quilo R$ 69,90.
Essa é a segunda vez que o Quintana convida um chef do Paraná para mostrar a culinária típica da região. A primeira foi no ano passado, com a participação do chef Reinhard Pfeiffer, do restaurante Expedito, na Lapa (Região Metropolitana de Curitiba). A ação faz parte do projeto Quarta Brasileira, realizado todas as semanas, em que Gabriela recebe convidados para explorar a múltipla gastronomia do país.
Este ano, porém, a chef quer ampliar o projeto e convidar, ao menos uma vez por mês, um chef profissional ou amador para mostrar a culinária regional paranaense. “Quem quiser participar, pode entrar em contato com o restaurante”, revela. As receitas serão escolhidas dentro do critério de resgate da tradição gastronômica paranaense. Para participar, basta enviar um e-mail para quintanacafe@gmail.com que a receita e a proposta será avaliada pela própria Gabriela.
Serviço